Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Contra 'pacotaço', servidores do Detran-PR retomam greve suspensa

Atendimento nesta quarta-feira (18) é realizado das 12h às 14h.
Profissionais também exigem melhorias no plano de carreira da categoria.
Os servidores do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) retomaram, nesta quarta-feira (18), a greve da categoria que havia sido suspensa em dezembro de 2014. Os trabalhadores decidiram se unir aos professores e funcionários estaduais contra o “pacotaço” do governo estadual. O atendimento nesta quarta será realizado das 12h às 14h.
O pacote de medidas de austeridade apresentado pelo governador Beto Richa (PSDB) foi retirado para revisão da pauta de votações da Assembleia Legislativa na quinta-feira (12), após servidores em greve invadirem o pátio da Casa. Não há previsão de retomada das discussões.

Dos 900 funcionários do orgão, cerca de 80% devem aderir à paralisação, segundo o Sindicato dos Servidores do Detran-PR (Sisdep). Com a deflagração da nova greve, por tempo indeterminado, apenas os serviços considerados essenciais serão oferecidos à população paranaense.
São eles: a liberação de veículos apreendidos, o registro de veículos que façam atendimento de urgência e emergência (viaturas policiais e ambulâncias), recebimento e devolução de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa, bem como a realização de exames práticos para processo de primeira habitação que vencerão em 30 dias.
O sindicato disse que os serviços de registro de veículo novo e renovação de CNH vencida há mais de 30 dias não foram considerados essenciais, porque os processos podem ser realizados por meio de despachantes e via internet.
Planos de carreira
Além do protesto contra o "pacotaço", o diretor jurídico do Sisdep, Arnaldo Menon, explica que a retomada da greve aconteceu porque o projeto que prevê melhoria nos planos de carreira, que deveria ser votado no fim de 2014, não foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
"A mensagem ainda não foi sequer encaminhada para votação dos deputados. Queremos lembrar aos cidadãos paranaenses que esse projeto não se trata de aumento salarial, mas sim do nosso quadro de funcionários", afirmou.
Menon reconhece que a greve poderá trazer transtornos aos paranaenses. "É claro que a paralisação proporciona prejuízo e lentidão no atendimento à população, mas pedimos a compreensão dos paranaenses, uma vez que lutamos por uma melhora nas condições de trabalho”, relatou ao G1.
No fim de 2014, a paralisação dos servidores do orgão durou uma semana e prejudicou o atendimento nas unidades operacionais de todo o Paraná. Os trabalhadores pedem ainda a abertura do debate para contratação de funcionários por meio de concurso público.
Posicionamento
O Detran-PR informou, por meio da assessoria de imprensa, que lamenta a decisão dos funcionários e que continua aberto ao diálogo com a categoria. Na tarde desta quarta, o órgão deve verificar quantos servidores aderiram à greve para elaborar um plano de contingência. Alguns funcionários serão remanejados para as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) com maior demanda, como Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel.
O Detran-PR disse, no início da tarde desta quarta-feira (18), que os manifestantes não estavam cumprindo os serviços essenciais em algumas unidades e impediram o acesso da população e de alguns funcionários em Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.
Já na capital paranaense, a vistoria e a banca examinadora funcionam normalmente, assim como o atendimento nas unidades do Tarumã, Hauer e Centro.
O departamento reforçou ainda que a população tem acesso a uma série de serviços através dos terminais de autoatendimento instalados nas Ciretrans, shoppings, mercados e prefeituras de todo o estado. O atendimento telefônico gratuito continua em funcionamento 24 horas por dia, inclusive aos sábados e domingos. Qualquer dúvida pode ser solicitada através do telefone 0800 643 7373.

Fonte: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2015/02/contra-pacotaco-servidores-do-detran-pr-retomam-greve-suspensa.html

Nenhum comentário: