Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Sintonia marca o desenvolvimento do Projeto Comunidade e Direitos Sociais


Após a última visita diagnóstico as escolas profissionalizantes que participam dos projetos ‘Comunidade e Direitos Sociais’ da Faculdade Christus e ‘Trabalho, Justiça e Cidadania’ da AMATRAV II, foi finalizado o processo de apresentação dos temas a serem trabalhados em cada instituição participante.
Conforme eleição pelas escolas (EEEP Joaquim Moreira de Sousa, EEEP Júlia Giffoni, EEEP Onélio Porto), serão trabalhadas as temáticas, de forma conjunta, ‘Salário’, ‘Trabalho Digno’ e ‘Trabalho na Adolescência’. As fontes básicas de pesquisa para a elaboração das apresentações, recomendadas pelo Professor Orientador, serão as obras de Maurício Godinho Delgado, Vólia Bonfim Cassar, Luciano Martinez, Meton Marques de Lima e Francisco Gérson Marques de Lima, assim como arquivos disponíveis na internet no Periódico Atividade (vidaarteedireitonoticias.blogspot.com), na Página Vida, Arte e Direito (vidaarteedireito.blogspot.com), nos sites da OIT e do Ministério do Trabalho e Emprego.
O grupo de estudantes, juntamente com o professor e orientador Clovis Renato, deu continuidade aos seus encontros na quarta feira, 20 de junho. Os membros do EDH dialogaram sobre o quão gratificante foi tal experiência, como percebeu o participante Erick Sampaio: “havia interesse nos olhos daqueles alunos”.
 Foi ressaltado que o trabalho desenvolvido traz benefícios tanto para a sociedade como para os próprios voluntários. Para tanto, Jéssica Ximenes, durante o debate, chegou a dizer que o grupo, mesmo com suas poucas semanas de existência, mostra ter um diferencial por conta de sua disciplina e do compromisso, como pode ser observado na documentação periódica de suas atividades, além dos integrantes estarem construindo uma evidente união entre si.
O Professor Clovis Renato relatou o quanto a sintonia é importante, determinante para que os integrantes aprendam a lidar com suas diferenças, de modo que seja aproveitado o talento de cada um para benefício coletivo, além de apresentar novos desafios a serem enfrentados. Ao fazer um diagnóstico sobre a atuação da equipe durante suas primeiras atividades, evidenciou a fundamentalidade do registro fotográfico e das filmagens, que devem contemplar entrevistas, por exemplo, para o vídeo documentário a ser produzido ao final do Projeto.
Dessa forma, ficou definido que todos são responsáveis pela captura das imagens, centralizando-se o arquivamento de vídeos pela  aluna Jéssica Ximenes, o que ocorrerá identicamente com o material fotográfico, que ficará na responsabilidade dos membros Erick Sampaio e Bianca Rocha para publicação e arquivamento.
Alertou ainda, o Professor Orientador, sobre o compromisso dos alunos quanto à presença constante nas reuniões e visitas às escolas, salvo casos de real impedimento, como problemas de saúde. Segundo ele, o compromisso de participação dos projetos pede alguns pequenos sacrifícios, principalmente quanto à disponibilidade de tempo, os quais, felizmente, todos os oito membros (Bianca, Erick, Igor, Jéssica, Luma, Priscilla, Stephanie e Ticyanne) têm assumido com responsabilidade.
Outro assunto conversado no encontro foram os artigos científicos que serão elaborados pelos membros durante a participação no projeto, sugestão opcional apresentada pelo professor. Sob a orientação do Prof. Clovis Renato, todos os membros poderão participar de eventos como o IX Encontro de Iniciação à Pesquisa e à Docência da Faculdade Christus, em que apresentarão trabalhos enfocando as experiências vivenciadas, assim como os resultados finais apreendidos após os seis meses de realização das atividades propostas.
Assim, foi acordado que Igor Ian e Jéssica Ximenes trabalharão o tema ‘Trabalho Digno’ em uma de suas variadas perspecitvas; Erick Sampaio fará sua pesquisa baseada no tema ‘Direitos Fundamentais e Direitos Sociais’; Luma Vidal e Priscilla Justa estudarão sobre ‘Acidentes de Trabalho’; Stephanie Holanda sobre ‘A Emancipação e Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil’. Os demais membros saíram com o compromisso de apresentar até o próximo encontro alguma temática. Sugeriu-se que os alunos focalizassem em suas pesquisas temas relacionados ao Projeto Comunidade e Direitos Sociais, de modo que delimitassem mais os temas apresentados para não terem dificuldades na elaboração em face de excessiva abrangência temática.

A última reunião presencial ocorrerá entre os dias 25 e 27.06, para dividir os temas, o modo de apresentação, debater os textos e definir como serão realizados os trabalhos em julho, mês das férias acadêmicas.
Já restou acertado que, em agosto, haverá encontros sucessivos em que os alunos apresentarão os temas ao Professor Clovis Renato, nos moldes a serem desenvolvidos nas escolas profissionalizantes da Rede Estadual de Ensino. Tais encontros ocorrerão nos dias 01, 06, 08 e 09 de Agosto, das 18h30min às 20h20min. Em seguida, serão agendadas as apresentações com as escolas após o dia 15.08, antecedendo a fase ‘Tira Dúvidas’ do Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania, pelos Magistrados do Trabalho da 7ª Região. 
Finalizando o encontro, também foi debatida a possibilidade de participação da equipe em congressos, assim como a inscrição conjunta no ‘Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2012’, o qual será apresentado na próxima reunião do grupo, a ser realizada provavelmente no dia 27.o6, a depender do melhor horário e data para visita conjunta dos membros à Sede da AMATRA VII.
Stephanie Holanda
Clovis Renato Costa Farias – Professor Orientador

Nenhum comentário: