Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

domingo, 25 de agosto de 2013

Pesquisa local é essencial para cobertura universal de saúde, diz relatório da OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu nesta quinta-feira (15) que os países continuem investindo em pesquisas locais como passo para o desenvolvimento de um sistema de cobertura de saúde universal e acessível.
No lançamento do “Relatório Mundial de Saúde 2013: Pesquisa para a cobertura universal de saúde“, em Pequim, na China, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que a cobertura universal “é o conceito mais poderoso que a saúde pública tem para oferecer”.

O relatório mostra como os países, ao desenvolver um sistema para a cobertura universal de saúde, podem utilizar a pesquisa para determinar quais questões de saúde devem ser abordadas, como o sistema deve ser estruturado e como medir o progresso de acordo com cada situação de saúde.
No Brasil, um estudo ecológico mostrou que o aumento da cobertura do programa Bolsa Família foi significativamente associado à redução da mortalidade infantil por diarreia e desnutrição, ao aumento da vacinação e à diminuição da internação de crianças com menos de cinco anos.
O documento incentiva doadores internacionais e governos nacionais a apoiarem mecanismos de compartilhamento de informações e dados para fortalecer a formação e as instituições de pesquisa e medir o progresso em relação ao próprio compromisso de alcançar a cobertura universal de saúde.

Fonte: ISAGS / Unasul

Nenhum comentário: