Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sábado, 6 de julho de 2013

Servidores do Dnit deflagram greve e cobram melhorias trabalhistas

Paralisação afeta serviços e fiscalização de obras do órgão.
Movimento grevista no estado conta com adesão de 60 servidores.
Acompanhando o movimento grevista nacional da categoria, servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) no Amazonas paralisaram as atividades. A categoria cobra equiparação salarial com demais órgãos federais de fiscalização e melhorias trabalhistas. Com a greve dos trabalhadores, serviços e fiscalização de obras do órgão foram suspensos por tempo indeterminado.

Dos 120 trabalhadores lotados no Dnit no estado, 60 aderiram ao movimento de paralisação, conforme levantamento do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Amazonas (Sindsep-AM).
Segundo o secretário-geral do Sindsep-AM, Menandro Sodré Souza, o volume de adesão poderia ser maior se não houvesse uma liminar concedida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que obrigou a permanência 50% do quadro de servidores em atividade. Essa greve é nacional e iniciou no último dia 25. Apenas os servidores do Dnit no estado de Pernambuco ainda não decidiram se vão paralisar”, informou o sindicalista.
Com a deflagração da greve, os servidores decidiram também paralisar o atendimento interno e externo em todas as Superintendências e Unidades Locais do Dnit. Medições e outras atividades específicas do órgão não serão executadas durante a paralisação.
"Os serviços afetados envolvem a fiscalização e acompanhamento de obras de rodovias federais, medição de obras e elaboração de novos projetos. Além da suspensão das atividades da parceria com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e outros setores. Assim, o Dnit deixa de fiscalizar, emitir e pagar as empresas terceirizadas executoras de obras federais em virtude da greve", ressaltou o secretário-geral.
A motivação do movimento grevista consiste em uma pauta de reivindicações considerada antiga, que envolve reajuste salarial, incorporação das gratificações ao vencimento básico, valorização dos servidores, tictek alimentação, realização de concurso público e reestruturação do órgão.
"A categoria reivindica percentual de reajuste de 80%, que, na verdade, é uma equiparação de tabela salarial com outros setores federais. O Dnit é um setor estratégico, que trabalha com projetos e fiscalização de obras públicas federais, no entanto, tem uma tabela muito abaixo das dos outros órgãos também considerados estratégicos”, enfatizou Menandro Sodré.
Os servidores grevistas rejeitaram a primeira proposta de reajuste de 15,8% oferecida pela Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento. "Desde 2008 que os servidores reivindicam essas melhorias e até hoje as negociações não avançaram. O governo federal não tem uma política geral voltadas aos servidores, ele discute em mesas setoriais as pautas”, reclamou o sindicalista.

Fonte: http://g1.globo.com/

Nenhum comentário: