Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 12 de março de 2015

UFC: Liga de Nefrologia realiza ação de saúde em alusão ao Dia Mundial do Rim

Estudantes da Liga de Nefrologia da Faculdade de Medicina da UFC realizam, neste sábado (14), ações educativas e de saúde em alusão ao Dia Mundial do Rim. Com início às 9h, as atividades acontecem, simultaneamente, no Terminal de Integração Lagoa e na Praça do Ferreira, e incluem a coleta de dados clínicos e a realização de exames físicos, como aferição de pressão arterial, verificação de peso, altura, circunferência abdominal, cálculo do IMC e teste rápido de glicemia. A atividade é gratuita, aberta à população e visa à detecção de fatores de risco para doenças renais.
Na ocasião, haverá ainda a distribuição de folhetos informativos, orientações e esclarecimento de dúvidas acerca dos principais temas relacionados às doenças renais e, nos casos em que houver necessidade, o encaminhamento para serviços ambulatoriais de nefrologia em hospitais de referência do Estado, grupo do qual o HUWC faz parte.
A iniciativa é do Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais do Ceará (CEPHRECE), do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), com apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia e parceria com as ligas acadêmicas da UFC, UECE, Unichristus e Unifor.
DIA MUNDIAL DO RIM – O dia 12 de março foi instituído, mundialmente, como o Dia do Rim. A data, criada há 10 anos pelas Sociedades de Nefrologia de diversos países, é lembrada pela realização de ações em todo o mundo chamando a atenção da população sobre os riscos e consequências das doenças renais, com especial enfoque para a prevenção, controle e métodos de tratamento da Doença Renal Crônica (DRC).
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) estima-se que há, no Brasil, cerca de 1,5 milhão de pessoas com Doença Renal Crônica (DRC). A DRC é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. A sua real prevalência não é totalmente conhecida, mas cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda de função renal. Esse percentual pode aumentar de 30% a 50% em pessoas acima de 65 anos.


Fonte: João Batista Evangelista Júnior, presidente do CEPHRECE – fones: 85 9981 1529 e 3021 5822. In: http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2015/6380-liga-de-nefrologia-realiza-acao-de-saude-em-alusao-ao-dia-mundial-do-rim

Nenhum comentário: