Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

terça-feira, 22 de outubro de 2013

NOVA DIRETORIA DO SINTEPAV/CE TOMA POSSE PARA O MANDATO 2013-2017


A Nova Diretoria do SINTEPAV/CE (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral no Estado do Ceará) foi empossada em para o Mandato 2013-2017.
A Solenidade ocorreu em 17de outubro de 2013 na Colônia de Férias do SINTRAHORT (Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Hoteleiro e Similares do Ceará) em Iparana, Distrito de Caucaia-CE, com a presença de mais de cem pessoas, dentre eles, Trabalhadores da base do SINTEPAV de vários municípios, dirigentes sindicais de diversos estados e centrais sindicais, Comissão de Direito Sindical da OAB/CE, Conselho Estadual da OAB/CE, Força Sindical Nacional, dentre outros.

 A cerimônia de posse iniciou com uma mesa composta por várias autoridades do sindicalismo regional, nacional e internacional: Francisco Gérson Marques de Lima (Coordenador da Conalis – Coordenaria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical), Paulo Pereira (Presidente da Força Sindical Nacional), Aldo Amaral (Presidente do Sintepav-PE), Nilton Freitas (Federação Internacional dos Trabalhadores da Construção e Madeira ICM), Miguel Torres (Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo), Raimundo Xavier (Representante do Superintendente da SRTE), Ana Maria Silva (Secretária Geral da Força Sindical no Ceará), José Couto (Presidente de Honra da UGT-Portugal)
Paulo Pereira, presidindo à Mesa, deu início aos trabalhos, tecendo comentários sobre o a importância do Sindicalismo na Luta dos Trabalhadores. Em seguida passou a palavra para o Sr. Aldo Amaral que falou um pouco da História do Sintepav-CE e Sintepav-PE, da amizade e admiração que tem pelo Presidente Raimundo Nonato Gomes. Divagou pela dificuldade de organização dos trabalhadores da construção pesada por trata de uma categoria sazonal, mas que, todavia, por praticar um sindicalismo de luta, o Sintepav criou uma identidade com os trabalhadores.
Nilton Freitas da ICM falou da importância da organização sindical na luta por melhores condições de trabalho, bem como o papel do sindicalismo na defesa dos trabalhadores no contexto das obras da Copa do Mundo como forma garantir os direitos dos trabalhistas. Finalizando com a importância da União de toda a classe trabalhadora sob o mesmo foco.
Miguel Torres do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo fez menção que o Sintepav-Ce, hoje, é referência Nacional na Organização Sindical, pela luta na defesa da categoria, servindo de exemplo para os outros sindicalistas. Mencionou a dificuldade que atualmente o movimento sindical encontra de manter um diálogo mais aproximado com o Governo Federal, apesar de termos como presidenta uma pessoa originária dos movimentos sociais.
Gerson Marque, Coordenador Nacional da Conalis, referenciou a capacidade do Sintepav em organizar assembleias de trabalhadores com 2, 3 e 5 mil pessoas. Que o Presidente, Raimundo Gomes, preside o Fórum das centrais, onde aglutina várias entidades sindicais discutindo permanentemente questões de relevância na defesa dos trabalhadores. Finalizou que Raimundo é um modelo a ser seguido pelos sindicalistas.
Raimundo Xavier, representando a SRTE, parabenizou o Sintepav-CE pelo grande trabalho desenvolvido ao longo dos anos e colocou a SRTE à disposição para todo o movimento sindical.
José Couto (Presidente de Honra da UGT-Portugal), em breve palavras observou que uma democracia não vence sem luta e que os sindicatos exercem um papel de grande relevância em defesa dos trabalhadores e de uma sociedade mais justa.
O Deputado Federal e Presidente da Força Sindical Nacional, Paulo Pereira, iniciou suas fala dizendo que a maioria dos parlamentares no Congresso nacional são empresários e apenas 77 “representam” os trabalhadores e por isso há uma dificuldade de seriam criadas leis que protejam os trabalhadores. Pleitos como a redução da jornada de trabalho (está no Congresso desde 1995), a queda do fator previdenciário, dentre outros, não são dadas à devida importância pelo governo federal. Discorreu, sucintamente, sobre a criação do novo partido, Solidariedade, que tem como foco principal a defesa dos direito das minorias, dentre eles, a classe trabalhadora. Por fim acrescentou da dificuldade no diálogo com a presidenta.
Depois de suas considerações, Paulo Pereira, deu posse ao Presidente Raimundo Nonato Gomes que, em seu discurso, agradeceu as diversas entidades sindicais presentes, que as centrais devem defender causas comuns, apesar da existência de algumas diferenças ideológicas, que para Nova Diretoria do Sintepav-CE cada dia seja um dia de luta e que os trabalhadores são testemunhas de todo o trabalho desenvolvido pelo sindicato. Falou ainda da perseguição que muitos sindicalistas sofrem por lutarem pelos trabalhadores, exercendo de fato seu papel. Lembrou ainda do caso dos cubanos que estão preso nos Estados Unidos. Finalizou conclamando que todos os se unam em prol dos menos favorecidos.

Thiago Pinheiro de Azevedo
Presidente da Comissão de Direito Sindical OAB/CE
  


Nenhum comentário: