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quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Alunos se preparam para as apresentações nas escolas no Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania da AMATRA VII


Jessica Ximenes colabora na organização dos grupos

O Grupo do Projeto Comunidade e Direitos Sociais, Escritório de Direitos Humanos da Faculdade Christus, esteve reunido para aprimorar as apresentações nas escolas profissionalizantes da Rede Estadual de Ensino. Atividade que foi precedida da disposição dos temas, eleição pelos alunos nas escolas, divisão pelo Professor Orientador, indicação de textos para leitura e fichamentos elaborados pelos membros do grupo.
A divisão ocorreu de modo que a apresentação ocorresse por uma hora, enfocando Trabalho na Adolescência, Trabalho Digno e Salário. Os membros dispuseram sobre os temas em três momentos, em sala, vivenciando situações inovadoras quanto ao desenvolvimento da oratória, do conhecimento e da postura ao falar em público e motivar os espectadores. Em tudo, sendo observados e orientados pelo Professor Clovis Renato Costa Farias, orientador do projeto e membro do EDH.
Nesse passo, Priscilla Justa, Ticyanne Pereira e Stephanie Holanda explanaram sobre Trabalho na adolescência, com notas introdutórias, traçando noções gerais sobre os direitos envolvidos na temática, o que foi incrementado por apresentação sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni), respectivamente.
Igor Ian, Bianca Rocha e Jessica Ximenes teceram esclarecimentos sobre Trabalho Digno, Segurança no trabalho e as Convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho), instigando a crítica quanto ao aprimoramento das relações de trabalho no contexto dos valores ligados à dignidade da pessoa humana.
A ultima equipe, formada por Stephanie Holanda, Luma Vidal e Igor Ian, apresentou informações gerais sobre Salário, detalhando salário mínimo, piso salarial, jornada de trabalho, 13º salário, descanso, FGTS, férias e seguro desemprego.
Durante as apresentações de teste, o Prof. Clovis Renato reiteradamente afirmava: ‘Os membros do projeto precisam envolver-se, sensibilizar-se, entendendo os temas e acreditando na importância das apresentações, para que possam passar valores reais e obter maior credibilidade junto aos alunos das Escolas’.
O progresso da turma em relação a suas falas foi notório, especialmente pelo compromisso e interação benéfica marcante no grupo. Houve ajuda mútua, sendo incentivada a participação crítica dos alunos, avaliando uns aos outros durante as apresentações. A união construída foi o maior destaque.
Por ocasião dos ensaios, foi possível analisar o tempo previsto e o conhecimento técnico em cada expositor, excluindo-se de logo coincidências temáticas indesejadas e informações incongruentes no dia de trabalho junto as escolas.
Conforme afirmado por Jessica Ximenes, “o avanço nos temas, na desinibição, na confiança e na eloquência foi aflorando nos membros do grupo, a medida que a segurança nas falas se firmava”.
Na reunião do dia 13/08, a segurança já marcava as falas, destacada por partir de alunos que tiveram o primeiro contato com o Direito do Trabalho por ocasião do Projeto do EDH (alunos ainda dos primeiros semestres do Curso de Direito). Tanto o professor quanto os membros do projeto ficaram satisfeitos com o método utilizado para aprender, constituir seus respectivos textos e repassar aos alunos. Na ocasião, Bianca Rocha ponderou que os ensaios são essenciais para a excelência de cada discurso, os colegas cresceram bastante. ’’
As últimas orientações foram realizadas e, ao final, os participantes assistiram a um curto e profundo vídeo sobre trabalho infantil, de autoria da OIT em 2011, apresentado pelo professor orientador. Conforme depoimentos dos alunos, tal vídeo instigou a consciência dos alunos e ampliou a vontade colaborar na construção da cidadania por meio dos estudos realizados ao longo do desenvolvimento do projeto. Trabalhou-se a ideia de plantar em cada jovem estudante a noção dos seus direitos para edificarem um mundo melhor, de forma ativa.
Os membros explanaram seus pontos de vista sobre o progresso do projeto, entrando em acordo em diversos pontos, tais como, a a organização, a união e o crescimento.
Restaram claras as boas expectativas a respeito das apresentações, das quais não se pode abdicar de forma alguma, como frisado pelo professor orientador. Assim, foi relembrado que, caso ocorra alguma falta de apresentador, nos dias das exposições, o grupo em que o faltoso estiver inserido irá  apresentar, para tanto, houve organização que possibilitou estudo generalizado do conteúdo geral por todos os membros.

Os membros do Projeto Comunidade e Direitos Sociais - EDH/Faculdade Christus

Ainda, na ocasião, foram apresentadas as datas de apresentação conjunta com a AMATRA VII, no Tira Dúvidas e na visita ao Fórum Autran Nunes, nos momentos seguintes:


Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania (AMATRA) e Projeto Comunidade e Direitos Sociais (Faculdade Christus/EDH)
Ações com os Magistrados
Data/Horário
Tira dúvidas
(Transporte com os juízes)
Ponto de encontro é em frente à Biblioteca do TRT, que fica no térreo do prédio Anexo II, com entrada pela Rua Vicente Leite
Horário no evento: chegar às 14h, vez que o horário programado para o Tira Dúvidas é às 15h
EEP Júlia Giffoni
29/08/2012
EEP Joaquim Moreira
30/08/2012
EEP Onélio Porto
05/09/2012
Fórum Autran Nunes
(Transporte da Faculdade)
Horário no evento: 8h/8h30min (recepção, acolhida, lanche)
EEP Júlia Giffoni
11/09/2012
EEP Joaquim Moreira
12/09/2012
EEP Onélio Porto
19/09/2012
Culminância
(Faculdade Christus)
23/11/2012

A ansiedade, mesclada com a disposição, trouxe os alunos até a fase atual, em uma empreitada rumo ao conhecimento e à solidariedade. Patente foi o crescimento diário de todos com os ofícios do EDH, bem como a progressão emancipatória ostensiva.
Jessica Ximenes
Clovis Renato Costa Farias

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