Este
documentário produzido no ano de 2012, questiona a escolarização moderna e
propõe um novo modelo educativo.
O atual
sistema "PRUSSIANO" originado do padrão militar de educação da
Prússia, no século 18, tem como objetivo gerar uma massa de pessoas obedientes
e competitivas, com disposição para guerrear.
As escolas
são colocadas no mesmo patamar das fábricas e dos presídios, com seus portões,
grades e muros; com horários estipulados de entrada e de saída, fardamento
obrigatório, intervalos e sirenes indicando o início e o fim das aulas.
Ou seja, o
sistema educacional vigente acaba refletindo verdadeiras estruturas políticas
ditatoriais que produzem cidadãos "adestrados" para servir ao
sistema; nesses termos, qualquer metodologia educacional que busque algo
diferente será "proibida".
Infelizmente,
esse foi o modelo que se espalhou pela Europa e depois pelas Américas. Sua
principal falha está em um projeto que não leva em consideração a natureza da
aprendizagem, a liberdade de escolha ou a importância do amor e relações
humanas no desenvolvimento individual e coletivo.
E aqui
estamos agora, com este problema enorme nas mãos...
Assim,
fracassados somos todos os que compactuamos direta ou indiretamente com esta
verdadeira máquina de subjugar crianças e adolescentes inocentes.
Este
documentário é o resultado de mais de 90 entrevistas realizadas em 8 países
através de 45 experiências educativas não convencionais e um total de 704
co-produtores.
Um projeto
completamente independente de uma magnitude sem precedentes, o que explica a
necessidade latente para o crescimento e o surgimento de novas formas de
educação.
Colabore você
também, divulgando e compartilhando o vídeo em redes sociais, promovendo um
debate no seu meio social.
"Todo
mundo fala de paz, mas ninguém educa para a paz. As pessoas educam apenas para
a competição e a competição leva à guerra."
( Pablo
Lipnizky )
"Nunca
duvide que um pequeno grupo de cidadãos, prestativos e responsáveis possa mudar
o mundo. Na verdade, é assim que tem acontecido sempre."
( Margaret
Mead )
"A
liberdade real virá quando nós nos libertarmos da dominação da educação
ocidental, da cultura ocidental, e do modo de vida ocidental."
( Mahatma
Gandhi )
Algumas das
propostas e princípios pedagógicos que sustentam "A Educação
Proibida":
Método
Montessori; pedagogia Waldorf (Rudolf Steiner); pedagogia Crítica; pedagogia
Liberadora (Paulo Freire); método Pestalozzi; método Freinet; A Escola Livre; A
Escola Ativa; pedagogia Sistêmica; educação Personalizada; pedagogia
Logosófica.
CRÉDITOS
A Educação
Proibida -- La Educación Prohibida
DIREÇÃO
Germán Doin
PRODUÇÃO
Verónica
Guzzo
MÚSICAS
Introdução -
Kokenovem - Fons Vitae - Jamendo
In the Dewdrop - de Expedizion - Guillrmo Agnese
Zoreya (Hang
y Sarangi)- Mauro Ortega Zenteno
Juntos -
Andrés Garcia
Huested -
Matías Córdoba
Solfeggio -
Matías Córdoba
Aula Vida -
Matías Córdoba
New
Andromeda Theory - Wasaru
Brahma - El
Perez
LEGENDA
Daniel Slon
- Lucia Moretzsohn
REVISÃO e
SINCRONIZAÇÃO da LEGENDA
Photo Amaral
EDIÇÃO FINAL
Photo Amaral
LINKS =
Aqui você
vai encontrar a lista de créditos de todas as pessoas que trabalharam na equipe
de "Educação Proibida."
Link dos
créditos = http://www.educacionprohibida.com/pel...
Site oficial
= http://www.educacionprohibida.com/:
Link em
português = http://translate.google.com.br/transl...
Reevo =
http://blog.reevo.org/
Reevo
português = http://reevo.org/pt-br/
FAIR USE NOTICE: We are making this material available
in our efforts to advance understanding of environmental, political, human
rights, economic, democracy, scientific, and social justice issues, etc. We
believe this constitutes a "fair use" of any such copyrighted
material as provided for in section 107 of the US Copyright Law. In accordance
with Title 17 U.S.C. Section 107, the material on this site is distributed
without profit to those who have expressed a prior interest in receiving the included
information for research and educational purposes.
NO INFRINGEMENT OF COPYRIGHT IS INTENDED
Fonte:
https://www.youtube.com/watch?v=-t60Gc00Bt8
Nenhum comentário:
Postar um comentário