Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Curso de Direito da Faculdade Christus comemora 10 anos de existência em grande estilo sem perder o sentido acadêmico


Os dez anos do Curso de Direito da Faculdade Christus foram comemorados na abertura do IX Encontro de Iniciação à Pesquisa e à Docência, também, do VII Encontro de Pesquisadores e com o lançamento do livro ‘Ensino Jurídico: Os desafios da compreensão do Direito. Estudos em homenagem aos 10 anos do Curso de Direito da Faculdade Christus’. 
A cerimônia de abertura conjunta dos eventos ocorreu às 18h30min do dia 22.05.2012, no Auditório I da Faculdade, com a presença de diversos professores, ex-professores, funcionários, alunos, ex-alunos egressos do curso aniversariante e demais ilustres convidados.

Dando início ao evento o Grupo Distraídos Venceremos, coordenado pela Profa. Fayga Bedê, fez uma apresentação artística com os alunos e funcionários, levando o auditório lotado a sentir fortes emoções, marcando a humanização integrante da formação oferecida pela instituição.
A Coordenadora do Curso Gabrielle Bezerra proferiu o discurso vestibular ressaltando a importância da pesquisa, asseverando que se deve sempre continuar lutando e mantendo a ética, rumo à transformação. Destacou: “Olhe, cultive a sua indignação na medida certa e faça dela o seu ponto de partida para caminhar, para pesquisar e seguir em frente. [...] O cidadão é um ser em construção”. Homenageou a todos os que trabalharam e laboraram, acreditando nas possibilidades para que o curso chegasse à posição de destaque em que se encontra.
Em seguida a Profa. Gretha Leite destacou a importância do Encontro e da pesquisa, saudando a todos os presentes, em especial, aos alunos que participam dos grupos de estudo e pesquisa.
Foram entregues lembranças simbólicas às professoras Gabriele Bezerra, Fayga Bedê, Sandra Helena Lima Moreira e Roberta Laena, bem como aos professores Flávio José Moreira Gonçalves, Ana Paula Melo, Carlos Augusto Medeiros de Andrade, Nestor Araruna, Zaneir Teixeira, Leandro Bessa, Alexandre Perazzo, Paulo Portela, Bruno Queiroz, Denise Andrade, Germana Belchior, Andréia Costa, Christyanne Diógenes, Elizabeth Fiuza.
Passou-se ao reconhecimento dos alunos: Tânia Montenegro (primeira monitora da faculdade), Vitor Meneses, Paulo Eduardo Fabrício, Martha Suzy Almeida, Marina Memória, Bruno Barros, Juan Pablo, Maria Lidiane, Dayse Oliveira, Ana Paula Pinto, Andréia Mikaele, Maria Eurídice, Nayla Montezuma, Ivone Machado Tabatinga, toda a equipe do Grupo Distraídos Venceremos e ao funcionário Vildomar, este em homenagem conjunta por três das coordenadoras do curso.
Nunca esquecendo o cunho acadêmico e de formação emancipatória, foi proferida a palestra ‘O Ensino do Direito transformando pela educação popular de estudantes com movimentos sociais’ pelo professor Luiz Otávio Ribas, em mesa presidida pela Profa. Zaneir, compondo a mesa a Profa. Gretha Leite.
Tudo justamente no ano em que a Faculdade Christus obteve a melhor colocação entre as instituições privadas de ensino no Exame da OAB/CE, considerado como um dos mais difíceis do gênero, prestado pelos alunos dos cursos jurídicos de graduação no país.
O marco principal da comemoração foi o lançamento da obra ‘Ensino Jurídico: Os desafios da compreensão do Direito. Estudos em homenagem aos 10 anos do Curso de Direito da Faculdade Christus’, organizada pelas professoras Gretha Leite Maia Correia e Zaneir Gonçalves Teixeira, pela Editora Faculdade Christus. Prefaciada pelo Diretor da Instituição de Ensino Superior Estevão Lima de Carvalho Rocha, apresentada pelo professor e Procurador do Município de Fortaleza Juraci Mourão Lopes Filho, com 37 autores dos capítulos com temas que mesclam o Direito com diversos temas e matérias instigantes da atualidade.

O livro é iniciado com o texto “Manifesto da Cátedra Livre e Multiversitária de Filosofia, Arte e Direito’ do saudoso Luiz Alberto Warat e Willis Santiago Guerra Filho. Seguem-se ‘A Educação em Direitos Humanos no Ensino Superior no Brasil’ (Ana Maria D’Ávila Lopes), ‘A Andragogia como uma proposta de incremento à Pedagogia Tradicional no Ensino Superior’ (Andréia Spazzafumo e Denise Almeida de Andrade), ‘Crítica ao Ensino Jurídico Brasileiro’ (Christianny Diógenes Maia e Thamara Rocha Diógenes), 
O Pequeno Príncipe e o Direito – Uma breve análise literário-crítica e psico-social’ (Clovis Renato Costa Farias), ‘Ensino Jurídico contemporâneo: da Academia para a sociedade’ (Denise Lucena Cavalcante), ‘Ensino Jurídico e compromisso de qualidade: atendimento individualizado e acompanhamento ao egresso’ (Deubia Gabriela Oliveira Cavalcanti Mourão), 
A pesquisa social ganha espaços no Curso de Direito da Faculdade Christus, mas ainda pede passagem’ (Elizabeth Fiuza Aragão), “Distraídos Venceremos: laboratório de criatividade em Direito, Arte e Cultura – um estudo de caso’ (Fayga Silveira Bedê, Tércio Aragão Brilhante, Francisco José Alves de Aragão, Andréa Micaelle Santos Sousa, Ana Virgínia Ramos Cardoso e Maria Eurídice Ferreira Cavalcante),
Educação em Direitos Humanos: algumas ideias para a disseminação de práticas transdisciplinares no Ensino Jurídico’ (Flávio José Moreira Gonçalves), ‘Ensino Superior do Direito, concursos e a monografia jurídica’ (Frederico Augusto Barbosa da Silva e Roberto Freitras Filho), ’10 anos do Curso de Direito  da Faculdade Christus: recortes de uma História’ (Gabrielle Bezerra Sales), 
O sentido da Antropologia no Mundo Jurídico’ (Gerardo Clésio Maia Arruda), ‘Ensino Jurídico e Meio Ambiente: uma discussão sob a perspectiva da complexidade’ (Gemana Parente Neiva Belchior e Bruno Barros Carvalho), ‘Da crise do Ensino Jurídico à crisálida da Ética da transdisciplinaridade: a metamorfose em Direito do Amor e da Solidariedade através da formação jurídica’ (Germana de Oliveira Morais e Ana Stela Vieira Mendes),
O Bacharelado em Direito e a construção da ordem política no Brasil’ (Gleice Queiroz de Lima e Gretha Leite Maia), ‘Compreendendo o que vai pelo mundo: a interdisciplinaridade como fio de Ariadne no labirinto da técnica processual’ (Gretha Leite Maia), ‘Estratégias didáticas na Educação Jurídica: alternativas para o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de Direito’ (Horácio Wandelei Rodrigues), 
A Assessoria Estudantil com movimentos sociais brasileiros nas décadas de 1960 a 2000’ (Luiz Otávio Ribas), ‘A atuação prática da Psicologia Jurídica para o futuro profissional do Direito’ (Nayanne Rios e Yuri Nóbrega Sales), ‘Ensaio sobre a Cegueira: em que a pesquisa de campo pode contribuir com o Direito?’ (Priscylla Joca), ‘A evolução histórica do Ensino Jurídico no Brasil’ (Rafael Gonçalves Mota), ‘Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: as diretrizes da prova de Direito’ (Roberto Fragale Filho), 
Visões convergentes entre formandos de Direito da Universidade Federal do Ceará e magistrados em cursos de Pós-graduação lato sensu(Raimundo Helio Leite e Rui Verlaine Oliveira Moreira), ‘Extensão no Curso de Direito da Faculdade Christus: reflexões acerca da relação dialógica com o ensino e a pesquisa’ (Sandra Helena Lima Moreira), 
A Educação Jurídica pela poética: o exemplo de Antígona’ (Willis Santiago Guerra Filho), ‘Saber ambiental e Ensino Jurídico’ (Zaneir Gonçalves Teixeira).      
O IX Encontro de Iniciação à Pesquisa e à Docência e o VII Encontro de Pesquisadores, ambos, reuniram mais de cem trabalhos produzidos com as respectivas apresentações e presença maciça dos alunos, a serem apresentados nos dias 23 e 24.05.
Ao final, foram proferidas manifestações de afeto dos integrantes da Instituição e oferecido um coquetel em comemoração.
Sabedoria, força e beleza à instituição para que ela possa continuar com engenho e arte o que tem desenvolvido.
Clovis Renato Costa Farias
(Professor da Faculdade Christus)

Nenhum comentário: