Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

ONU lamenta assassinato de radialista na República Democrática do Congo

Robert Shalubuto, jornalista da emissora pública congolesa nacional de rádio e televisão (CNRT), foi baleado no dia 26 de dezembro.
A chefe da agência das Nações Unidas encarregada de defender a liberdade de expressão e liberdade de imprensa lamentou nesta sexta-feira (02) o assassinato do jornalista Robert Chamwami Shalubuto em Goma, no leste da República Democrática do Congo (RDC).
“Condeno o assassinato de Robert Chamwami Shalubuto, fato que suscita preocupações sobre a segurança dos jornalistas”, disse a diretora geral da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, em um comunicado divulgado em Paris.
Shalubuto, jornalista da emissora pública congolesa nacional de rádio e televisão (CNRT), foi baleado no dia 26 de dezembro por dois homens armados não identificados enquanto ele estava com amigos em um bar em Goma, capital da província de Kivu do Norte.

“Eu peço às autoridades para que investiguem este caso e não poupem esforços para melhorar a segurança dos jornalistas”, clamou Bokova .
A diretora-geral da UNESCO faz declarações sobre cada assassinato de trabalhador da mídia trazida à sua atenção, em uma tentativa de aumentar a conscientização sobre o problema e incentivar os países a punirem os responsáveis ​​por essas mortes de acordo com a Resolução 29 adotada pelos Estados-Membros da UNESCO na Conferência Geral da Organização, em 1997, intitulada “A condenação da violência contra os jornalistas”.

Fonte: ONU

Nenhum comentário: