Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Innovare reúne membros da Comissão Julgadora

Encontro contou com a participação de ministros e representantes de entidades que apoiam o Innovare
Membros da Comissão Julgadora e do Conselho Superior do Prêmio Innovare reuniram-se nesta sexta-feira (16/08) para uma apresentação sobre as estatísticas dos inscritos e o formato para a divisão dos trabalhos entre os jurados.

Participaram do encontro o diretor-presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, e o presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, ministro Carlos Ayres Britto, além dos ministros recém-chegados à Comissão Julgadora do Innovare, Sidnei Beneti, Campbell Marques, Ives Gandra Filho e Lelio Bentes, entre outros, e os presidentes das entidades parceiras do prêmio.
A reunião foi aberta pelo ministro Carlos Ayres Britto, que fez referência às dez edições do Prêmio Innovare e aos 25 anos da Constituição. “Este ano é especial porque marca o décimo ano de existência do Instituto Innovare, um decênio bastante produtivo da entidade, e o primeiro quarto de século da Constituição brasileira. As duas datas são muito importantes e nos enchem de orgulho cívico, democrático e até mesmo ético”, disse.
Em seguida, o vice-presidente do Instituto Innovare, Sérgio Renault, informou os jurados sobre os prazos e datas para realização das avaliações de cada um dos trabalhos inscritos. De julho a agosto as práticas estão recebendo a visita dos consultores do Innovare. Até 30 de setembro, os jurados receberão uma sinopse sobre cada uma delas. A reunião de jurados para o julgamento será em 30 de outubro.
“As visitas são feitas individualmente e dão credibilidade ao prêmio, demonstrando a seriedade com que o Innovare trata cada um dos trabalhos recebidos”, explicou Sérgio Renault.
Nesta edição, o número de inscritos superou em mais de 12% o do ano passado, mesmo sem a premiação em dinheiro, adotada para cumprir a resolução do CNJ.  Estão concorrendo 464 práticas e monografias. “Este ano é a primeira vez que o Innovare não tem premiação em dinheiro.
O acréscimo no número de inscrições é bastante positivo e demonstra consolidação do prêmio. É um reconhecimento de que quando as pessoas se inscrevem elas não estão pensando no dinheiro. Esse aumento no número de inscrições em 2013 é a comprovação disso”, destacou.
Para as categorias já tradicionais no Prêmio (Advocacia, Defensoria, Juiz, Ministério Público e Tribunal), 355 práticas estão concorrendo. No Prêmio Especial, que este ano abriu espaço para a participação de todas as áreas do conhecimento, 109 monografias foram inscritas. A pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) Maria Tereza Sadek, coordena a categoria, aberta a todas as áreas do conhecimento. De acordo com a professora, 56,6% das monografias foram escritas por autores com formação em Direito.
“Posso dizer ao Ministro Carlos Ayres Britto que nunca me foi dada uma tarefa que eu assumisse com tanta paixão. Das 109 monografias, pelo menos 13 mereciam ser publicadas, pelo alto nível de seriedade e pela excelente qualidade das ideias defendidas. Está difícil decidir qual escolher!”, afirmou a pesquisadora, destacando ainda a importância da abertura de espaço para as demais áreas: “Há trabalhos das áreas de psicologia, pedagogia, engenharia e até odontologia.
Nas dedicatórias de suas monografias os candidatos agradecem a oportunidade deste novo espaço para se expressarem e defenderem suas ideias. Acredito que a iniciativa foi muito acertada”. O resultado final deverá ser divulgado no dia da cerimônia de premiação, no dia 28 de novembro, às 11h, no Supremo Tribunal Federal, em Brasília.
O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, da Associação de Magistrados Brasileiros, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional dos Procuradores da República e da Associação Nacional dos magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com o apoio das Organizações Globo.

Nenhum comentário: