Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

terça-feira, 19 de junho de 2012

Encerramento exitoso do diagnóstico nas escolas pelos Projetos AMATRA/F.CHRISTUS


A última visita diagnóstico às escolas profissionalizantes a serem beneficiadas pela junção dos projetos ‘Comunidade e Direitos Sociais’ (EDH/Faculdade Christus) e ‘Trabalho, Justiça e Cidadania’ (Associação dos Magistrados Trabalhistas da 7ª Região - AMATRA VII), foi realizada na escola E. E. E. P. Professor Onélio Porto, no dia 18 de junho de 2012.
Situada no Conjunto José Walter, a escola abriu as portas aos estudantes da Faculdade Christus e ao Professor Orientador Clovis Renato Costa Farias. A instituição educacional desenvolve um trabalho louvável de educação multidisciplinar e profissionalizante integrando os corpos docente e discente para produzirem cidadãos brasileiros emancipados e aptos para a vida extra classe.
Logo no início da visita, os alunos da EEEP Professor Onélio Porto, integrantes do Projeto Arte e Educação germinado na própria escola, apresentaram as canções “Asa Branca” e “Eu só quero um xodó” do cantor Luiz Gonzaga, recepcionando com arte musical nordestina os membros do projeto da Faculdade Christus, preservando e disseminando a cultura nordestina e marcando o centenário do Rei do Baião, exatamente no período junino. Em seguida, passaram a interpretar outras canções em ritmos variados como o Reggae.
Após a belíssima apresentação, o Professor Clovis Renato falou sobre os objetivos do projeto e sobre os temas: Trabalho Digno, Trabalho da Mulher, Trabalho na Adolescência e Salário a serem trabalhados nas escolas, esclarecendo que tais temáticas seriam detalhadas pelos alunos membros do Escritório de Direitos Humanos (EDH/F. Christus), para uma posterior votação democrática pelos alunos da Escola Profissionalizante. Metodologia idêntica a utilizada nas demais escolas (EEP Joaquim Moreira e Júlia Giffoni), na segunda-feira dia 11.06.
Posteriormente, os alunos Igor Ian e Jéssica Ximenes apresentaram sobre Trabalho Digno, seguidos por Ticyanne Pereira e Bianca Rocha, cujo tema foi Trabalho na Adolescência. Trabalho da Mulher foi devidamente apresentado pelo Professor Clovis Renato e pelo aluno Érick Sampaio, ambos substituindo duas integrantes do grupo que não puderam comparecer. Por fim, Stephanie Holanda e Érick Sampaio trabalharam o tema Salário.
Na ocasião, todos buscaram contextualizar ao máximo os temas, trazendo exemplos diversos, com o objetivo de aproximar os alunos e despertar o interesse neles, em manifesto avanço didático do apresentado nas apresentações vestibulares na semana anterior. Prova de que o Projeto já começa a cumprir algumas de suas metas, tais como, desenvolver a oratória, a didática, os conteúdos e nivelar a linguagem jurídica, tornando-a acessível à quaisquer interessados.
Os assuntos selecionados pela escola, para serem trabalhados no mês de agosto, pelos membros do EDH, foram Trabalho Digno e Trabalho na Adolescência. Tendo em vista que mais de um tema foi selecionado, ficou decidido que os membros os apresentarão fazendo um intrincamento de ideias aptas a trazer os delineamentos gerais sobre as duas temáticas.
Ao término do diagnóstico, a Professora Mônica Duarte chamou o aluno Diego dos Santos Barbosa, vencedor do I Concurso de Leitura Interpretativa que faz parte do projeto Leitor do Futuro, promovido pela Comissão de Educação da Ordem dos Advogados do Brasil Secional Ceará (OAB-CE), para apresentar sua performance e mostrar como é importante para as escolas participarem de projetos que buscam desenvolver as diversas capacidades dos alunos. Diego dos Santos, fazendo jus ao título de melhor leitor do estado do Ceará, recitou um poema do autor Álvares de Azevedo, seguido de aplausos e salvas dos alunos da escola. Em seguida, o Professor Clovis declamou o poema ‘Versos íntimos’, de Augusto dos Anjos, seguido pelo Professor de Filosofia Alcântara, para animação e instigação dos presentes à leitura.
Através das palestras está sendo possível notar que o Projeto Comunidade e Direitos Sociais está desenvolvendo nos alunos, também, o gosto pela leitura e pela cultura. Assim manifestou-se um dos discente da EEEP Professor Onélio Porto: “Estou gostando muito das palestras, são ótimas como aprendizagem extra, para conhecer um pouco a Constituição Federal e estão servindo, ainda, como inspiração para mim, pois quero cursar Direito” (aluna Sônia, 16 anos, do 2º ano). Para Alice (16 anos, do 2º ano), “As palestras são importantes para se inspirar no futuro”.
Ademais, tem sido recorrente a procura dos alunos das escolas pelos integrantes do Projeto do EDH e da AMATRA para saberem peculiaridades sobre o Curso de Direito, para o qual muitos revelam a pretensão de ingressar em breve. Têm seus ânimos instigados pela observação da participação de alunos das Faculdades com idades próximas às dos alunos das escolas, no caso, há acadêmicos de Direito participando com 17 anos de idade.  

A atividade foi encerrada com a frase da poetisa Clarice Lispector, recitada pela atual Diretora da EEEP Professor Onélio Porto, na despedida: “A atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença”.
Ao final, na reunião em trânsito dos membros do Projeto, acordou-se que, na próxima reunião do grupo, quarta (20/06 – 17h40min), serão avaliados possíveis temas para os artigos científicos que os membros pretendem escrever e publicar, bem como reafirmou-se o compromisso do projeto e a possibilidade de participarem do I Congresso Nacional Multidisciplinar de Ruído Ambiental Urbano e Ruído Aéreo (que terá como participantes o Professor Clovis Renato e a Juíza do Trabalho Dra. Kelly Porto – orientadores dos Projetos), assim como nos próximos eventos de produção científica da Faculdade Christus.
Saiba mais sobre a escola - Blog da Onélio Porto: A EEEP Professor Onélio Porto, que a partir da política governamental do Governo Cid Gomes, cria esse programa como forma de justiça social e resgate da cidadania. Desta forma, vinculada a Filosofia da Teoria Empresarial Socio-Educativa (TESE), estabeleceu-se um programa voltado para a capacitação profissional, que oferece junto à escola condições física e corpo docente e profissional para organizar as potencialidades juvenis locais dando-lhes formação tecnológica e humanística para que os estudantes venham a ser protagonistas de sua própria vivência tornando-se cidadãos e profissionais bem sucedidos.
Situada na Região Sul de Fortaleza, o bairro Conjunto Prefeito José Walter inaugurado no início da década de 70, conta com uma população de 90.000 habitantes de acordo com o censo de 2.000. Em seus 39 anos de existência passou por processos de crescimento importantes para sua estrutura atual que conta com agências bancárias, hospital estadual e várias clínicas médicas particulares, escolas municipais, estaduais e particulares e ainda várias empresas de pequeno e médio porte. 
Bianca Rocha
Érick Sampaio
Ticyanne Pereira
Clovis Renato Costa Farias – Prof. Orientador

Um comentário:

Anônimo disse...

OBS 1: José Valter, não é com v, (o certo é assim: José Walter)



OBS 2: Nós somos do colégio E.E.E.P. Professor Onélio Porto - José Walter.