Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Transformação do significado de Democracia (Raymond Williams)

A noção de democracia abandonava o lugar literário das especulações filosóficas e dos textos políticos, não mais buscava o reconhecimento dos debates cultos nos salões literários, assumindo caráter de pregação e ação política. Vinculada primeiramente às lutas de independência das colônias da América do Norte, a palavra democracia assume com a radicalização do movimento revolucionário francês coloração vinculada ao jacobinismo e à regra da multidão. [...] Todos esses acontecimentos têm  as grandes cidades como cenário. Metrópole e democracia entrecruzam-se então como lugar e momento onde os sujeitos da história se enfrentam no mundo contemporâneo.
Democracia vem atada portanto a outra noção, classe social, que perde seu significado primitivo.  Se antes assinalava divisões internas aos grupos de alunos nos colégios, passa nos finais do séc. XVIII a expressar sentimentos e evidências de uma estrutura social em mudança. Palavra menos comprometida que outras com sentido mais definido, tais como rank ou range, assume aos poucos sentido político preciso ao ser usada em movimentos nos quais a palavra ‘classe’ e as expressões ‘legislação de classe’ e ‘consciência de classe’ foram cruciais para a formulação do pensamento e das lutas pela democracia, em particular pelo sufrágio universal masculino, no decorrer de todo o século passado.


(BRESCIANI, Maria Stella M. Cultura e História: uma aproximação possível. In: PAIVA, Márcia e MOREIRA, Maria. E. Cultura, substantivo plural. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo: Ed. 34, 1996. p. 37-38.)

Nenhum comentário: