Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

domingo, 5 de janeiro de 2014

AMORJ (Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro)

O Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro é um núcleo de pesquisa e documentação, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, sediado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e voltado para a recuperação, registro e preservação do patrimônio material e imaterial referente à história do trabalho, dos trabalhadores e suas organizações. Partindo de uma perspectiva bastante abrangente, o AMORJ tem tentado cobrir as características de constituição e trajetória de diversos segmentos da classe trabalhadora, sua experiência de trabalho em diferentes ambientes, seus esforços de reprodução, suas manifestações culturais, suas várias formas de resistência e atuação política, além da história das instituições relacionadas ao mundo do trabalho.
Fundado em 1987, o Arquivo reúne hoje um expressivo acervo oriundo das iniciativas de pesquisa, de doações e aquisições, e organizado em conjuntos documentais. Os Fundos (2) e as Coleções (cerca de 50) institucionais, acadêmicas e particulares de lideranças sindicais e políticas expressivas, compreendem documentação arquivística, bibliográfica (livros e periódicos) e iconográfica (em originais, reproduções e microfilmes) e ainda material sonoro e audio-visual.
Esse acervo tem sido objeto de consulta pela comunidade acadêmica nacional e estrangeira e pelo público em geral. Nesse sentido, tem-se investido na elaboração e publicação de instrumentos de pesquisa e de referência, tais como catálogos, guias, inventários, séries de fascículos, etc., bem como na informatização (através de catálogos eletrônicos, acervo digital, Biblioteca Virtual Evaristo de Moraes Filho, portal de pesquisa e documentação sobre direitos sociais) , visando divulgar o acervo e dar suporte a outras iniciativas de pesquisa e preservação da memória dos trabalhadores.
O Acervo do AMORJ conta hoje com 2 Fundos e mais 70 Coleções que estão sendo organizadas tomando como referência arranjos produzidos por profissionais/estudantes que trabalham no Arquivo.
Parte deste acervo é de documentos doados por particulares vinculados a organizações partidárias e/ou ao movimento sindical, ou ainda, resultados de pesquisas acadêmicas.
O Acervo do AMORJ, conta ainda, com uma Coleção de Periódicos com mais de 2.600 títulos, livros, um conjunto significativo de depoimentos orais, fotos e cartazes.

Sumário
FUNDOS
COLEÇÕES PARTICULARES
COLEÇÕES INSTITUCIONAIS
COLEÇÕES ORIGINÁRIAS DE PESQUISAS ACADÊMICAS
COLEÇÕES TEMÁTICAS
LIVROS
PERIÓDICOS
TESES E DISSERTAÇÕES
ICONOGRAFIA
HISTÓRIA ORAL
ACERVO DIGITAL

Fundos
Partido Comunista Brasileiro - PCB
Partido dos Trabalhadores - PT
Coleções Particulares
Almir de Oliveira Neves - AON [Foto]
Ana Maria Batista - AMB
Angelo Morena - AM
Anita Leocádia Prestes - ALP
Antonieta Campos da Paz - ACP
Armando Ribeiro - AR
Carlos Henrique Latuff - CHL
Carlson Magno Barbosa - CM NOVO
Celso Rodrigues Maio - CRM
Dinarco Reis - DR
Edmundo Frow - EF [Foto]
Eloiza Felizardo Prestes - EFP
Geraldo Cândido - GC [Foto]
Giocondo Dias - GD [Foto]
Hamilton Garcia - HG
Henrique Ferreira Gama - HFG
Hércules Corrêa - HC [Foto]
João Angelo Labanca - JAL
João de Deus da Silva - JDS
Leôncio Basbaum - LB [Foto]
Leônidas Cardoso Júnior - LCJ [Foto]
Luiz Branco do Valle - LBV
Luiz Fernando Gallotti - LFG
Marcelo Camurça - MC
Marcos Jaimovich - MJ
Marcus Miranda - MM
Mozart Schimit Queiroz - MSQ
Moisés Vinhas - MV
Muniz Ferreira - MF
Roberto Morena - RM [Foto]
Silvio Tavares - ST
Sócrates Gonçalves - SG [Foto]
Tibor Sulik - TS
Ulisses Lopes - UL [Foto]
Coleções institucionais
Anos 60 e o Movimento em Direção ao Socialismo - ASMDS
Archivo Storico del Movimento Operaio Brasiliano - ASMOB
Bancários Perseguidos pela Ditadura e a Luta pela Anistia - BPDLA
Central Autônoma dos Trabalhadores - CAT
Central Única dos Trabalhadores - CUT
Entidade Sindicais - ES
Movimentos e Organização dos Trabalhadores Rurais no Brasil - MOTR
Central Geral dos Trabalhadores - CGT
Coletivo Gregório Bezerra - CGB [Foto]
Força Sindical - FS
Movimento Estudantil - ME [Foto]
Núcleo de Pesquisa Social - NUPES
Organizações de Esquerda - OE
Partido Comunista do Brasil - PCdoB
Partido Socialista Brasileiro - PSB
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado - PSTU
Pastoral do Trabalhador - PAST
Política Operária - POLOP

Reconstrução do Partido Comunista Brasileiro - RPCB
Pesquisas em desenvolvimento:
"Justiça do Trabalho, direitos e cidadania", coordenada pelas Professoras Regina Morel, Elina Pessanha (UFRJ) e Ângela de Castro Gomes (CPDOC), no âmbito do Projeto "Direitos e Cidadania", do Programa Apoio a Núcleos de Excelência -PRONEX, CNPq/FAPERJ (dotação 2003-2006).
 "Memória Sindical e Política", coordenada pelas Professoras Elina Pessanha e Regina Morel (UFRJ), apoio CNPq / Ministério de Ciência e Tecnologia (dotação 2003-2007).
 "Memória do PCB", coordenada pelas Professoras Anita Prestes e Elina Pessanha.
 "Memória do PT", coordenada pela Historiadora Maria Cândida Gonçalves, colaboração da Bolsista de Apoio Técnico Júlia Proença.
Relativas ao acervo e às atividades de documentação
RODRIGUES, Marcos Aurelio Santana. Documentação, histórias e memórias no AMORJ. Rio de Janeiro, 2011. [Trabalho apresentado no IX Seminário de Museologia, História e Documentação, Arquivo Nacional, outubro de 2011] [Texto completo]
RODRIGUES, Marcos Aurelio Santana. O AMORJ e suas coleções pessoais de trabalhadores sindicalistas: uma análise tipológica. Rio de Janeiro, 2011. [Trabalho apresentado apresentado no 2º Seminário Internacional O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos, Arquivo Nacional, março/abril de 2011] [Texto completo]
RODRIGUES, Marcos Aurelio Santana. Pelas Páginas dos Periódicos: comparando práticas discursivas anarquistas no Rio de Janeiro entre 1898 e o início da década de 1920. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em História Comparada/UFRJ, 2010. [Texto completo]
PESSANHA. Elina; RODRIGUES, Marcos Aurelio Santana. Memória dos trabalhadores: contribuição do AMORJ. In: MARQUES, Antonio José; STAMPA, Inez Terezinha. O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional; São Paulo: CUT, 2009. [Texto completo]
 RODRIGUES, Marcos Aurelio Santana. Anarquismo e imprensa operária no Rio de Janeiro na Primeira República. In: DEMINICIS, Rafael; ADDOR, Carlos Augusto. História do Anarquismo no Brasil. Vol. 2. Rio de Janeiro: Achiamé, 2009. [Texto completo]
PESSANHA. Elina; RODRIGUES, Marcos Aurelio Santana. Memória do trabalho, memória sindical, memória política: o AMORJ. In: OLIVEIRA, Antonio José Barbosa de. Universidade e Lugares de Memória. Rio de Janeiro: Sistema de Bibliotecas e Informação/UFRJ, 2008. [Texto completo]
RODRIGUES, Marcos Aurelio Santana. Presença Anarquista no AMORJ. Monografia. Rio de Janeiro: Departamento de História/UFRJ, 2003. [Texto completo]
Relativas às pesquisas realizadas
Pessanha, E. Evaristo de Moraes Filho: Fundamentos Democráticos dos Direitos do Trabalho no Brasil. In: Pessanha, E., Morel, R. e VillasBoas, G (orgs.). Evaristo de Moraes Filho, um intelectual humanista. Rio de Janeiro: Topbooks, 2005.
Pessanha, E. e Morel, R. A Reforma Sindical na Visão dos Magistrados do Trabalho: Algumas Reflexões Preliminares. Revista do Trabalho, LTr, 2005.
Morel, R., Pessanha, E. e Gomes, A. Direito (s) e Justiça do Trabalho no Contexto das Reformas. Revista da ANAMATRA, D.F., n. 48, 2005.
Cappellin, P., Giuliani, M., Morel, R e Pessanha, E. As organizações empresariais brasileiras e a responsabilidade social. In: Kirschner, A., Gomes, E. e Cappellin, P. (orgs), Empresa, Empresários e Globalização.Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2002.
Morel, R e Pessanha, E. Populismo e Classe Trabalhadora: Reflexões a partir de duas trajetórias sindicais no Rio de Janeiro. In: Ferreira, J. (org.), O Populismo e sua História - Debate e Crítica. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2001.
Pessanha, E. Metalúrgicos sempre Operários Navais: da cultura de direitos aos novos sem-fábrica da Indústria Naval do Rio de Janeiro. In: Ramalho, J.R. e Santana, M. A.(org.), Tradição Sindical no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Ed. DP&A, 2001.
Pessanha, E. Cultura, Trabalho e Política: a Tradição dos Operários da Indústria Naval do Rio de Janeiro. In: Esterci, N., Fry, P. e Goldenberg. M. (orgs), Fazendo Antropologia no Brasil, Rio de Janeiro. Porto Alegre:Ed. DP&A, 2001.
Morel, R e Pessanha, E. Changes in Labour Relations and Trade Unions in Brazil. Labour Movements - Research Commitee (RC) 44 da International Sociological Association (ISA), Agosto de 2000 (p. 4).
Pessanha, E. e Morel, R. As Transformações nas Relações de Trabalho. Rio de Janeiro. Jornal do Brasil. Caderno Idéias Brasil 500 Anos - de Cabral a Cardoso, 20 de maio de 2000, página 4.
Morel, R.; Pessanha, E. Mudanças recentes no Modelo de Relações de Trabalho no Brasil e novo Sindicalismo. In: RODRIGUES, I. (org.), O Novo Sindicalismo Vinte Anos Depois. Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 1999 (pp. 95-112).
Pessanha, E. Os "Sem-Fábrica": Crise e Sobrevivência da Indústria Naval do Rio de Janeiro. In: KIRSCHNER, A. M. e GOMES, E. (org.). Empresa, Empresários e Sociedade. Rio de Janeiro, Sette Letras, 1999.
Pessanha, E. Estratégias globais de Relações Industriais? O caso do setor naval do Rio de Janeiro. In: Villas Bôas, G. (coord.), Territórios da Língua Portuguesa - Sociedades, Culturas, Políticas, Rio de Janeiro, Edição IFCS/UFRJ, 1998.
Pessanha, E. Desagregação de Setores Operários Tradicionais e Perspectivas do Sindicalismo: Memória e Conflito. Proceedings da Xth International Oral History Conference, Rio de Janeiro, Edição FGV/FIOCRUZ, 1998.
Pessanha, E. Niterói Operário: o Caso dos Trabalhadores da Indústria Naval. In: Martins, I. e Knauss, P. (org.), Cidade Múltipla- Temas da Cidade de Niterói, Rio de Janeiro, Niterói Livros, 1997.
Morel, R., Lima, M., Blass, L., Pessanha, E., Rodrigues, M.E. e Alves, P. Os Sistemas de Relações Industriais em Portugal e no Brasil no Contexto da Democratização. Dinâmicas Multiculturais, Novas Faces, Outros Olhares, vol. III. Colecção Estudos e Investigações 8, Lisboa, Edições do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 1997.
Pessanha, E. Mundo do Trabalho em Crise e Desafios ao Sindicalismo: o Caso da Indústria Naval do Rio de Janeiro, Anais da 49ª Reunião Anual da SBPC, Belo Horizonte, 1997.
Pessanha, E. Identidades políticas, continuidades e mudança. Dinâmicas Multiculturais, Novas Faces, Outros Olhares, vol. I. Colecção Estudos e Investigações 5, Lisboa, Edições do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 1996.
Pessanha, E. What about the Brazilian Working Class? Some Reflections on the Experience of Rio de Janeiro's Shipbuilding Industry. Working Papers do International Centre for Labour Studies da Universidade de Manchester, n. 13, Manchester, 1996.
Pessanha, E. Fronteiras Disciplinares e o Uso da História Oral: Por Que, De Quem, Para Quem? IN: Meihy, J.C.S.B. (org), (Re) Introduzindo a História Oral no Brasil, São Paulo, Ed. Xamã - Série Eventos/USP, 1996.
Morel, R., Pessanha, E., Gonzaga, S., e Mangabeira, W. Perspectivas do Sindicalismo no Rio de Janeiro Hoje: Debate em torno do Contrato Coletivo de Trabalho. In: Villas Bôas,G. e Gonçalves, M.A. (org), O Brasil na Virada do Século- O debate dos Cientistas Sociais, RJ, Relume-Dumará, 1995.
Pessanha, E. De Operários Navais a Metalúrgicos-Experiência de Classe e Identidade Política entre trabalhadores da Indústria Naval do Rio de Janeiro. In: Pessanha, E. e Abreu, A. R.P. (orgs), O Trabalhador Carioca, RJ, JC Editora,1995.
Pessanha, E. e Gomes, S. Diagnóstico da Situação Documental sobre Trabalhadores e suas Organizações no Brasil (coord.). In: Asociación Iberoamericana para la Recuperación y Protección de los Archivos de los Trabajadores y sus Organizaciones, Madrid, Editorial Pablo Iglesias, 1992.
Pessanha, E. e Morel, R. Gerações Operárias - Rupturas e Continuidades na Experiência de Metalúrgicos do Rio de Janeiro, Revista Brasileira de Ciências Sociais, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, vol.17, Rio deJaneiro, 1991.
Morel, R, e Pessanha, E. A Ferro e Fogo - resenha da tese de Doutorado de Regina Lúcia Morel, Revista Humanidades, vol.7, N.1, Brasília, 1990.
Morel, R. e Pessanha, E. Life History, Professional Training and Political Socialization: the Formation of Brazilian Metalworkers Identities, Sociological Abstracts, ISA, Suppl. 160. p.120, Madrid, 1990.
Pessanha, E. A Força da Palavra Operária- Resenha do livro A Invenção do Trabalhismo de Gomes, A., Revista Brasileira de Ciências Sociais, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, vol.10, Rio de Janeiro, 1989.
Pessanha, E. e Ramalho,J.R. Participação Política no Sindicato e na Fábrica: os Metalúrgicos do Rio e de Niterói (em co-autoria com.). Textos para Discussão, Mestrado em Sociologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1989.
Pessanha, E. Processo de Trabalho, Resistência Fabril e Participação Política na Construção Naval. Textos para Discussão, Mestrado em Sociologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1987.
Pessanha, E. As Grandes Vítimas da Crise na Indústria Naval. Jornal do Brasil, 1º. Caderno, p.11, Rio de Janeiro, 5 de abril de 1985.
Serviços
Atendimento e orientação a pesquisadores e ao público em geral - Consulta ao guia do acervo do AMORJ
Consultas aos catálogos das coleções organizadas
Consulta ao acervo de documentos textuais
Consulta ao material iconográfico
Consulta à coleção de microfilmes
Consulta à coleção de documentos digitalizados
Consulta ao banco de história oral
Cópias de documentos textuais, de material iconográfico e digitais (mediante termo de compromisso de citação da origem)
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 13 às 19h.

Nenhum comentário: