Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Pesquisador da ENSP fala sobre os desafios da sustentabilidade do Sistema Único (SUS)

A crise do financiamento do SUS e os desafios da sua sustentabilidade foram os temas debatidos no programa Sala de Convidados, do Canal Saúde da Fiocruz. A edição teve a participação do pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde e ex-diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho. O programa teve como base um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que analisou dados de 2003 a 2011.

A pesquisa apontou que o montante que o governo deixa de arrecadar com a renúncia fiscal para gastos com saúde acaba beneficiando as operadoras de planos de saúde e deixando de ajudar o SUS. Segundo o Ipea, somente em 2011, o governo deixou de arrecadar quase R$ 16 bilhões em impostos que seriam pagos pelas famílias, empregadores, indústrias farmacêuticas e hospitais filantrópicos.
Durante o programa, Antônio Ivo lembrou o período antes da Constituição Federal e as formas de financiamento. “A grande diferença está em quem paga a conta. Antes da Constituição, tínhamos um sistema de seguro social com o sentido de incluir a classe trabalhadora formal. Ele era financiado por trabalhadores e empregadores. A partir de 1988, com a seguridade social, a saúde passa a ser um direito da cidadania, e quem passa a ser onerado é a sociedade inteira.”.
Além de Antônio Ivo, participaram do programa o economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Carlos Octávio Ocké-Reis e a pesquisadora da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio Ialê Falleiros.
Por: Informe ENSP Em: 27/06/2013 às 21:15:54

Fonte: ISAGS

Nenhum comentário: