Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 10 de julho de 2013

CORTAR CAUDA DE CÃES VIROU CRIME E ATO SERÁ INVESTIGADO PELO MP

O Ministério Público vai investigar denúncias de mutilação de animais, como o corte de caudas de cães. No último mês, após recomendação do Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento Irregular do Solo Urbano (GECAP) do Ministério Público de São Paulo, o Conselho Federal de Medicina Veterinária publicou uma resolução proibindo a caudectomia - cirurgia de corte parcial ou total da cauda de cães.

Com a edição da Resolução CFMV nº 1027, o artigo 7º ficou com a seguinte redação "São considerados procedimentos proibidos na prática médico-veterinária: caudectomia, conchectomia e cordectomia em cães e onicectomia em felinos". Dessa forma, clínicas, veterinários e até os donos dos cães que optarem pelo corte do rabo do animal, poderão responder a processo criminal, como explica a promotora de Justiça de São Paulo e diretora da Abrampa, Vania Maria Tuglio:
“A coluna vertebral do cão continua até a ponta do rabo. A mutilação traz uma série de problemas que vão desde perda de equilíbrio e da capacidade do animal se manifestar até a possibilidade de uma infecção com risco de morte para o animal! Agora, felizmente, isso está proibido pelo CFMV. E se identificarmos este tipo de procedimento, os responsáveis irão responder criminalmente por ele”, pontua Vania.
A promotora ainda lembra que as pessoas que quiserem denunciar podem fazer isso entrando em contato com o CFMV (http://www.cfmv.org.br/) e também com o Ministério Público. “O corte da cauda é um ato criminoso e cruel e deve ser combatido”.

Fonte: http://www.abrampa.org.br/

Nenhum comentário: