Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Aprimoramentos mútuos marcam o encontro do Projeto Comunidade e Direitos Sociais após o primeiro contato com os alunos das escolas profissionalizantes

Clovis Renato debate atuação exitosa do grupo

O segundo encontro do grupo do Projeto Comunidade e Direitos Sociais (EDH/Faculdade Christus) ocorreu no dia 13 de junho, às 18h30. Na ocasião, estavam presentes cinco integrantes e o professor orientador Clovis Renato. Destacado-se que os outros três integrantes do projeto não puderam comparecer por estarem fazendo provas da faculdade no horário.

Em primeiro lugar, foi discutida a possibilidade dos membros do EDH encontrarem a Dra. Kelly Cristina Diniz Porto, da Associação dos Magistrados Trabalhistas da 7ª Região (AMATRA VII), parceira do projeto na Christus e Coordenadora na AMATRA, dia 15 de junho, para estreitarem os laços e para dialogarem sobre o projeto. Para tanto, na sexta (15.06), a partir das 15h30min, a Juíza e o Professor Orientador Clovis Renato estarão gravando um programa de televisão para a TV Ceará, Canal 05, sobre o desenvolvimento dos Projetos (AMATRA VII e Faculdade Christus). Assim, ficou aberto o convite para os alunos comparecerem às 15h30min na Sede da TVC, Rua Osvaldo Cruz, não descartando futuro evento específico na Sede da AMATRA.
Em seguida, tratou-se sobre o cronograma do projeto, em especial, sobre eventuais encontros nas férias.
O principal propósito do encontro foi a análise crítica da primeira visita às escolas profissionalizantes realizada no dia 11 de junho.
O professor iniciou questionando a cada membro sobre como analisava sua performance bem como a dos colegas, ou seja, pediu para fazermos um breve diagnóstico sobre a experiência vivenciada nas escolas EEP Júlia Giffoni e Joaquim Moreira, na última segunda-feira.

Priscilla Justa falou da apresentação de cada um, dando relevância ao nervosismo dos integrantes, o qual considera natural, visto que tal insegurança é decorrente da falta de experiência de todos. Além disso, falou da importância da integração do grupo e do trabalho em equipe. Sobre este assunto, o professor Clovis Renato salientou que o trabalho em grupo é um exercício de humildade e que, citando suas próprias palavras, “para chefiar, você primeiro aprende a servir”.

Luma Vidal, também membro do Projeto, acrescentou a discussão a dificuldade de tornar o assunto Trabalho da Mulher interessante para o público-alvo do projeto. Ocasião em que, cumprindo seu papel de orientador, o professor Clovis Renato falou da necessidade do aprimoramento constante quanto ao conteúdo e das diferentes abordagens que podem ser feitas, como a contextualização, para aproximar os alunos do assunto tratado. Para reforçar, o professor citou o método do dramaturgo Stanislavski em que o ator deve tentar se colocar no lugar do personagem, ou seja, “nós, fazendo uma analogia, devemos tentar nos colocar no lugar dos alunos e buscar compreendê-los em suas realidades para que possamos trazer à baila assuntos que façam parte de suas vidas, instigando-os à atenção e ao aprendizado”.
Igor Ian avaliou a primeira visita às escolas como enriquecedora para a sua formação acadêmica. Para ele, o contato com os alunos está sendo uma oportunidade de compartilhar informações e de por em prática a teoria apreendida na academia.
Bianca Rocha, quarta integrante, trouxe para o diálogo entre discentes e docente a questão da necessidade de registro, em fotos e vídeos, dos encontros, cujo propósito é imortalizar o projeto, mostrar para a comunidade nossas ações e tentar trazer mais agentes para a nossa causa. Além disso, falou da cordialidade dos alunos e funcionários das escolas, o que nos trouxe ainda mais motivação para a realização do projeto.
Por fim, Ticyanne Pereira, quinta integrante no encontro do dia 13.06, expressou a importância da orientação do professor para o aperfeiçoamento dos trabalhos. 
O encontro foi bastante interessante, porque houve a possibilidade de discutir sobre a atuação dos membros para atingir os objetivos pretendidos e sobre como melhorá-la. Além disso, percebeu-se a necessidade da interação constante para a construção do conhecimento, porque, “Na vida o que aprendemos mesmo é a sempre fazer maiores perguntas”, como diz o poeta João Guimarães Rosa.
Após os alunos apresentarem problemas quanto a visita da próxima segunda (18.06) em face das provas finais, o Prof. Clovis Renato entrou em contato com a escola agendada para a visita diagnóstico, tentando acordar para que o encontro fosse remarcado para quarta-feira (20.06), com possível alteração em caso de inviabilidade em razão da greve dos motoristas e cobradores de ônibus que se avizinha.  Contudo, em face de tal paralisação, ficou claro que a visita permanecerá no dia 18.06, às 12h30min, e os membros se encontrarão no térreo da Faculdade Chistus, aguardando o transporte da IES para a última visita diagnóstico a ser realizada na EEP Onélio Porto, no José Valter.

Ressaltou-se, por fim, que os alunos devem continuar buscando a maior sintonia possível, para que o aprimoramento ocorra de forma natural e haja emancipação conjunta, sempre pensando de forma coletiva.
Ticyanne Pereira
Clovis Renato Costa Farias – Professor Orientador

Nenhum comentário: