Artigo do prof. David Lemes, diretor da Faculdade de Estudos Interdisciplinares
Constantemente temos debatido por
aqui novas formas de aprendizagem. Mais do que entender que o mundo está em
constante evolução, precisamos também nos adaptar as mudanças. A educação faz
parte desta roda. O modelo tradicional de ensino já vem sendo questionado há
anos. E o motivo dos questionamentos são justamente pontos importantes para a
sociedade em que vivemos, onde não é valorizado as particularidades de cada
aluno, nem sua forma de aprendizado, de forma geral.
Hoje vamos falar de mais uma
possibilidade inovadora de ensino. A metodologia de educação STEAM. Você
conhece ou já ouviu falar?
O modelo STEAM prevê a integração
de conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática,
possibilitando ao aluno se preparar para desafios como cidadão e também no
mercado de trabalho.
A metodologia surgiu nos Estados Unidos na década de 1990, após ser constatado o desinteresse de alunos pelas ciências exatas. A sigla STEAM quer dizer em inglês Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics.
A forma de ensino faz não só a
integração das áreas do conhecimento, mas permite ao aluno usá-las para
conexões na hora de resolução de problemas diários. O aprendizado é amplamente
beneficiado com a interdisciplinaridade. Além disso, neste processo de ensino os
alunos aprendem a colaborar uns com os outros.
É papel importante do professor
ser o mediador dessa nova proposta pedagógica. Ele deve trazer os alunos a
entenderem como aprender fazendo, a educação desta forma fica mais desafiadora
e atrativa.
Já falamos neste espaço sobre
ensino híbrido, inteligência artificial na educação, e tantas iniciativas que
tornam o ensino mais próximo do aluno, e como um trabalho em conjunto é
necessário para que seja aplicado esta nova realidade.
Muitas dessas iniciativas necessitam
de um certo investimento, e as vezes um pouco mais complexo para se tornar
viável de forma rápida. A implementação da metodologia STEAM é mais simples do
que podemos imaginar.
Você não precisa de ferramentas
tecnológicas e super modernas para trazê-las para a sala de aula. Com pequenas
adequações é possível usar essa metodologia a favor do ensino.
Como aplicar e a importância da
educação STEAM
O primeiro ponto que o professor
deve entender para aplicar a metodologia é colocar a integração como centro da
didática. Como já falamos anteriormente a figura do professor se torna
essencial à medida que, neste sistema o professor é como um mediador, um
mentor, para as principais questões levantadas.
É de responsabilidade do educador
apontar novas maneiras de solucionar uma mesma questão. Partimos então de uma
necessidade básica para implementação da metodologia: treinar seus professores
para esta nova abordagem.
Os professores precisarão olhar o
currículo básico e escolherem caminhos para apresentar os conceitos aos alunos
de forma integrada. Uma das possibilidades para como fazer isso é criar
oficinas. Dividir alunos em grupos e propor que eles encontrem uma solução
prática para um determinado problema. As atividades devem provocar e estimular
a solução com diversas frentes, envolvendo as áreas que fazem parte do STEAM.
Estimule debates em sala de aula,
leve até os alunos questões que eles cheguem a diferentes hipóteses e
compartilhem o como da solução, para que o processo de aprendizagem seja amplo
e colaborativo.
Outro ponto positivo da
metodologia STEAM é o desenvolvimento das competências e habilidades
socioemocionais. O trabalho de troca em grupo, permite o desenvolvimento dessas
habilidades. Os alunos entenderão o quanto é necessário empatia e cooperação para
chegar a uma resposta.
Uma forma eficaz de fazer essa
metodologia acontecer é também trazer problemas reais para sala de aula. Se
estamos aprendendo como lidar com tantas mudanças, o mesmo acontece com nossos
alunos. Estamos preparando pessoas e profissionais para lidar com algo que
talvez ainda nem exista, portanto, quanto mais próximo trouxermos a educação
para sua realidade mais sentido fará para eles. Envolva questões que os
motivem, problemas que afetam sua comunidade, família, traga o que é importante
para os alunos.
A metodologia também ganha espaço
com investimento em novas ferramenta para escola. Laboratórios de física,
química e outros ambientes onde a problemática levantada possa ser testada e
que eles vejam a solução acontecer.
Salas de informática e ambientes
maker ajudam muito neste processo, a implementação de jogos, usar diferentes
plataformas, não ficar tão engessado somente ao caderno e livros, afinal a
realidade dele é a interação com todas essas tecnologias.
Você já faz o uso da integração
de disciplinas na sua forma de ensinar? Acredita que este seja um caminho
positivo para educação? Acha que o STEAM pode render bons frutos?
Fonte: https://j.pucsp.br/artigo/educacao-steam-o-que-e-para-que-serve-e-como-usar
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