Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Inglaterra: Greve no setor público britânico contra cortes de salários

Mais de um milhão de funcionários do setor público aderiram a uma greve nesta quinta-feira na Grã-Bretanha, em protesto contra os cortes orçamentários e salariais, segundo os sindicatos, na maior paralisação contra o governo conservador de David Cameron.
O dia terá como ponto alto as manifestações em todo o país. O protesto de Londres terminará em Trafalgar Square.
A mobilização inclui professores, funcionários do setor administrativo, garis e seguranças de parques. O movimento é o maior desde a chegada ao poder, em 2010, do governo conservador de Cameron, que decidiu combater a crise com medidas de austeridade.
O governo congelou os salários dos funcionários públicos por dois anos e agora limitou os aumentos a 1% anual.

Os sindicatos anunciaram que chegou o momento de "dizer basta".
"Os grevistas merecem o apoio da população", disse a secretária-geral do Trades Union Congress, Frances O'Grady.
"O que estão dizendo é que os atuais funcionários não podem ser marginalizados da recuperação e que corresponde a todos uma parte justa, à medida que a economia volta a crescer", afirmou.
A economia britânica deixou para trás a recessão em 2009, após uma forte queda e, desde então, registrou um crescimento sólido (3,1% nos 12 meses anteriores ao fim de março).
Apesar do anúncio da greve, o governo espera que muitos funcionários públicos compareçam ao trabalho.
Cameron criticou a iniciativa ao afirmar que os grevistas "fariam melhor em trabalhar" e que a greve era a decisão da minoria.
"A grande maioria dos funcionários não votou pela greve e os primeiros sinais mostram que a maioria compareceu ao trabalho, como sempre", disse o porta-voz do governo, que duvidou do número de um milhão de grevistas antecipado pelos sindicatos.

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/greve-setor-p%C3%BAblico-brit%C3%A2nico-cortes-sal%C3%A1rios-114311829--finance.html

Nenhum comentário: