Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

domingo, 24 de julho de 2016

Tártaros e a Tartária nos domínios Mongol e Russo

Antiga
Os tártaros (em tártaro: Tatarlar, no alfabeto cirílico: Татарлар) são um grupo étnico turcomano[1] estimado em 10 milhões de pessoas no fim do século XX.
A Rússia é o lar da maior parte dos tártaros, com uma população de cerca de 5.500.000 de pessoas; Turquia, Uzbequistão, Cazaquistão, Ucrânia, Tadjiquistão, Quirguistão, Turcomenistão e Azerbaijão também têm populações de tártaros superiores a 30.000 pessoas.[2]
Hoje - Tartaquistão
Os tártaros habitavam originalmente o nordeste do deserto de Gobi, no século V, e, após dominarem, durante o século IX, os citanos, migraram para o sul. No século XIII foram conquistados pelo Império Mongol, liderado por Gengis Khan. Durante o reinado de seu neto, Batu Khan, deslocaram-se para o oeste, levando com eles muitos dos ramos que deram origem aos turcomanos uralo-altaicos em direção às planícies da Rússia.
Tártaros
Na Europa, foram assimilados por populações locais e seu nome gradualmente foi adotado pelos povos conquistados: quipchaques, kimaques e outros; o mesmo ocorreu com povos que falavam idiomas fino-úgricos e que foram dominados, bem como os últimos habitantes das antigas colônias gregas na Crimeia e povos caucasianos que habitavam o Cáucaso.
Domínio Mongol 
Os tártaros siberianos são sobreviventes da população turcomana que habitava a região Uralo-Altaica, misturados até certo ponto com os falantes das línguas urálicas e mongólicas. Mais tarde, cada um destes grupos adotou línguas turcomanas e muitos adotaram o Islã. Os três descendentes étnicos da migração para o oeste realizada originalmente do século XIII são os tártaros do Volga, os tártaros de Lipka e os tártaros da Crimeia.
Domínio Russo
Os tártaros abrangem um grande espectro de aparências físicas, que vai do mongolóide ao caucasóide ou uma mistura de ambos, e muitos aparentam ter origem asiática.
Inserção na China
Referências
Ir para cima «Turkic people definition of Turkic people in the Free Online Encyclopedia». Encyclopedia2.thefreedictionary.com. Consultado em 7-3-2011.
Ir para cima Joshua Project. «Tatar Ethnic People in all Countries». Joshua Project. Consultado em 7-3-2011.
Este artigo incorpora texto da Encyclopædia Britannica (11ª edição), publicação em domínio público.

Fonte: Wikipédia
Domínio Mongol
Tartária

A Tartária (em latim: Tataria, também conhecida como Grande Tartária  - Tataria Magna) era um nome utilizado por europeus desde a Idade Média até o século XX para designar uma grande extensão de território da Ásia Central e setentrional que se estendia do Mar Cáspio e das Montanhas Urais até o Oceano Pacífico, habitado pelos povos turcomanos e mongóis do Império Mongol, genericamente chamados de tártaros. O território conhecido por este nome abrange as regiões atuais da Sibéria, Turquestão (com exceção do Turquestão Oriental), Grande Mongólia, Manchúria e, por vezes, o Tibete.

Geografia e história
A Tartária frequentemente era dividida em seções, com prefixos que indicavam o nome da autoridade dominante ou da localização geográfica. Assim, a Sibéria ocidental era a "Tartária Moscovita" ou "Russa", o Turquestão oriental (posteriormente o Xinjiang chinês) e a Mongólia eram a "Tartária de Catai" ou "Chinesa", o Turquestão ocidental (mais tarde conhecido como Turquestão Russo) era conhecido como "Tartária Independente", e a Manchúria como "Tartária Oriental".
À medida que o Império Russo se expandiu para leste, mais da Tartária foi se tornando conhecido para os europeus, e o termo passou gradualmente a ser menos usado. As regiões europeias a norte do Mar Negro que eram habitadas por povos turcomanos ficaram conhecidas como Pequena Tartária.
O "deserto de Komul da Tartária" foi mencionado pelo pensador alemão Immanuel Kant em suas Observações sobre o Sentimento do Belo e do Sublime como uma "grande [e] infinita solidão".
Na Rússia há o Tataristão ou República Autônoma da Tartária, cuja capital é Qazan e que é atravessado pelo rio Volga. Em 21 de março de 1992 a região aprovou sua soberania através do voto, apesar de não desejar a independência. A nação é responsável por 23% da produção de petróleo da Rússia.
Bibliografia
Fleming, Peter: One's Company (1936) e News From Tartary (1936), republicados como Travels in Tartary.
Kotkin. Stephen. "Defining Territories and Empires: from Mongol Ulus to Russian Siberia 1200-1800". SRC Winter Symposium: Socio-Cultural Dimensions of the Changes in the Slavic-Eurasian World. Janeiro de 30 - 1 de fevereiro de 1997. Disponível em [1]
Fonte: Wilipédia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Tart%C3%A1ria

Tartaristão
A República do Tartaristão (em russo: Республика Татарстан; em tártaro: Tatarstan Respublikası) é um membro da Federação Russa, sendo uma de suas 83 subdivisões. Sua área é de 67 800 km² com uma população de 3 768 580 habitantes (2009). Sua capital é a cidade de Kazan. O lema não oficial do Tartaristão é: Bez Buldırabız! (Nós podemos!).[1] Em termos de divisões de planejamento da Federação Russa, o Tartaristão faz parte do Distrito Federal do Volga, da Região Econômica do Volga, da Macrozona Econômica da Rússia Europeia e dos Urais, da Zona Econômica da Rússia Europeia e da Zona Econômica do Volga-Urais.
Idade Média
O mais antigo estado organizado que se tem notícia na área do atual Tartaristão foi a Bulgária do Volga, entre os anos 700 e 1238. Os Búlgaros do Volga tinham um estado mercantilista avançado, com conexões comerciais com a Eurásia, o Oriente Médio e o Báltico. Mantiveram sua independência por um longo tempo, apesar das pressões dos cazares, dos rús kievanos e dos kiptchaks. O Islamismo foi introduzido por missionários de Bagdá na época da viagem de Ahmad ibn Fadlan, em 922.
A Bulgária do Volga só foi rendida na década de 1230, frente à invasão do exército do príncipe mongol Batu Khan. Seus habitantes, miscigenados com os guerreiros e migrantes turco-mongóis do Canato da Horda de Ouro ficaram conhecidos como os Tártaros do Volga. Há uma outra teoria que postula que não houve mudanças étnicas neste período, mas que simplesmente os Búlgaros do Volga passaram a falar a língua tártara, de raiz kiptchak, trazida pelos invasores turco-mongóis. Na década de 1430, a região se tornou novamente independente, na forma do Canato de Kazan, com capital estabelecida na cidade de Kazan, a 170 km de distância da antiga e arruinada capital dos búlgaros.
O Tartaristão foi conquistado pelas tropas do Czar Ivan IV, o Terrível, na década de 1550. A cidade de Kazan foi tomada em 1552. Alguns tártaros foram convertidos ao cristianismo à força e catedrais foram construídas em Kazan; em 1593 todas as mesquitas da região já haviam sido destruídas. O Governo Russo proibiu a construção de mesquitas novas, proibição esta que só foi superada no século XVIII por Catarina II, a Grande. A primeira mesquita a ser reconstruída sob os auspícios de Catarina II foi em 1766-1770.
Era Moderna
No século XIX, o Tartaristão tornou-se centro do Jadidismo, seita islâmica que prega a tolerância com outras religiões. Sob a influência de teólogos jadidistas, os tártaros se tornaram conhecidos pela convivência amigável com outros povos do Império Russo. Contudo, depois da Revolução de Outubro, as religiões foram legalmente desestimuladas e todas as teologias foram reprimidas.
Durante a Guerra Civil Russa de 1918-1920, nacionalistas tártaros tentaram estabelecer uma república independente (o Estado do Idel-Ural). Eles foram, contudo, depostos pelos Bolcheviques e a República Socialista Soviética Autônoma do Tartaristão foi estabelecida em 27 de maio de 1920. As fronteiras da República não incluíam a maioria das áreas ocupadas pelos Tártaros do Volga.
O Tartaristão hoje
Em 30 de agosto de 1990 o Tartaristão declarou sua soberania através da Declaração da Soberania de Estado da República Socialista Soviética Tártara[2] e em 1992 o Tartaristão realizou um referendo sobre a nova Constituição[3] , a qual foi aprovada por 62% dos votantes. Os artigos 1 e 3 da Constituição, introduzidos em 2002 [3] definem o Tartaristão como parte da Federação Russa.
Em 15 de fevereiro de 1994 foram assinados o Tratado sobre a Delimitação de Assuntos Jurisdicionais e Delegação Mútua de Autoridade entre os Órgãos Estatais da Federação Russa e os Órgãos Estatais da República do Tartaristão[4] e o Acordo entre o Governo da Federação Russa e o Governo da República do Tartaristão Sobre a Delimitação de Autoridade na Esfera das Relações Econômicas Estrangeiras.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tartarist%C3%A3o

Os tártaros — ontem, hoje e amanhã
DESDE criança, eu ouvia o ditado: “Dentro de todo russo existe um tártaro.” Sempre achei que eu era russo, mas há pouco tempo meus parentes me disseram que meu avô era tártaro.* Quando conto isso para os meus amigos, alguns dizem que também são descendentes de tártaros.
Foi interessante aprender sobre tártaros famosos e suas realizações no campo das artes, esportes e outros. Por exemplo, o famoso bailarino Rudolf Nureyev, que influenciou muito a dança, era de uma família tártara na Rússia. Cerca de 7 milhões de tártaros vivem em países que pertenciam à ex-União Soviética. Vou contar o que aprendi sobre os tártaros.
Seu passado
Por muitos séculos, havia uma relação entre tártaros, mongóis e turcos. No século 13, os tártaros participaram em campanhas militares iniciadas pelo líder mongol Gêngis Khan.* Seu império abrangia uma área enorme, comparável ao tamanho da ex-União Soviética. Em 1236, cerca de 150 mil de seus guerreiros avançaram em direção à Europa, que começa a oeste dos montes Urais. Foi ali que iniciaram os ataques contra cidades russas.
Algum tempo depois, quando os mongóis conquistaram a Rússia, estabeleceram um Estado turco-mongol. A parte ocidental desse Estado é chamada por alguns de Horda Dourada. Sua capital, Sarai Batu, ficava localizada às margens do baixo rio Volga. Esse Estado incluía parte da Sibéria e seus montes Urais, além das distantes cordilheiras dos Cárpatos e Cáucaso, na Ucrânia e Geórgia. Principados russos foram obrigados a pagar impostos à Horda. No século 15, a Horda se dividiu em jurisdições, como Crimeia, Astracã e Kazan.
Tartária e sua capital Kazan
Hoje cerca de 4 milhões de pessoas vivem na multirracial República da Tartária, localizada no extremo leste da Rússia europeia. Com uma área aproximada de 68 mil quilômetros quadrados, acredita-se que ela está entre “as mais desenvolvidas economias da Federação Russa”. A Tartária é um dos principais produtores de petróleo e gás da Rússia. Suas indústrias produzem carros e aviões, e ela tem vários aeroportos.
Kazan é uma cidade moderna com 1 milhão de habitantes, localizada onde os rios Volga e Kazanka se encontram. É uma das muitas cidades da Rússia com metrôs muito bonitos.* Cada estação tem um tema. Algumas de estilo moderno, outras com um toque oriental ou medieval. Uma das estações de Kazan é decorada com 22 afrescos em mosaico, retratando tradicionais contos de fadas tártaros.
A Universidade Federal de Kazan foi fundada em 1804 pelo czar russo Alexandre I e tem uma das maiores bibliotecas da Rússia. É um importante centro educacional e cultural, além de precursora de outras universidades tártaras. Entre os seus 5 milhões de obras escritas estão 30 mil manuscritos antigos, alguns dos quais datam do nono século EC.
É muito agradável caminhar pela Rua Bauman, no centro da cidade. A região está repleta de lojas e cafés atraentes. Durante uma recente visita a Kazan, eu e minha esposa fizemos um tour pela cidade e depois um tranquilo passeio pelo rio Volga.
Uma das atrações de Kazan é o seu famoso kremlin. Essa fortaleza antiga, com seus edifícios que remontam ao século 16, é a única fortaleza tártara na Rússia que sobreviveu até os nossos dias. Dentro das muralhas de pedra do kremlin estão a Torre Syuyumbeki, prédios do governo tártaro, uma mesquita e uma igreja ortodoxa.
Em 2000, o kremlin de Kazan se tornou Patrimônio Mundial da Unesco. À noite, o conjunto arquitetônico do kremlin fica ainda mais majestoso, por causa do reflexo das luzes no rio.
O povo e o idioma
Na Rússia, dizem que há cerca de 5,5 milhões de tártaros, a maior população turcomana nesse vasto país. Mas o número exato é desconhecido.
O tártaro pertence à família das línguas turcomanas, que inclui azerbaijano, basquir, cazaque, iacuto, nogai, quirguiz, turco, turcomeno, tuvínio e uzbeque. Algumas dessas línguas são tão parecidas que, até certo ponto, as pessoas conseguem se entender.
Pessoas que falam as línguas turcomanas são encontradas aos milhões no mundo inteiro. Nas ruas das cidades da Tartária, as pessoas usam tanto o tártaro como o russo, e os jornais, livros, rádio e televisão fazem o mesmo. Os teatros exibem peças em tártaro sobre a história, o folclore e o cotidiano dos tártaros.
Os letreiros das lojas e as placas das ruas em Kazan e em outras cidades são em russo e tártaro. Muitas palavras russas são de origem tártara. Na União Soviética, o tártaro escrito mudou do alfabeto arábico para o alfabeto latino em 1928. Desde 1939, o tártaro tem sido escrito no alfabeto cirílico, parecido ao cirílico russo.
Tradições nacionais
Os tártaros eram caçadores e criadores de gado. Ainda hoje, sua culinária tradicional inclui muitos pratos com carne. Um deles é o belesh, favorito de muitas famílias. É parecido a uma torta recheada de batata, carne, cebola e especiarias, que então é assada por cerca de duas horas. Daí, ela é levada à mesa ainda quente e cortada na frente de todos.
O feriado nacional mais antigo e famoso dos tártaros provavelmente é o Sabantui. Origina-se de um costume pagão em que as pessoas oravam juntas e ofereciam sacrifícios ao deus-sol e aos espíritos de antepassados. Os participantes acreditavam que esses sacrifícios garantiriam a continuidade de sua linhagem, a procriação de seus animais e a produtividade de suas terras.
Os tártaros gostam muito de cavalos, que são uma parte importante de sua cultura tradicional e estão ligados ao seu passado nômade. Kazan tem um dos melhores hipódromos do mundo, com 12 estábulos, uma clínica veterinária e até mesmo uma piscina para os cavalos!
O que o amanhã reserva
O Alcorão diz: “Temos prescrito nos Salmos, depois da Mensagem, que a terra, herdá-la-ão Meus servos meritórios.” (Surata 21, Al-Anbiyā [Os Profetas], versículo 105) Pelo visto, essas palavras foram tiradas dos salmos de Davi registrados na Bíblia 1.500 anos antes. O Salmo 37:29 diz: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.”
De que nação e grupo étnico virão essas pessoas felizes e justas? Uma profecia do Injil (escritos do Novo Testamento) diz: “Uma grande multidão, que nenhum homem podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas.” (Revelação [Apocalipse] 7:9) Como será maravilhoso viver na Terra fazendo parte de uma fraternidade de pessoas de todas as nações e raças!*
[Nota(s) de rodapé]
Os tártaros são um grande grupo de etnia turcomana encontrado principalmente na Rússia.
Veja o artigo “Nômades asiáticos que fundaram um império”, na Despertai! de maio de 2008.
Outras cidades russas com sistemas de metrô incluem Yekaterinburgo, Moscou, Nizhniy Novgorod, Novosibirsk, São Petersburgo e Samara.
Mais informações sobre o propósito de Deus podem ser encontradas na brochura As Orientações de Deus — O Caminho para o Paraíso, publicada pelas Testemunhas de Jeová.
[Quadro na página 25]
Fonte: http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102011331

Nenhum comentário: