Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Europa deve encontrar uma solução para os ‘migrantes do mar’, diz ACNUR

A Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) pede ajuda aos países europeus para resgatar as pessoas que fogem pelo mar e para encontrar uma alternativa legal e segura para estas pessoas.
O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) ressaltou, nesta sexta-feira (2), a necessidade de uma ação urgente das nações europeias para proteger os migrantes em alto-mar, tendo em vista a série de incidentes recentes envolvendo centenas de pessoas no Mediterrâneo, durante a tentativa de chegar ao continente.

O diretor do Escritório do ACNUR para a Europa, Vincent Cochetel, disse em um comunicado que a chegada de um navio de carga que transportava cerca de 450 imigrantes na Itália representa a “situação atual e preocupante” que os governos europeus não podem mais ignorar.
De acordo com relatos da mídia, quase 800 migrantes foram resgatados de um outro navio encontrado abandonado sem qualquer equipe no início da semana. “A utilização de navios de tal tamanho marcou uma nova tendência”, observou Cochetel, salientando a necessidade urgente de os países europeus unirem esforços para resgatar as pessoas no mar e encontrar alternativas legais às viagens perigosas.
“Sem alternativas menos arriscadas para os refugiados em busca de segurança na Europa, não vamos ser capazes de reduzir os riscos múltiplos e perigos representados por esses movimentos no mar”, disse ele. “O ACNUR agradece às autoridades italianas pela sua colaboração nestes últimos incidentes, apesar da eliminação gradual da operação Mare Nostrum.”

Fonte: ONU

Nenhum comentário: