Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

domingo, 5 de janeiro de 2014

Arquivo Edgard Leuenroth (AEL – Unicamp)

O Arquivo Edgard Leuenroth é um Centro de Pesquisa e Documentação Social fundado a partir da aquisição, por parte da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), da coleção de documentos impressos reunidos por Edgard Leuenroth. 
Durante alguns meses ele esteve resguardado no prédio da reitoria desta universidade para em seguida ser transferido para as dependências da biblioteca do IFCH, até seu estabelecimento em um local adequado e próprio, com a inauguração de uma nova sede, em 2009. 
Pertencente ao Instituito de Filosofia e Ciências Humanas desta universidade, desde 1974 vem cumprindo seus objetivos de atender a demanda acadêmica e preservar registros históricos da sociedade.
Histórico
Em reconhecimento à sua admirável trajetória como militante anarquista e como jornalista da imprensa operária, o arquivo fundado em 1974 manteve o nome de seu patrono, mesmo objetivando a guarda e acesso à documentação oriundas de outras fontes e coleções. 
A diversidade e a amplitude do seu acervo documental fizeram com que o AEL se tornasse uma fonte imprescindível de consulta para numerosos pesquisadores. Além do apoio direto aos cursos de graduação e aos programas de pós-graduação de diversas universidades e centros de pesquisa do país, o AEL é hoje reconhecido pela comunidade científica, atende quantidade apreciável de solicitações de escolas, sindicatos e órgãos de imprensa, além da demanda crescente de consultas por parte de advogados, jornalistas, artistas e produtores, sindicalistas, políticos e familiares de presos políticos. 
O acervo do AEL é composto por livros, folhetos, manuscritos, revistas, jornais, registros fotográficos, discos, postais, cartazes, além de fitas de áudio em cassete e em rolo, vídeos, películas cinematográficas, CDs, DVDs e microformas.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: