Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Post do Ministério da Educação da França provoca comentários racistas

Foto mostra crianças negras na volta às aulas.
Internautas questiona: 'Esta imagem é da França'?
Uma foto publicada na página do Ministério da Educação da França para promover o início do ano letivo provocou uma série de comentários racistas de internautas. A foto mostra oito crianças do jardim da infância de uma escola infantil francesa, sendo duas crianças brancas e seis negras. "Desejo um feliz retorno às aulas para as crianças de Conarki (capital da Guiné, na África)", escreveu um internauta. "Esta imagem é da França?", questionou outro comentarista.
No post, o ministério apenas indicava que ações para localizar problemas da educação nacional, a apresentação do sistema educativo, informações práticas e orientadas devem ser feitas no site oficial do órgão.
Um  internauta perguntou o que o ministério estava "tentando alcançar com esta imagem", enquanto outra chamava a imagem de "uma provocação deliberada", perguntando como poderia ser "normal ter uma imagem de estudantes franceses quando apenas um deles é branco? (na verdade são dois, uma menina branca aparece mais escondida na foto)".

Os comentários provocaram logo uma reação de outros internautas apoiando a ação. "A foto mostra pessoas que são sub-representadas na França. Para os que dizem 'onde estão os franceses', respondo que a cor de pele não é uma indicação de nacionalidade", afirmou uma jovem. "Onde vocês veem cores, eu vejo crianças", indicou outra.
As aulas na França começaram oficialmente nesta terça-feira (2). O país tem uma nova ministra da Educação, Najat Vallaud-Belkacem, que nasceu no Marrocos e atuava como ministra dos Direitos da Mulher.
A ministra, de 36 anos, tem recebido críticas de alas da direita nas mídias sociais. Também foi vítima de insinuações de membros da oposição que postaram fotos de Vallaud-Belkacem usando saias e dizendo "O que você fez para convencer o presidente Hollande a nomeá-la a um grande ministério?". Ela é a primeira mulher da história a assumir a chefia da Educação na França.
FRANÇA: A nova ministra da Educação da França, Najat Vallaud-Belkacem, dá entrevista sobre o novo calendário escolar no país (Foto: Bertrand Guay/AFP)

Fonte: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/09/post-do-ministerio-da-educacao-da-franca-provoca-comentarios-racistas.html

Nenhum comentário: