Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Reitoria da UFC oficializa compromisso com soluções às pautas locais da greve dos técnico-administrativos

Reitor Jesualdo, Assessor Jurídico do SINTUFCE Clovis Renato, Diretores José Raimundo, Telma e demais membros da Diretoria

O Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, por meio da Portaria nº 2.193, de 27 de junho de 2014, criou um Grupo de Apoio ao Reitor para Avaliação de Unidades Organizacionais com Dinâmica de Serviço Especial (http://www.sintufce.org.br/index.php/noticias/item/957-reitoria-da-ufc-oficializa-compromisso-com-solucoes-as-pautas-locais-da-greve-dos-tecnico-administrativos). O grupo é composto por representantes da Administração Superior, das Unidades Acadêmicas, das Unidades Acadêmicas, das Unidades Administrativas e do SINTUFCe. Os coordenadores Gerais do sindicato José Raimundo e Telma Araújo serão os representantes dos técnico-administrativos da UFC na comissão.
A medida veio em resposta à demanda dos servidores apresentada pelo SINTUFCe, em reuniões e por meio de ofícios, por turnos contínuos, com jornada de trabalho de 30 horas para TODOS OS TRABALHADORES, sem redução salarial, para manter a universidade aberta nos três turnos. Conforme consta no Ofício nº 336/2014, enviado ao SINTUFCe pelo Reitor da UFC, o Grupo de Apoio avaliará esse ponto da pauta local de reivindicações da categoria.

A Reitoria também criou uma comissão multiprofissional específica do Complexo Hospitalar da UFC, que já está se reunindo, para avaliar e definir as situações de trabalho vigentes no local e verificar quais setores são contemplados pela Lei 8.112/90 e os Decretos 1.590/95, 1.867/96 e 4.836/2003 (30 HORAS). A coordenadora Geral do SINTUFCe, Keila Camelo, compõe a comissão, sendo a voz dos servidores no grupo (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DOCUMENTO COM OS COMPONENTES DA COMISSÃO: http://www.sintufce.org.br/index.php/noticias/item/957-reitoria-da-ufc-oficializa-compromisso-com-solucoes-as-pautas-locais-da-greve-dos-tecnico-administrativos).
O Ofício nº 336/2014 também contém respostas da Reitoria a outras pautas da greve de 2014. Sobre a "Continuidade na oferta dos cursos de graduação (Tecnólogo), especialização (GUNI) e mestrado (Poleduc) para os servidores técnico-administrativos em educação da UFC/UFCA", o reitor Jesualdo Farias se propôs a constituir o Grupo de Trabalho para Qualificação e Desenvolvimento dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFC, conforme Portaria nº 2.082, de 18 de junho de 2014 (http://www.sintufce.org.br/index.php/noticias/item/957-reitoria-da-ufc-oficializa-compromisso-com-solucoes-as-pautas-locais-da-greve-dos-tecnico-administrativos). Entre os componentes, as diretoras de Educação e Cultura do SINTUFCe, Adeli Moreira e Heveline Ribeiro. Segundo o Reitor, "o Plano de Desenvolvimento e Capacitação da UFC aprovado no início do ano prevê investimento de cerca de um milhão de reais".
Quanto à criação de doutorado para os servidores técnico-administrativos em educação da UFC, o Reitor respondeu já ter enviado ofício recomendando ao Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação "que trabalhe junto à coordenação do Poleduc para a elaboração da proposta de criação do Doutorado a ser submetida à CAPES em 2015" (http://www.sintufce.org.br/index.php/noticias/item/957-reitoria-da-ufc-oficializa-compromisso-com-solucoes-as-pautas-locais-da-greve-dos-tecnico-administrativos). E acerca do "Reconhecimento da Progep aos certificados dos cursos de especialização da Universidade Estadual Vale do Acaraú/UFC", a Reitoria acolheu o pedido do sindicato de garantir o benefício aos servidores que já tinha feito o curso, com a ressalva de complementação de estudo, sob a responsabilidade e custeio da UFC.
A paridade no processo eleitoral da escolha do reitor e diretores de centros e faculdades também compôs a lista de reivindicações enviada à Reitoria. Em resposta, por meio do ofício, o Reitor manteve a defesa de que, "havendo o consenso da comunidade universitária, representada pelo DCE, SINTUFCe e Adufc, a proposta será pautada com o apoio do Reitor em reunião do Consuni". Outro compromisso assumido pelo professor Jesualdo Farias foi a ajuda de diárias e passagens para apresentação de trabalhos acadêmicos dos servidores técnico-administrativos em educação da UFC (mestrados e doutorados). "A Reitoria definirá princípios e premissas , além de orçamento e diárias e passagens para atender a essa reivindicação do SINTUFCe, naquilo que não puder ser atendido pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap)", informou o Reitor no documento.
O ponto "Fim à perseguição e criminalização da luta - Democratização, já!" é mais um que recebeu a devida atenção. "O assunto será mais uma vez tratado em reunião da equipe e os casos que forem apresentados através de denúncia, com as devidas comprovações, serão tratados com rigor", destacou Jesualdo Farias por meio do ofício.

Fonte: http://www.sintufce.org.br/index.php/noticias/item/957-reitoria-da-ufc-oficializa-compromisso-com-solucoes-as-pautas-locais-da-greve-dos-tecnico-administrativos

Nenhum comentário: