Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Encontro dos organizadores marca a união saudável entre a AMATRA VII e o EDH/Faculdade Christus em benefício da sociedade


A tão esperada visita à Associação dos Magistrados Trabalhistas da 7ª Região (AMATRA VII), para a socialização entre os alunos da Faculdade Christus e as Juízas do Trabalho Kelly Cristina Diniz Porto e Daniela Pinheiro Gomes Pessoa,  ocorreu na tarde do dia 26 de junho.
A reunião foi iniciada com uma avaliação sobre o andamento do Projeto Comunidade e Direitos Sociais em consonância com o Projeto Trabalho e Direitos Sociais. Para tanto, o Professor/Orientador Clovis Renato Costa Farias explicou como ocorreram as visitas/diagnóstico nas escolas e falou sobre a importância da documentação ostensiva, divulgada online no Periódico Atividade (vidaarteedireitonoticias.blogspot.com), de todos os encontros do grupo redigida pelos integrantes do Escritório de Direitos Humanos da Faculdade Chritus participantes dos projetos. Assim, destacou o professor: “Dentre as plurifinalidades da divulgação encontra-se a documentação do modus operandi do projeto, a melhor compreensão pelos futuros participantes, a multiplicação dos resultados com consequente atração de novos parceiros, a visibilidade dos direitos humanos, dentre outras.”
A Sede da AMATRA VII foi apresentada pelos funcionários e pelas juízas aos membros do EDH, seguindo para a sala de aula da Associação para a visualização de um vídeo com documentário sobre o desenvolvimento do TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania em 2011).
Vídeo com versão do TJC em 2010

As Magistradas do Trabalho presentearam os visitantes com o material do TJC (bolsa do Trabalho, Justiça e Cidadania com as cartilhas informativas, camiseta, CD com material produzido na edição  anterior da ação social em direitos humanos). As cartilhas, que serão lidas e estudadas pelos alunos, são respectivamente ‘Cartilha do Trabalhador’, ‘Sesinho – Segurança é tudo’, ‘Trabalho Doméstico’, ‘Cartilha do Direito Internacional do Trabalho em quadrinhos’, ‘Segurança e Saúde para trabalhadores da indústria da Construção – SESI’, 'Direitos dos Trabalhadores - MPT/BA', e ‘Trabalho Infantil’.
Um dos objetivos foi apresentar o AMATRA VII para os alunos para integrá-los ainda mais ao Projeto, bem como estreitarem laços com a Associação idealizadora e responsável pela ação social.
A Juíza Kelly Porto reforçou a importância do Projeto e parabenizou a iniciativa da equipe em documentar todas as ações, o que entende como importante para sensibilizar mais voluntários para a causa. Destacou o caráter sólido que o Projeto possui: “Esse projeto veio para ficar.”
Clovis Renato, complementando a fala da magistrada, asseverou sobre a pertinência do registro de matérias de grande valor social em mídia hegemônica como a internet, pois possibilita ao Projeto TJC atingir maior público, ampliar sua legitimação e perenidade.
Em seguida, as juízas teceram explicações sobre a AMATRA, sua finalidade, seus feitos e consolidação. Momento considerado de suma importância para os alunos da Faculdade Christus, uma vez que houve o esclarecimento de várias dúvidas dos alunos dos semestres iniciais do Curso de Direito.
Os cinco alunos do Projeto Comunidade e Direitos Sociais da Faculdade Christus manifestaram suas impressões sobre a visita.
Igor Ian agradeceu a oportunidade de conhecer a AMATRA e falou da formação em Direito do Trabalho e sobre o aspecto humanístico que o Projeto disponibiliza para os integrantes; Luma Vidal ressaltou a fala do Igor Ian e acrescentou a possibilidade de trocas mútuas de conhecimento e experiências; Stephanie Holanda falou que através do Projeto está sendo possível pôr em prática a teoria aprendida nos livros, bem como destacou que os acadêmicos tornam-se referências para o público-alvo nas escolas estaduais de ensino profissionalizante, de modo que muitos a tem procurado para saber informações sobre o Curso de Direito e sobre como fazer para ingressar na faculdade; Erick Sampaio expôs sobre a importância do acesso a Justiça e sobre como nos tornamos cidadãos quando a alcançamos; Ticyanne Pereira abordou sobre a importância de conhecer a parceira AMATRA VII e sobre o diálogo travado no encontro entre alunos, professor/orientador e magistradas.
Em face da juventude e entusiasmo das jovens magistradas do trabalho, ficou patente a inspiração perpassada nos alunos e alunas do Curso de Direito para continuarem com seus estudos, tomando entre suas possibilidades a carreira da Magistratura em âmbito trabalhista.
Considerando as informações prestadas pelos alunos, firmou-se que serão trabalhadas conjuntamente com o tema ‘Trabalho na Adolescência’, nas escolas profissionalizantes, informações sobre programas públicos de acesso gratuito as instituições de ensino superior por alunos da rede pública de ensino (PROUNI), bem como de financiamento, para fomentar mais o interesse da juventude local (FIES). Para tanto, viabiliza-se mais uma das facetas do Projeto.
A Juíza do Trabalho Daniela Pinheiro Gomes Pessoa sugeriu que os alunos aproveitassem ao máximo a oportunidade, ressaltando que o público-alvo do Projeto é muito especial e que cada escola é uma experiência nova, sendo, portanto, “esse o motor que faz a gente continuar.”
Em reunião já na Faculdade Christus ficou acertado sobre a possível participação da equipe no ‘Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2012’, que os alunos Erick Sampaio e Ticyanne Pereira falariam sobre o regulamento e dariam sugestões de participação da equipe no Grupo do EDH no facebook, com debate previamente agendado para o dia 28.06 na própria rede social.
Manteve-se a sugestão dos alunos elaborarem resumos, com o Professor Clovis Renato, para serem apresentados no I Congresso Brasileiro sobre Ruído, em setembro. Delimitou-se que os alunos que topassem a empreitada, poderiam enviar seus resumos para serem coelaborados pelo professor até o dia 20.07, tempo hábil para ajustes e envio para o evento. O foco dos artigos deve estar relacionado ao Meio Ambiente do Trabalho, focando em categorias com determinadas doenças e acidentes específicos regulamentados e fiscalizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego com dados no Ministério da Previdência Social.
Dando seguimento as atividades do Projeto Comunidade e Direitos Sociais, foi fixada a programação ordinária a ser cumprida pelos integrantes. Entrega do fichamento (resumo analítico) para apresentação sobre ‘Trabalho Digno’ (10.07), ‘Trabalho na Adolescência e meios de acesso público ao Ensino Superior’ (17.07), ‘Salário’ (24.07), ‘Cartilhas da AMATRA VII’ (31.07).
Apesar de todos terem de ler e escrever sobre os demais temas, objetivando adiantar a ordem das apresentações, acertou-se que cada tema será trabalhado em todas as escolas por três integrantes. Para tanto, ‘Trabalho Digno’ ficou com Igor, Jéssica e Bianca; Trabalho na Adolescência e meios de acesso público ao Ensino Superior’ competirá os alunos Priscylla, Ticyanne e Igor; ‘Salário’ será apresentado por Erick, Stephanie e Luma.  
Ticyanne Pereira
Igor Ian
Clovis Renato Costa Farias
(Advogado/Professor Orientador)

3 comentários:

Anônimo disse...

Onde posso adquirir essas cartilhas de segurança?

Anônimo disse...

Onde posso adquirir essas cartilhas de segurança?

VIDA, ARTE E DIREITO disse...

Oi! As cartilhas podem ser adquiridas nas sedes das AMATRAS em cada Estado. É importante ligar antes para ver se há disponíveis. Abraço!