O evento está marcado pelo retorno à normalidade pós Pandemia COVID, que impactou a CIT/OIT, desde 2020, que restou não realizada em 2020, on line em 2021 e híbrida/restrita em 2022.
Ministro TST Alberto Balazeiro, Juíza Presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, Ministro TST Evandro Pereira Valadão.
Estão presentes integrantes brasileiros nas bancadas de representação dos trabalhadores, governos e empregadores, com destaque especial para a representação dos trabalhadores, uma vez que é uma das maiores, dado o tamanho do Brasil e a composição por representantes das centrais sindicais brasileiras, CSB, NCST, UGT, CTB, CUT.
Pontos registrados oficialmente (I. Relatório do Presidente do Conselho de Administração e Relatório do Diretor Geral; II. Programa e Orçamento e outros assuntos; III. Informações e relatórios sobre a aplicação de convenções e recomendações).
Pontos introduzidos pela Conferência ou pelo Conselho de Administração (IV. Aprendizagem - elaboração de normas, como segunda discussão; V. Discussão recorrente sobre o objetivo estratégico da proteção social - proteção dos trabalhadores; VI. Uma transição justa, incluindo a consideração de políticas industriais e tecnologia, rumo a economias e sociedades ambientalmente sustentáveis para todos, como discussão geral; VII. Revogação de um acordo internacional de trabalho e retirada de quatro acordos, um protocolo e 18 recomendações; VIII. Projeto de acordo e projeto de recomendação sobre a revisão parcial de 15 instrumentos internacionais de trabalho derivados da inclusão de um ambiente de trabalho seguro e saudável de acordo com a estrutura da OIT sobre princípios e direitos fundamentais no trabalho; IX. Medidas que poderiam ser tomadas nos termos do artigo 33 da Constituição da OIT com vistas a obter o cumprimento das recomendações da comissão de inquérito pelo Governo da Bielorrússia).
A Conferência é composta por um plenário e várias comissões permanentes e técnicas, encarregadas de tratar dos itens técnicos da ordem do dia.
Desse modo, o plenário da Conferência inclui sessões de a) oficial da Conferência (segunda-feira, 5 de junho) na sala XIX; b) exame do relatório do Presidente do Conselho de Administração e do Relatório do Diretor Geral (entre terça-feira 6 e terça-feira 13 de junho) na sala XX; c) A Cúpula sobre o Mundo do Trabalho: Justiça Social para Todos (quarta 14 e quinta-feira 15 de junho) na sala XX; d) a aprovação dos relatórios das comissões permanente e técnica (na quinta-feira 15 e na sexta-feira 16 de junho) na sala XX; e) a sessão de encerramento da Conferência (sexta-feira, 16 de junho) na sala XX.
Em tal contexto, deseja-se que os trabalhos continuem de forma exitosa, como temos acompanhado a CIT/OIT, desde 2018, como Assessor Técnico/Consultor Jurídico.
Clovis Renato Costa Farias
Advogado sindical/Professor Universitário
Assessor Técnico CSB na CIT/OIT 2018-2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário