Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Por melhores condições de trabalho, pilotos e comissários anunciam greve

São Paulo, 14 de janeiro de 2015 — Em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta quarta-feira (14/01), a categoria dos aeronautas (comandantes, copilotos e comissários) decidiu que a partir do próximo dia 22 fará paralisação de todas as decolagens entre 6h e 7h da manhã, em todos os aeroportos do país, em protesto contra a proposta considerada como inaceitável das empresas aéreas para a renovação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).
A paralisação continuará por tempo indeterminado e pode até ser intensificada, até que haja uma resposta positiva do SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas).
Os aeronautas reivindicam, entre outras coisas, escalas de trabalho que gerenciem o risco de fadiga dos tripulantes, limitação dos períodos de trabalho nas madrugadas e jornadas menos extensas, condições que afetam diretamente a segurança de voo e a qualidade de vida destes trabalhadores.
Na questão econômica, a categoria decidiu, também em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta quarta-feira, reduzir a pedida para 8,5% de reajuste salarial, tomando como base indicadores que demonstram o crescimento do setor aéreo — a demanda inicial era por 11% e depois caiu para 9%.

A nova proposta será apresentada ao SNEA, que até o momento oferece apenas 6,5% — ou seja, somente 0,17% de ganho real em relação ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que fechou 1º de dezembro, data-base da categoria, em 6,33%. Em caso de negativa, fica mantida a greve convocada para começar a partir do dia 22.
Nosso objetivo não é apenas financeiro. Queremos garantir a segurança de todos, tanto tripulantes quanto usuários dos transportes aéreos. As reivindicações sociais, relacionadas a escalas e jornadas de trabalho justas, são tão importantes quanto as econômicas. Entendemos que elas não acarretam impacto para as empresas, e por isso consideramos intransigência o não atendimento destes itens”, diz o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, comandante Adriano Castanho.
“Inicialmente, a paralisação é de uma hora para trazer menos impacto para o público. A categoria está preocupada, além de garantir seus direitos, em manter o atendimento à sociedade”, pondera Castanho.
Histórico
A pauta de reivindicações da categoria para a renovação da CCT foi entregue às empresas no dia 30 de setembro de 2014, de forma a haver tempo hábil para negociações antes da data-base (1º de dezembro).
Após seis rodadas de negociações — e algumas reuniões canceladas por parte do sindicato patronal —, apenas na última rodada, no dia 12 de janeiro, o SNEA ofereceu 0,17% de ganho real, proposta considerada irrisória pela categoria.
Quanto às reivindicações sociais, as empresas fizeram concessões mínimas em itens de menor relevância, sem nenhum avanço nas questões primordiais, que envolvem escalas de trabalho e jornadas.
Mais informações:
Sindicato Nacional dos Aeronautas
Assessoria de Imprensa - Eduardo Vieira da Costa
Fone: 11 5531-0318 / 11 99608-6227
imprensa@aeronautas.org.br
facebook.com/sindicatonacionaldosaeronautas
http://www.aeronautas.org.br/
Website: http://www.aeronautas.org.br

Fonte: http://noticias.r7.com/dino/economia/por-melhores-condicoes-de-trabalho-pilotos-e-comissarios-anunciam-greve-14012015

Nenhum comentário: