Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

3º Encontro Nacional dos Agentes de Trânsito (Fortaleza)

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, Fortaleza sediará o 3º Encontro Nacional dos Agentes de Trânsito (Enatransito 2014). O evento tem como tema “Agentes de Trânsito do Brasil, juntos para salvar vidas” e discutirá assuntos como a regulamentação da profissão e a atuação de empresas terceirizadas e de guardas patrimoniais no trânsito.
O encontro está dividido em dois momentos: um formativo, na sexta-feira (28), que compreende a realização de um seminário, e um deliberativo, no sábado (29), quando a categoria sistematizará suas propostas. Entre os posicionamentos que devem ser tomados ao longo do encontro, deve ser polêmica a discussão sobre posse de armas para agentes de trânsito, assunto que divide a opinião da categoria.
Entre os palestrantes confirmados (ver programação) estão os deputados federais Gonzaga Patriota (PSB-PE), que participou da criação do Código de Trânsito Brasileiro, e Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), presidente da Frente Parlamentar dos Agentes de Trânsito da Câmara Federal.
Participam do evento cerca de 450 agentes de trânsito, vindos de mais de 90 municípios (24 estados e Distrito Federal).
Agente que parou juiz em blits virá para Encontro
O Encontro servirá também para debater problemas comuns enfrentados pela categoria, como o caso da agente do Detran-RJ, Luciana Tamburini, que ficou conhecida nacionalmente após ser condenada a pagar 5 mil reais por ter dito a um juiz, durante abordagem em blits, que ele não era Deus. O caso levantou um debate sobre o costume brasileiro de autoridades tentarem se valer do cargo para intimidar trabalhadores de menor poder. A agente chegará ao encontro na sexta (28), às 16h, permanecendo para as demais atividades do evento.
Também devem ser lembrados os casos da agente da AMC, Denise Costa – que foi espancada por três torcedores enquanto trabalhava, em julho deste ano – e dos agentes do Detran-CE, João Paulo Cardoso Veras, José Eduardo Ferreira Soares e Mauro César Cabral Barbosa – que receberam carta com conteúdo racista e depreciativo enquanto exerciam suas atribuições.
Sessão Solene e Corrida também compõem a programação
Dentro da programação do encontro também será realizada uma Sessão Solene, promovida pela Câmara Municipal de Fortaleza em homenagem aos agentes de trânsito do município, no dia 28, às 19h30. Já no sábado, dia 29, acontecerá a Primeira Corrida da AMC, com largada marcada para 20h, em frente ao Estádio Arena Castelão.
O Enatrânsito é organizado desde 2010 pela própria categoria, que vem acumulando conquistas importantes, como o Dia Nacional do Agente de Trânsito e a promulgação da Emenda Constitucional 82/2014, que reafirma a categoria como Agentes de Segurança Pública.
Em 2014, o Encontro conta com o apoio do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e da Prefeitura de Fortaleza, além do patrocínio da Santista Work Solution, da Trana Tecnologia e da TGA Engenharia & Sinalização.
De acordo com estimativa da categoria, existem cerca de 25 mil agentes de trânsito em todo o País. A organização do Enatransito espera que o evento projete para a sociedade a importância da categoria e a necessidade de investimento nestes profissionais. O número de vítimas no trânsito só cresce e, consequentemente, crescem também os custos para a saúde pública. Agentes cada vez mais valorizados, qualificados e com melhor estrutura de trabalho contribuirão para um tráfego de veículos mais seguro, evitando acidentes e salvando vidas.
SERVIÇO
III Encontro Nacional dos Agentes de Trânsito
Quando: 27, 28 e 29 de novembro de 2014
Onde: Hotel Recanto Wirapuru (Av. Alberto Craveiro, 2222 - Dias Macedo, Fortaleza - CE).
CONTATOS
- Ériston Ferreira (agente de trânsito e comissão organizadora do Enatransito 2014): (85) 8879.7494
- Adelmo Melo (agente de trânsito e comissão organizadora do Enatransito 2014): (85) 8879.2184.
Mais informações: em enatransito.org ou nos telefones (85) 8778.0688 e (85) 98241313 (falar com Haroldo Barbosa, Afrânio Castelo ou Iane Parente).

PROGRAMAÇÃO
Dia 27
18h – Abertura do evento
Dia 28
08h30 – Mesa de Abertura
09h – Painel 1: Uso de arma de fogo
Palestrantes: representante da Polícia Rodoviária Federal e vereador Cap. Wagner
11h – Painel 2: Atuação das Guardas Patrimoniais no Trânsito
Palestrantes: Vereador João Alfredo (PSOL-CE) e representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE)
Mediador: Ériston Ferreira, agente de trânsito da AMC e diretor do Sindifort
14h – Painel 3: Emenda Constitucional 82/2014
Palestrantes: deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE); deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE); professor de Direito Constitucional Clovis Renato (doutorando em direito pela UFC).
Mediador: Renan Bezerra (advogado do Sindifort)
15h30 – Painel 4: Terceirização das Atividades de Agente de Trânsito
Palestrantes: o promotor federal Gerson Marques (MPT) e o sindicalista Edson Silva (Intersindical)
Mediadora: Nascelia Silva (presidente do Sindifort)
19h30 – Sessão Solene em homenagem aos agentes de trânsito (na Câmara Municipal)
Dia 29
09h – 1º Debate: Projeto de Lei de Regulamentação
14h30 – 2º Debate: Plano Nacional de Lutas da Categoria
Fonte: http://noticias.r7.com/dino/economia/fortaleza-sediara-encontro-nacional-dos-agentes-de-transito-25112014   

Nenhum comentário: