"Contam-me os
refugiados sobreviventes que quando
um barco é
surpreendido por uma tempestade, é mais
provável que ele
afunde, se os passageiros entrarem em
pânico. Mas se uma só
pessoa permanecer calma, lúcida e consciente, ela sozinha poderá ajudar os
outros, e todos sobreviverão ao perigo. Os ensinamentos budistas convergem
todos para esse ponto: cada um de nós é essa pessoa."
"A terra é como
um pequeno barco em meio a perigosa tempestade; por isso temos que ser, nós
mesmos, o melhor que pudermos ser. Lembrem-se: uma pessoa
é muito importante;
uma pessoa é muito."
" Mediação: É
observar, sem nenhum
julgamento ou
racionalização, os movimentos da mente."
"O que aprendi
com esse episódio - no início
aparentemente pueril
e sem sentido - foi que, não é
analisando nosso
comportamento que o mudamos, mas
sim quebrando seus
padrões habituais."
"mostrar que,
para estabelecer a paz no mundo, temos, antes de tudo, que estabelecer a paz em
nós mesmos. E que realizar o ideal de ajudar
aqlueles que estão
distantes implica, primeiro, em socorrer aqueles que estão imediatamente
próximos." Odette Lara
"Minha resposta
é: focalize totalmente sua atenção no
trabalho que estiver
fazendo, mantendo-se constantemente pronto a controlar com habilidade e
inteligência
qualquer situação que
surja - isto é alertar a mente.
Mente alerta não é
outra coisa senão ter toda sua
atenção focalizada na
ação que estiver fazendo, mantendo-se capaz de usar seu discernimento
total."
"Mente alerta é
o milagre pelo qual restauramos e
conquistámos a nós
mesmos. Consideremos, por exemplo, um mágico que corta seu corpo em diversas
partes, colocando-as em diferentes lugares - pernas aqui, mãos
ali, braços acolá,
etc, e num golpe de mágica faz com
que todas as partes
se juntem novamente. A mente
alerta é assim
também. É o milagre que permite restaurar, numa fração de segundo,
a mente dispersa,
reintegrando-a em sua totalidade, de forma a podermos viver cada momento da
vida."
"A respiração é
o elo que liga a consciência à vida, que une o corpo à mente. Sempre que sua
mente começar a vagar, use a respiração para retomar se controle."
"Inspire leve e
longamente, cônscio de que está inspirando. Depois expire, igualmente cônscio
de que está expirando."
"Sempre que um
pensamento positivo surja, reconheça isso: "Um pensamento positivo
acaba de
surgir". Não se apegue ao pensamento, mesmo que este Ihe seja agradável,
assim como não tente repeli-lo mesmo que ele Ihe seja desagradável.
Reconhecê-lo é o suficiente." P. 59
"Se você tiver
se distraído, deve saber que se distraiu,
e se estiver
presente, deve reconhecer que está presente.
Uma vez alcançada
essa consciência, nada mais o perturbara."
"Ao praticar o
exercício de alertar a mente, não se
deixe dominar pela
distinção entre bom e mau, criando
assim uma luta em seu
interior."
" Agora eu vejo
que se a pessoa não sabe como morrer, dificilmente saberá como viver. Porque a
morte é parte da vida. Nós temos que olhar para a morte de frente, reconhecê-la
e aceita-la exatamente
como olhamos e
aceitamos a vida." P.68
"Nós veremos
que a vida e a morte são duas faces da
Vida e que sem ambas, a Vida não é possível, exatamente como as duas faces da
moeda são necessárias para que a moeda exista." P. 69
"O trabalho é
apenas parte da vida. E trabalho é vida somente quando feito com a mente
alerta. Do contrário, nos tornamos como aqueles que "vivem como se
estivessem mortos". Cada um de nós tem que acender sua própria tocha e
carrega-la. Mas a
vida de cada um de
nós está conectada com a vida dos
que nos rodeiam. Se
soubermos viver com a mente alerta, conservando e cuidando de nosso coração, nossos
irmãos também aprenderão a viver assim." P. 77
"Se numa família
houver uma pessoa que mantenha
a mente alerta,
graças a ela a família inteira poderá ser
capaz de fazer o
mesmo. Se, numa sala de aula, um só aluno viver com a mente alerta, a classe
inteira será influenciada por ele." P. 82
"Na escola da
Juventude para Serviço Social no Vietnã, devemos seguir esse princípio. Não se
preocupe se os outros em volta não estão fazendo o melhor que podem.
Preocupe-se apenas em você mesmo dar o melhor de si. Fazendo o melhor, você
estará automaticamente fazendo com que os que estão à volta se lembrem de que
eles também podem fazer o melhor. Isso é certo. Somente mantendo a mente alerta
não nos perderemos e adquiriremos paz e contentamento; e seremos capazes de
olhar os outros abertamente, com olhos de amor." P. 82
"O Bodhisatta
que rompeu a estreiteza da visão e penetrou na realidade da interdependência é
como alguém passeando tranquilamente a bordo de um pequeno barco sem ser
submerso pelas ondas do nascimento e da morte." P. 69
"Quando a
realidade é percebida em sua natureza de perfeição última, o praticante atinge
o grau de sabedoria conhecido como mente não discriminativa: uma maravilhosa
comunhão na qual não mais existe distinção entre sujeito e objeto." P.74
"O que conta é
seu coração. Se seu coração não está nublado pelas falsas visões, você será
capaz de entrar em comunhão com a ámore; a amendoeira estará pronta a
revelar-se em sua totalidade. Ver a árvore é ver o Caminho." P.75
"Realidade livre
de todas as falsas visões produzidas pela imaginação." P. 74
" A história das
três perguntas do imperador (Tolstoi). Ele poderia continuar a reinar
satisfeito, sem o risco de cometer nenhuma falha, somente se conseguisse a
resposta para as seguintes perguntas:
Qual o tempo mais
oportuno para se fazer cada coisa?
Quais as pessoas mais
importantes com quem trabalhar?
Qual a coisa mais
importante a ser feita?" P. 87
"Lembre-se de
que só existe um tempo importante e esse
tempo é o agora. O
presente é o único tempo sobre o qual temos domínio. A pessoa mais importante é
a que está à sua frente. E a coisa mais importante é fazer essa pessoa
feliz". P. 91
"No caso de uma
sociedade, atente para o sofrimento de uma nação, causado pela guerra ou
qualquer outra situação de injustiça. Tente ver que todas as pessoas envolvidas
no conflito são
vítimas. Que ninguém,
inclusive aqueles que parecem ser da oposição, deseja que o sofrimento
continue. Veja que a
culpa não é só de uma pessoa, ou de algumas. Veja que tal situação se deve ao
apego a ideologias e sistemas de injustiça econômica, mantidos por ignorância
ou por falta de decisão em mudar. Veja que os dois lados de um conflito não são
opostos, mas dois aspectos de uma só realidade. Veja que a coisa essencial é a
vida e que matar ou oprimir nada resolverá. Lembre-se das palavras do Sutra:
Em tempo de guerra,
Cultive em si mesmo a
Mente da Compaixão,
Ajudando os seres
vivos a
Abandonarem o desejo
de luta.
Onde haja batalha,
Use todo seu poder
Para manter ambos os
lados igualmente fortes." P. 107
"Entre então no
conflito para conciliar." P. 107
Um comentário:
Obrigada Renato pelo resumo! Excelente!
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