Jessica Ximenes colabora na organização dos grupos
O
Grupo do Projeto Comunidade e Direitos Sociais, Escritório
de Direitos Humanos da Faculdade Christus, esteve reunido para aprimorar as
apresentações nas escolas profissionalizantes da Rede Estadual de Ensino. Atividade
que foi precedida da disposição dos temas, eleição pelos alunos nas escolas, divisão
pelo Professor Orientador, indicação de textos para leitura e fichamentos
elaborados pelos membros do grupo.
A
divisão ocorreu de modo que a apresentação ocorresse por uma hora, enfocando Trabalho
na Adolescência, Trabalho Digno e Salário. Os membros dispuseram sobre os temas
em três momentos, em sala, vivenciando situações inovadoras quanto ao
desenvolvimento da oratória, do conhecimento e da postura ao falar em público e
motivar os espectadores. Em tudo, sendo observados e orientados pelo Professor Clovis
Renato Costa Farias, orientador do projeto e membro do EDH.
Nesse
passo, Priscilla Justa, Ticyanne Pereira e Stephanie Holanda explanaram sobre
Trabalho na adolescência, com notas introdutórias, traçando noções gerais sobre
os direitos envolvidos na temática, o que foi incrementado por apresentação
sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni), respectivamente.
Igor
Ian, Bianca Rocha e Jessica Ximenes teceram esclarecimentos sobre Trabalho
Digno, Segurança no trabalho e as Convenções da OIT (Organização Internacional
do Trabalho), instigando a crítica quanto ao aprimoramento das relações de
trabalho no contexto dos valores ligados à dignidade da pessoa humana.
A
ultima equipe, formada por Stephanie Holanda, Luma Vidal e Igor Ian, apresentou
informações gerais sobre Salário, detalhando salário mínimo, piso salarial,
jornada de trabalho, 13º salário, descanso, FGTS, férias e seguro desemprego.
Durante
as apresentações de teste, o Prof. Clovis Renato reiteradamente afirmava: ‘Os membros do projeto precisam envolver-se,
sensibilizar-se, entendendo os temas e acreditando na importância das
apresentações, para que possam passar valores reais e obter maior credibilidade
junto aos alunos das Escolas’.
O
progresso da turma em relação a suas falas foi notório, especialmente pelo
compromisso e interação benéfica marcante no grupo. Houve ajuda mútua, sendo
incentivada a participação crítica dos alunos, avaliando uns aos outros durante
as apresentações. A união construída foi o maior destaque.
Por
ocasião dos ensaios, foi possível analisar o tempo previsto e o conhecimento
técnico em cada expositor, excluindo-se de logo coincidências temáticas indesejadas
e informações incongruentes no dia de trabalho junto as escolas.
Conforme
afirmado por Jessica Ximenes, “o avanço
nos temas, na desinibição, na confiança e na eloquência foi aflorando nos
membros do grupo, a medida que a segurança nas falas se firmava”.
Na
reunião do dia 13/08, a segurança já marcava as falas, destacada por partir de
alunos que tiveram o primeiro contato com o Direito do Trabalho por ocasião do
Projeto do EDH (alunos ainda dos primeiros semestres do Curso de Direito). Tanto
o professor quanto os membros do projeto ficaram satisfeitos com o método utilizado
para aprender, constituir seus respectivos textos e repassar aos alunos. Na
ocasião, Bianca Rocha ponderou que ‘os
ensaios são essenciais para a excelência de cada discurso, os colegas cresceram
bastante. ’’
As
últimas orientações foram realizadas e, ao final, os participantes assistiram a
um curto e profundo vídeo sobre trabalho infantil, de autoria da OIT em 2011,
apresentado pelo professor orientador. Conforme depoimentos dos alunos, tal
vídeo instigou a consciência dos alunos e ampliou a vontade colaborar na
construção da cidadania por meio dos estudos realizados ao longo do
desenvolvimento do projeto. Trabalhou-se a ideia de plantar em cada jovem
estudante a noção dos seus direitos para edificarem um mundo melhor, de forma
ativa.
Os membros explanaram seus pontos de vista sobre o progresso do projeto, entrando em acordo em diversos pontos, tais como, a a organização, a união e o crescimento.
Os membros explanaram seus pontos de vista sobre o progresso do projeto, entrando em acordo em diversos pontos, tais como, a a organização, a união e o crescimento.
Restaram
claras as boas expectativas a respeito das apresentações, das quais não se pode
abdicar de forma alguma, como frisado pelo professor orientador. Assim, foi
relembrado que, caso ocorra alguma falta de apresentador, nos dias das exposições,
o grupo em que o faltoso estiver inserido irá apresentar, para tanto, houve organização que
possibilitou estudo generalizado do conteúdo geral por todos os membros.
Os membros do Projeto Comunidade e Direitos Sociais - EDH/Faculdade Christus
Ainda,
na ocasião, foram apresentadas as datas de apresentação conjunta com a AMATRA
VII, no Tira Dúvidas e na visita ao Fórum Autran Nunes, nos momentos seguintes:
Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania
(AMATRA) e Projeto Comunidade e Direitos Sociais (Faculdade Christus/EDH)
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Ações com os Magistrados
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Data/Horário
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Tira dúvidas
(Transporte com os juízes)
Ponto de encontro é em frente à Biblioteca do TRT, que fica
no térreo do prédio Anexo II, com entrada pela Rua Vicente Leite
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Horário no evento: chegar às 14h, vez que o horário
programado para o Tira Dúvidas é às 15h
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EEP Júlia Giffoni
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29/08/2012
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EEP Joaquim Moreira
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30/08/2012
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EEP Onélio Porto
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05/09/2012
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Fórum Autran Nunes
(Transporte da Faculdade)
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Horário no evento:
8h/8h30min (recepção, acolhida, lanche)
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EEP Júlia Giffoni
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11/09/2012
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EEP Joaquim Moreira
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12/09/2012
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EEP Onélio Porto
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19/09/2012
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Culminância
(Faculdade Christus)
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23/11/2012
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A
ansiedade, mesclada com a disposição, trouxe os alunos até a fase atual, em uma
empreitada rumo ao conhecimento e à solidariedade. Patente foi o crescimento
diário de todos com os ofícios do EDH, bem como a progressão emancipatória
ostensiva.
Jessica
Ximenes
Clovis
Renato Costa Farias
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