Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Entrega do Prêmio Nacional em Direitos Humanos para Clovis Renato (professor do EDH/UNICHRISTUS). São Paulo

A entrega do 'Cilindro de Ciro' pela Presidenta da AMATRA VII
Nos cinco anos de existência do prêmio, foi a primeira vez que houve a contemplação de uma abordagem eminentemente jurídica, com a criação da categoria ‘Trabalho, Justiça e Cidadania’, instigada pelo projeto da associação que leva o mesmo nome.

Troféus e menções honrosas
Tal projeto funciona no Brasil desde 2006 formando parcerias com a Rede Pública de Ensino e Faculdades de Direito para a apresentação de noções sobre direitos humanos e fundamentais aos alunos do ensino médio.

Presidenta da AMATRA VII entrega o chegue prêmio para Clovis Renato
Todas as AMATRAs (Associações dos Magistrados do Trabalho nas 24 Regiões trabalhistas) lutam para operacionalizar o projeto, contando com a voluntariedade de juristas e entidades públicas e privadas para garantir a efetivação da Educação em Direitos Humanos. Foi o que ocorreu com o projeto ora premiado, desenvolvido por meio de parceria entre a AMATRA VII (Coordenado pela Juíza do Trabalho Kelly Diniz Porto), a SEDUC/CE e o EDH/UNICHRISTUS (atualmente Coordenado pela Profa. Priscylla Joca), desde 2011.
Clovis Renato (UNICHRISTUS) e Cristiane Diógenes (AMATRA VII) - Ceará vencedor
Em 2012, foi contemplado o Professor da Faculdade de Direito da UNICHRISTUS Clovis Renato Costa Farias (doutorando em Direito da UFC e membro do GRUPE), com o Projeto Comunidade e Direitos Sociais, do Escritório de Direitos Humanos da instituição.
AMATRAs unidas
O trabalho foi desenvolvido em três escolas profissionalizantes da SEDUC/CE (EEP Onélio Porto – Conjunto Professor José Valter; EEP Júlia Giffoni – Bairro Antônio Bezerra; EEP Joaquim Moreira – Bairro Parangaba), inserido no TJC da AMATRA VII, com sete alunos da UNICHRISTUS (Bianca Rocha, Igor Ian, Jéssica Ximenes, Luma Vidal, Ticyanne Pereira, Stephanie Holanda, Priscila Justa). Para tanto, o professor, com consentimento dos demais intervenientes, resolveu dividir a premiação com os sete acadêmicos de direito.
Desembargadora Sandra Curi de Almeida participou do evento com outros membros do TRT
Clovis Renato elaborou o projeto, selecionou e capacitou os alunos do curso de direito, via Escritório de Direitos Humanos, tomando como base os direitos do trabalho postados na Constituição de 1988. Em seguida, orientou os discentes de Direito quanto aos temas que seriam apresentados a centenas de alunos nas escolas públicas. Daí foram para o ‘Tira Dúvidas’, ao Fórum do Trabalho, escreveram diversas notícias, fotografando os eventos, e elaboraram um filme com o funcionamento geral. Material postado e divulgado pelo Periódico Atividade (vidaarteedireitonoticias.blogspot.com) e pelo Canal Vida, Arte e Direito (www.youtube.com/user/3mestress).
Clovis Renato e Flávia Piovesan 
Vários projetos concorreram ao prêmio no Brasil, sendo avaliados por uma banca integrada pela Profa. Dra. Flávia Piovesan, Ministro do Tribunal Superior do Trabalho Dr. Lélio Bentes e Dra. Ana Cláudia Scavuzzi.
Vista de São Paulo do TRT-2ª Região
A solenidade para a entrega ocorreu em São Paulo, no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, dia 28 de novembro de 2012, contando com a presença de diversas autoridades brasileiras. Antes da premiação houve conferência apresentada pela Procuradora do Estado de São Paulo Flávia Piovesan com o tema ‘Direitos Humanos e Direito do Trabalho Decente’.
João Soares, Clovis Renato e Maria da Paz
Clovis Renato Costa Farias esteve acompanhado da irmã Maria da Paz Farias Paiva Soares (servidora do TRT/SP), do cunhado João Salgado Soares e da Presidenta da Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª Região Juíza do Trabalho Cristiane Diógenes.
Mesa coordenadora dos trabalhos
Antes da entrega, o cerimonial identificou o premiado como professor da UNICHRISTUS e apresentou um pequeno vídeo com o projeto em funcionamento no Estado do Ceará. Por ocasião do recebimento, a Presidenta da AMATRA VII foi convidada para repassar o cheque e o troféu ‘Cilindro de Ciro’ para Clovis Renato, seguindo-se as fotos e os cumprimentos por diversos presidentes das Amatras, Desembargadores do Tribunal e demais autoridades.
Banner do Prêmio 2012 - Clovis Renato e Cristiane Diógenes
O ‘Cilindro de Ciro’ representa o valor histórico dos Direitos Humanos, tido como o primeiro registro de tais direitos, postados por volta de 539 antes de Cristo por Ciro 'O Grande', encontrado em 1879, como pautas mínimas a serem seguidas para com as pessoas conquistadas por seu império.
Aguardando o prêmio
O objetivo do prêmio é envolver a sociedade com os direitos humanos, incentivando ações realizadas por pessoas físicas e jurídicas comprometidas com a causa, promovendo, efetivamente, tais direitos no mundo do trabalho.
Premiados nas demais categorias e menções honrosas
Em sua 5ª edição, o Prêmio Nacional em Direitos Humanos da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho) premiou em 2012 seis categorias (Cidadã; Trabalho, Justiça e Cidadania; Fotografia; Rádio; Televisão; Impresso) com a Estatueta ‘Cilindro de Ciro’ e oito mil reais, cada.
Veja o vídeo com o Projeto. Click na imagem

Clovis Renato Costa Farias
Comissão de Direito Sindical OAB/CE
Advogado membro do GRUPE e da ATRACE
Doutorando em Direito da UFC/Bolsista do CNPq
Autor da obra: Desjudicialização: conflitos coletivos do trabalho

61 comentários:

Rede Peteca disse...

Parabenizo o Dr. Clóvis e sua equipe pelo projeto e pelo merecido reconhecimento.

Anônimo disse...

Paulo César escreveu: "Valeu meu chapa esses são um dos muitos que viram ! Parabéns Zé de Renato kkkkkkkkkkkk"

Anônimo disse...

Bruno escreveu: "Parabéns, tio, por mais essa vitória. É só mais uma entre muitas outras que estão por vir!"

Anônimo disse...

Q.·. Ir.·.Renato:

Confraternizo-me com você pelo sucesso de seu Clovis Renato PREMIADO. Sei que o mérito é do filho, mas tenho certeza que o prêmio tem muito do pai, seja pelo incentivo, seja pela torcida, seja pela colocação em boas escolas, seja pelo total incentivo para que o filho chegasse ionde chegou. Parabenizo-o pelo sucesso, pois ele também é seu.

Fraternalmente,

Rembrandt

Anônimo disse...

Clovis Renato, meu irmão.
Fico muito contente com o reconhecimento do seu grande trabalho e empenho as causas das garantias dos direitos.
A premiação é o estímulo e o indicador (forte) que o caminho é este.
Para frente meu amigo. Com certeza outros reconhecimentos virão.
Olha que a Jessica também entrou no "rolo". Deve estar morta de feliz.
Sei do que o doutorado e outras atividades estão lhe exigindo muito, mas não esqueça a CY.
TFA.

Anônimo disse...

"Um orgulho só!!!! Vc é um exemplo. Te adoro muitooo Clovis Renato Clovis Renato" - Lilian geovânia

Anônimo disse...

Meu estimado Ir.Clóvis, tenha certeza que fico imensamente feliz com o seu sucessso.Convivemos pouco tempo, mas foi
o suficiente para reconhecer a sua grandeza principalmente pessoal e moral.Vá em frente,com certeza será reconhecido em
outras dimensões.Um grande abraço e um Cordial Aperto Mão.......Ataliba

Anônimo disse...

parabéns mais uma vez! Esse prêmio é a materialização do merecido reconhecimento ao profissional tão valoroso, dedicado e comprometido com o seu trabalho e com as causas que acredita. - Érica Regina

Anônimo disse...

Ivonaldo escreveu: "Parabéns professor, prêmio merecidíssimo!"

Anônimo disse...

Parabéns pelo prêmio. Vc merece!!! Que sua vida profissional seja cada vez mais cheia de sucesso!
Rose Alcântara Madeiro

Anônimo disse...

Parabéns pela premiação, fico feliz por vc!!!

Vi tbm que vc já está no Doutorado, parabéns!!! Sucesso, vc merece!!!

Abraço!!!
Ana Osmarina

Anônimo disse...

Caracoles, parabéns! Vc merece, que seja a presença da Luz do Altíssimo que sempre brilha nas trevas da ignorância, divisões, injustiças... Vamos em frente e Qq coisa estamos tb à disposição mesmo sendo servos inúteis, abraços
Valery Nicolas

Anônimo disse...

Parabéns Doutor Clóvis Renato pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo na área do Direito Humano com sua inteligência e ousadia em tratar a problemática da sociedade. O seeaconce parabeniza você.

Vivian Sales

Anônimo disse...

vi e fiquei muito feliz por vc... parabéns!!!!! Torço muito por vc..
Helen Lima da Silva

Anônimo disse...

tu é fera e tem capacidade pra ganhar n só esse, mas muitos que virão.Te admiro e n é de agora .bjocas..PARABÉNS PELO TALENTO .
Evelline Vevé

Anônimo disse...

Realmente fico na torcida. Isso é fruto da sua dedicação e inteligência. Fico feliz.Aline Serafim

Anônimo disse...

Fiquei sabendo agora do prêmio nacional, parabéns por mais uma conquista, você merece! Saiba que mesmo distante estou sempre na torcida pelo seu sucesso! Abraço
Layla Valentim

Anônimo disse...

Fiquei sabendo agora do prêmio nacional, parabéns por mais uma conquista, você merece! Saiba que mesmo distante estou sempre na torcida pelo seu sucesso! Abraço
Layla Valentim

Anônimo disse...

O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza dos seus sonhos.
Parabéns! Saúde e Paz! Abraço. Nogueira Bezerra

Anônimo disse...

Puxa que grande notícia, Clovis. Você não sabe como fico imensamente orgulhoso de lhe conhecer e ser seu amigo. De ter sido seu professor nem se fala. Tudo de bom, meu irmão. Obrigado pela lembrança. Conte comigo!
Marcelo Uchôa

Anônimo disse...

Queridos colegas,
Obrigada pelas carinhosas manifestações! Precisamos mesmo desse incentivo, não porque somos movidos por vãs vaidades humanas, mas porque quando há uma troca de forças, esquecemos um pouco dos obstáculos e das resistências encontradas ao longo do caminho e prosseguimos com mais confiança e ânimo renovado. Quero agradecer, ainda, a doação daqueles que se engajaram nas ações deste ano e, mesmo àqueles, que por problemas pessoais assim não o fizeram, mas torceram pelo êxito desse projeto social que tem impactado a vida de tantos jovens e professores da rede pública e tem enriquecido nossas vidas também. Recordo-me de que um aluno comentou que "tinha certeza que se estudasse de verdade, poderia ser juiz", depois de ouvir o emocionante testemunho do Dr. Sinézio, em uma das escolas visitadas, narrando sua difícil vida no interior até chegar à capital, com muito esforço para estudar e obter uma ocupação digna no mercado de trabalho. Sabemos que estamos plantando sementes, que produzirão frutos em um futuro próximo, pois a lei da semeadura, ao contrário de outras, não comporta falhas. Em 2013, esperamos contar com mais mãos dispostas a somar e perpetuar o que já foi iniciado com muita esperança!
Deixo para reflexão um pequeno trecho de artigo do escritor e jornalista cearense Flávio Paiva:
"Um maior nível de conhecimento da realidade implica capacidade instrumental para promover a reação e a consciência de que boa parte das providências a serem tomadas está nas nossas mãos. O grande desafio reside, pois, em encontrar disposição para sair da zona de conforto ou comodidade e abrir mão de um estilo de vida esgotado ou esgotante"
Abços a todos,
Kelly

Anônimo disse...

Meu querido irmão Renato,
Meu coração vibra a cada vitória sua.
Fiquei imensamente feliz em poder acompanhá-lo, juntamente com nosso querido João, no recebimento desse merecido prêmio.
Olhando para você hoje, passa pela minha mente a sua imagem de criança: viva, curiosa, inteligente, sonhadora... Você cresceu, o corpo mudou, mas os olhos são os mesmos, transbordantes de energia, de energia realizadora. A sua inteligência aguçada cativa, atrai...
Você nasceu para brilhar!!! Então brilhe...brilhe cada vez...!!! E, nós, que tanto o amamos, também seremos envolvidos pela sua luz.
Desejo-lhe MUITA PAZ, além de todo entendimento. Grande beijo em seu coração de sua irmã Maria da Paz

Anônimo disse...

Meu querido irmão Renato,
Meu coração vibra a cada vitória sua.
Fiquei imensamente feliz em poder acompanhá-lo, juntamente com nosso querido João, no recebimento desse merecido prêmio.
Olhando para você hoje, passa pela minha mente a sua imagem de criança: viva, curiosa, inteligente, sonhadora... Você cresceu, o corpo mudou, mas os olhos são os mesmos, transbordantes de energia, de energia realizadora. A sua inteligência aguçada cativa, atrai...
Você nasceu para brilhar!!! Então brilhe...brilhe cada vez mais...!!! E, nós, que tanto o amamos, também seremos envolvidos pela sua luz.
Desejo-lhe MUITA PAZ, além de todo entendimento. Grande beijo em seu coração de sua irmã Maria da Paz

Fátima Duarte disse...

Parabéns!!!!!!!!
aprendi agora a postar, só por sua causa. Para dizer o quanto o admiro e respeito. Vc. merece muito e isso é proporcional à sua coragem e capacidade de doação. Que o o Deus Jeová te abençôe, sempre.

Anônimo disse...

Clovis, parabéns!!!! Achei linda a reportagem :) muito bacana ver vc com o cilindro de ciro e tb ao lado da incrível Flávia Piovesan. Arrasou!!! Bjs! Priscilla Joca (Coordenadora EDH/UNICHRISTUS)

Anônimo disse...

Olha, eu também quero me associar às manifestações anteriores sobre a excelência na condução, pelas juizas Kelly e Daniela, do programa Trabalho, Justiça e Cidadania, propiciando as condições para que uma experiência aqui do Ceará saísse vencedora do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos.

O denodo, a perseverança e o brilhantismo das duas jovens magistradas nesse projeto é absolutamente visível, e, por óbvio, contribui e muito para elevar junto à sociedade cearense o nome de nossa querida Amatra, e, por consequência, do nosso querido Regional.

Parabéns

Anônimo disse...

Parabéns à AMATRA VII que vem conduzinh o o TJC de forma exemplar! >> a premiação de um trabalho do Ceará revela o resultado do seu empenho e
>> daqueles que a acompanham neste belo trabalho.
>>A todos os aplicadores do TJC, nossos parabéns pela perseverança e pela
>> excelência do trabalho que vem realizando. Pena que é apenas um premiado
>> por vez!
>>sucesso a todos!
>>abraços

VIDA, ARTE E DIREITO disse...

O Prêmio de Direitos Humanos da Anamatra é de suma importância para
>> consolidar os objetivos do Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania, uma vez
>> que incentiva os parceiros e demais intervenientes a permanecerem e
>> ampliarem as ações emancipatóri as na sociedade, bem como dá maior
>> visibilidade a tais atitudes edificantes da instituição. Instiga a
>> multiplicação das parcerias com consequente ampliação do público
>> abrangido, contribuindo cada vez mais para uma formação humana com
>> liberdade, justiça e solidariedade, atendendo aos objetivos da República
>> Federativa do Brasil.

Anônimo disse...

Primeiramente, na qualidade de diretora de DH da Anamatra, quero parabenizar a Kelly e a Amatra 7 pelo brilhante trabalho que vem sendo desenvolvido no Ceará, coroado agora com o Prêmio de DH.
Aproveito para também destacar a participação das Amatras 4, 10, 17, 20 e 21 no concurso. Os projetos inscritos pelos colegas coordenadores do TJC qualificaram o concurso e muito impressionaram o júri.

Anônimo disse...

Gostaria, por fim, de registrar que o Prêmio ganhou muito com a criação da categoria TJC, notadamente pelos ideais representados por este maravilhoso projeto de justiça social e cidadania.

Anônimo disse...

Querida Rose e demais companheiros de TJC,
Muito me alegrou a notícia, pois acompanhei de perto e pude perceber o empenho e a dedicação desse grupo de estudantes universitários que discutiram temas de direito do trabalho com os alunos das escolas publicas, participaram de oficinas, grupos de convivência e enriqueceram por demais as ações do TJC por onde passaram. Cabe ainda um destaque para o papel de líder do grupo desempenhado pelo prof. Clovis, que promoveu debates riquíssimos tanto de conteúdo ético como social, conduzindo os alunos a questionarem bastante nos momentos do Tira Duvidas e nas visitas ao Fórum. Enfim, num ano tão difícil para mim e para Daniela, com tantos obstáculos, a participação desse grupo foi de extrema importância para a continuidade do projeto . A culminância ainda nos reserva surpresas....
Abraços a todos
Kelly

Anônimo disse...

Parabéns à AMATRA VII que vem conduzinho o TJC de forma exemplar! Kelly, a premiação de um trabalho do Ceará revela o resultado do seu empenho e daqueles que a acompanham neste belo trabalho.
A todos os aplicadores do TJC, nossos parabéns pela perseverança e pela excelência do trabalho que vem realizando. Pena que é apenas um premiado por vez!
sucesso a todos!
abraços

Anônimo disse...

Gente, essa notícia foi muito boa!!!! O EDH-Christus arrasa, por esse prêmio e o Projeto Comunidade e Direitos Sociais, e também pelo Ecologizando-EDH, Literatura e Direitos Humanos-EDH e Gênero e Direitos Humanos-EDH, cada qual, professores e estudantes, pela sensibilidade, tenacidade, pelas construções, seguem tecendo teias que conectam o Uni Christus à vida que pulsa dentro e fora dos muros do Direito. Parabéns!!!! Priscylla Joca

Anônimo disse...

Caríssimo Clóvis,
Trabalho exemplar, que demonstra o envolvimento de todos que fazem o projeto que você brilhantemente coordena. Bravo!
Clésio

Anônimo disse...

Priscila Justa: "Somos a equipe! hahahahahaha ;* Estamos todos com aquele sorriso no rosto. :) Já devemos comemorar."

Anônimo disse...

Tô big feliz. Nós somos demais. TD

Anônimo disse...

"Super feliz!!!! Equipe nota mil. ;D" Ticyane Pereira

Anônimo disse...

Jessica Ximenes: "Só se sente o real gostinho da vitória depois de uma longa jornada de batalha. De fato! Foram tardes e noites, notícias, troca de idéias, empolgação e medo. Conseguimos! Prêmio Anamatra, 1o lugar! Isso é UNICHRISTUS! Orgulho :))"

Anônimo disse...

Priscila Justa: "Resultado saiu,a premiação é Nossa! Orgulhosa de participar desse grupo. Essa vitória foi resultado da dedicação,do compromisso,da união e do companheirismo de todos os integrantes do grupo. Obrigada,Professor @[1742785067:2048:Clovis Renato Clovis Renato],pela oportunidade e principalmente,Obrigada por contribuir para o nosso crescimento acadêmico e profissional. Parabééééns!"

Anônimo disse...

Adriana Carvalho: Parabéns Priscila, Luma e todos do grupo...é muito gratificante poder conviver com pessoas jovens que correm atrás dos seus sonhos e acreditam no que estão fazendo. Esta foi apenas o começo de uma história de muito sucesso. Estou super feliz e orgulhosa por vocês. beijos

Anônimo disse...

Stephanie Holanda: "Que orgulho! Nossa equipe foi primeiro lugar no concurso ANAMATRA de Direitos Humanos 2012! Fruto de muita dedicação e compromisso! Parabens EDH, UniChristus, Professor Clovis Renato e nossa linda equipe =D"

Anônimo disse...

Priscila Justa:Parabéns para todos nós. Merecemos essa premiação. Nossa dedicação e compromisso são resultados dessa conquista. A nossa união e companheirismo também ajudou bastante. Com essa vitória,deveríamos combinar de comemorar. Uma saída com todos os integrantes e o Professor seria ótimo.

Anônimo disse...

Ana Paula Araujo Holanda: "Clovis Renato Clovis Renato, vc merece. Vc é competente e ético. PARABÉNS! Paz e Luz, P."

Anônimo disse...

Andreia Costa: "Sério?!?! Parabéns a todos, alunos e professor pelo sucesso do trabalho. Fico orgulhosa com isso tudo e especialmente feliz por saber que é um projeto de educação em direitos humanos..."

Anônimo disse...

Bianca Rocha: "Agradecemos também à toda a equipe de coordenação por nos apoiar sempre e nos oferecer maravilhosas oportunidades!! =)"

Anônimo disse...

Bianca escreveu: "Uhuuulll!!! Que legaaaall!! Nós nos esforçamos e nos dedicamos muito!! Parabéns para todos os integrantes e pro professor Clovis Renato Clovis Renato!!!"

Anônimo disse...

Parabéns pela conquista do 1º Prêmio TJC de Direitos Humanos.
Todos sabemos da qualidade do teu trabalho e do grande empenho pessoal
que dedicastes à construção do Núcleo do TJ no CE.
É um marco importantíssimo para a história do Programa.
Parabéns à Amatra, à Universidade e a todos os membros dessa equipe vitoriosa.
Saudações,

Anônimo disse...

Oi, Renato! Parabéns pelo prêmio! Você merece! Afinal, desde quando fazíamos o Curso de Letras, você já era um rapaz muito dedicado e, certamente, em qualquer área que você seguisse a dedicação iria acompanhá-lo. Deixe-me sempre informada sobre seu sucesso!
Grande abraço!
Monica Serafim

Anônimo disse...

Orgulhosa de vc Clovis Renato Clovis Renato, me sinto demasiadamente honrada em ter sido sua aluna nós tempos do P.N.V., ter lhe reencontrado nos corredores dá Unifor Universidade de Fortaleza e de ser sua amiga.
Aline Guerra

Anônimo disse...

Um orgulho só!!!! Vc é um exemplo. Te adoro muitooo. Lilian Geovânia

Anônimo disse...

Rodrigo Nogueira Rodrigues: Renato, ficamos felizes pelo seu desempenho em prol do conhecimento e consequentemente em benefício da comunidade. Parabéns!

Anônimo disse...

Que bacana tanto reconhecimento! Bjss.

Anônimo disse...


Gabrielle Bezerra: Muito feliz em acompanhar o êxito dos grupos do EDH

Anônimo disse...

Parabéns!
Gyl Giffony

Anônimo disse...

Anabel Cruz: Parabens @Clovis Renato pela sua competencia e dedicacao. ;) Abç

Anônimo disse...

Rosa Morena: Parabéns por mais uma conquista!!!!

Anônimo disse...

Elioenai Frota (Sobral): PARABENS!!! É UM DE MUITOS QUE AINDA ESTÃO POR VIR!

Anônimo disse...

Ana Paula: "Parabèns!!! Não é surpresa para quem conhece sua competência e compromisso. Sucesso sempre!"

Anônimo disse...

Samir David: Prof.Parabéns pelo prêmio recebido, vi o informe no site da OAB. Há algum tempo queria fazer este tipo de projeto que o senhor fez.gostaria de dar aulas ou palestras, sobre alguns temas do direito, seja para concurso ou para conhecimento, fazendo isto em escolas públicas.Estarei disposto a entrar no grupo de o senhor já o tive, se não, poderia formar e capacitar-nos como fez para obter tal êxito.Novamente parabéns e aguardo resposta.

Anônimo disse...

Tainan: "Prêmio mais do que merecido! Parabéns professor Clovis Renato Clovis Renato e todos que estiveram envolvidos no projeto!"

Anônimo disse...

Maria Nazaré: "Parabéns, Clóvis! Esse resultado é fruto de sua inteligência e de muito trabalho!"