Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Apuração da eleição do Sindicato dos Policiais Civis acontece neste sábado na sede do MPT

Notícia de 02 de agosto (prévia a apuração)
A intervenção do Ministério Público do Trabalho(MPT) foi solicitada pelas chapas concorrentes diante do clima de conflituosidade entre as partes
O Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT/CE) realiza, neste sábado (3/8), a apuração de votos das eleições à diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira no Estado do Ceará (SINPOCI), ocorridas na última terça-feira, 30/7. O MPT foi solicitado para mediar o pleito em virtude do nível de conflituosidade entre as chapas concorrentes. Tal compromisso ministerial foi assumido pelo órgão, no último dia 27/7, em audiência com sindicato, no qual foi também acordado sobre a relação dos nomes dos eleitores e o tipo de urna a ser utilizada para os votos.

Os cerca de 2.300 votantes envolvidos no pleito vão aguardar a apuração, que deve iniciar a partir das 9h, na sede do MPT no Ceará. Já experimentado em outras eleições sindicais, o MPT apresenta um sistema seguro, fácil e rápido de apuração. O gabinete do procurador regional do Trabalho Francisco Gérson Marques da Silva, encarregado pelo processo, vai se responsabilizar em receber as urnas de todos os locais de votação, estando elas devidamente conferidas e lacradas, mediante recibo de entrega. 
Conflitos entre as chapas
A audiência com o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira no Estado do Ceará (SINPOCI), ocorrida no dia 27/7, na sede do MPT, foi mediada pelo procurador regional do Trabalho Francisco Gérson Marques da Silva. Contou com a presença dos representantes das cinco chapas concorrentes às eleições no Sinpoci, do inspetor da Polícia Civil Felipe Ramon Velasco Salvany, representando os novatos da carreira de policiais civis, além dos membros da Comissão Eleitoral, os advogados Clóvis Renato Costa Farias e Thiago Pinheiro de Azevedo.
Os principais pontos de conflito entre as cinco chapas candidatas eram acerca da lista de eleitores divulgada no site oficial do sindicato, que deixava muitos nomes de fora, inclusive de integrantes das chapas e, sobretudo, de policiais novatos; e das urnas utilizadas no pleito, se seriam as eletrônicas ou as de lona, utilizando cédulas de papel.
Representantes das chapas se diziam prejudicados com inconsistência da lista, que, de acordo com a Comissão Eleitoral, foi elaborada pelo Setor de Informática do Sindicato dos Policiais Civis. Divergiam também se deveriam ser incluídos os nomes dos policiais novatos, nomeados no último concurso. Segundo o presidente da Chapa 4, o inspetor de Polícia Civíl Gustavo Simpício Moreira, cerca de 350 policiais não constavam na lista, decorrente da lacuna dos nomes dos novatos.
Como o atual mandato da diretoria do sindicato termina no próximo dia 31 de agosto e tendo em vista o que diz o artigo 41 do Estatuto da entidade labora - o qual prevê um prazo mínimo de 30 dias para antes do término do mandato para que se realizem as eleições - ficou acertado, perante o MPT, e com o consentimento de todas as partes, que as eleições seriam mantidas para o dia 30 de julho, das 8h às 17h, nos locais definidos e obedecendo às regras estabelecidas.
Ficou acordado também que a lista de eleitores divulgada no site oficial do Sinpoci permaneceria válida, no entanto os eleitores que não tiverem os nomes constados na mesma poderão votar mediante confirmação em outra lista que foi disponibilizada pelo MPT, em regime de urgência, para a Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag). Quanto às urnas, ficou decidido que seriam utilizadas as de lona, e votos em cédulas de papel em todos os locais de votação. Cerca de 2.300 eleitores estão envolvidos no processo.

Fonte: PRT-7ª Região

Nenhum comentário: