Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sábado, 14 de setembro de 2013

Entidades representativas do Ceará, CONALIS/MPT e COMSINDICAL OAB/CE participam do 7º Congresso Nacional da Força Sindical em São Paulo

O evento ocorreu em Praia Grande, Baixada Santista, no Estado de São Paulo, com mais de cinco mil participantes, entre os dias 24 e 26 de julho de 2013, no Ginásio Municipal Falcão, Avenida Presidente Kennedy, s/nº, Vila Imirim, na Estância Balneária de Praia Grande.
O Ceará foi representado por membros de todas as entidades representativas ligadas à Força Sindical, tais como o SINTEPAV/CE, Metalúrgicos, Costureiras, dentre outras. Como convidados da Delegação cearense estava a Comissão de Direito Sindical OAB/CE, Presidente Thiago Pinheiro e Vice Presidente Clovis Renato Costa Farias, e a Coordenadoria Nacional de Liberdade Sindical do Ministério Público do Trabalho (MPT) Procurador Regional do Trabalho Dr. Gérson Marques.
Parte da Delegação do Ceará: membros da Força Sindical e convidados da COMSINDICAL OAB/CE - Clovis Renato e Thiago Pinheiro

A diretoria da Força Sindical e do Sintepav/CE estava integralmente representada,  capitaneada pelo Presidente Raimundo Nonato Gomes, tendo sido destaque e obtendo reconhecimento, inclusive, com a indicação de membros para integrarem o diretório nacional da Central.


Ponto interessante foi o ambiente da Praia Grande, com toda uma avenida repleta de colônias de férias de sindicatos, das mais diversas categorias e integrantes de várias Centrais. Tal avenida em um extremo avistava a serra e no outro seguia pelo mar.
A Comissão de Organização do 7º Congresso da Força Sindical publicou e distribuiu o caderno “Temas para o Debate” que orientou as discussões e a preparação dos filiados à Força Sindical (sindicatos, federações, confederações e colônias de pescadores) para o Congresso, já disponível desde abril para os filiados.
Os “Temas para o Debate” buscaram cobrir todos os itens da pauta do 7º Congresso para concentração no debate estratégico sobre os rumos do desenvolvimento brasileiro. Conforme destacado pelo Presidente da Força Sindical Paulo Pereira da Silva, noticiado no site da entidade, “o documento para o Congresso reforça nossa opinião de que qualquer projeto de desenvolvimento democrático para o  país deve incorporar as reivindicações trabalhistas e sindicais, o que é fundamental para conquistarmos crescimento econômico com desenvolvimento social, distribuição de renda, empregos de qualidade e salários decentes. Os trabalhadores já optaram e estão em luta por um projeto de desenvolvimento calcado em três pressupostos: democracia, soberania nacional e valorização do trabalho”.
No dia 22 de julho, houve a Reunião Nacional de Mulheres da FS (Auditório Colônia de Férias dos Comerciários), o Encontro Nacional dos Trabalhadores Domésticos (Auditório da Colônia Férias dos Químicos) e o Encontro Nacional dos Comerciários da Força Sindical (Auditório Colônia de Férias dos Comerciários).
No início da manhã fria da terça-feira, 23 julho, ocorreu a 5ª Conferência Internacional da Força Sindical (Auditório da Colônia de Férias dos Comerciários).
O Credenciamento dos Delegados ao 7º Congresso foi realizado na Colônia de Férias dos Metalúrgicos de Santo André (Av. dos Sindicatos, 815), ainda na terça-feira.
O dia 24 foi iniciado com a Plenária Nacional de Mulheres da Força Sindical no Auditório Colônia Férias Têxteis (Av. Dos Sindicatos, 946), seguida do Encontro Nacional de Saúde do Trabalhador (Auditório da Colônia de Férias dos Químicos (Av. Dos Sindicatos, 326).
Na Plenária das Mulheres da Força Sindical para a avaliação dos trabalhos relacionados aos direitos femininos e à igualdade nas relações de trabalho foram encaminhadas ações a serem tomadas até o próximo congresso.
No período da tarde, houve o Encontro Nacional Dos Trabalhadores Químicos no Auditório da Colônia de Férias dos Borracheiros (Av. dos Sindicatos, 443), seguido do Encontro Nacional Servidores Públicos no Auditório da Colônia Férias dos Borracheiros (Av. dos Sindicatos, 443).
Convidados da Força Sindical - COMSINDICAL OAB/CE Vice Presidente Clovis Renato e Presidente Thiago Pinheiro
A participação cearense, também, se deu com a apresentação na Plenária Nacional do Setor Público (mais de trezentas entidades filiadas à Força Sindical) do Coordenador Nacional da CONALIS/MPT Dr. Gérson Marques sobre a regulamentação da Convenção nº 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil.

Em sua fala, o Membro do MPT apresentou os pontos mais relevantes que tratam sobre os servidores públicos na Convenção nº 151 da OIT, com disposição sobre a jurisprudência nacional, a organização sindical dos trabalhadores no serviço público, a desnecessidade de regulamentação da referida Convenção, as condutas antisindicais e respectiva apuração/reparação de eventuais danos, as formas de solução extrajudicial de conflitos (mediação – conciliação – arbitragem). Ressaltou que a Convenção 151 tem status normativo equivalente às normas constitucionais, sendo compreendida por diversas organizações internacionais como detentora de força, inclusive, superior ao ordenamento constitucional.
Dr. Gérson Marques (CONALIS MPT) fala aos servidores públicos

Assim, o objeto central da Convenção nº 151 situa-se em dois pontos, quais sejam, negociação e garantias, olvidando quaisquer análises quanto ao direito de greve. Algo que tem sido compreendido de forma diversa pelo Estado, que está discutindo desnecessariamente a regulamentação e inserindo a discussão sobre greve, o que está inviabilizando o reconhecimento de direitos já garantidos após a ratificação da norma da OIT, talvez, com o objetivo de reduzir direitos já conquistados.
A cerimônia de abertura ocorreu a partir das 14h, Ginásio de Esportes Falcão, com participação apenas dos credenciados, delegados e convidados, seguida de plenária geral para dispor sobre o desenvolvimento do evento e para a aprovação alterações regulamentares, conforme material elaborado pela diretoria, após debates e apresentação no correr de 2013 para os filiados.
Policiais Federais e Presidente Raimundo Nonato da Força/CE
Os Grupos de Trabalho do 7º Congresso Força se reuniram na quinta-feira, 25 Julho, devidamente divididos por cores desde o momento do credenciamento. Os debates corriam sobre temas semelhantes, sendo a cor determinante para a localização do espaço, até a Plenária Final que congregaria todos os grupos.

O temário encontrava-se na publicação “Temas para o Debate”, que funcionou como instrumento para as análises, sendo um roteiro para a preparação dos dirigentes e dos ativistas da central para o Congresso Nacional e, também, para os Estaduais que serão realizados até junho. Tratava-se de um texto-base que recebeu muitas propostas de aperfeiçoamento até o final do Congresso.
Diretoria da Força Sindical (nacional) na condução dos trabalhos
Assim, havia ao todo nove grupos, devidamente distribuídos (Laranja, Vermelho, Roxo, Marrom, Azul, Amarelo, Preto, Cinza e Verde): o Grupo Laranja ficou no Ginásio Falcão; os Grupos Vermelho, Roxo e Marrom  travaram suas discussões na Colônia dos Têxteis; o Grupo Azul na Colônia dos Metalúrgicos; o Grupo Amarelo na Colônia dos Gráficos; o Grupo Preto na Colônia dos Borracheiros; o Grupo Cinza na Colônia dos Mestres/ Contramestres; e o Grupo Verde na Colônia dos Ferroviários.

Paralelamente aos grupos ocorreram dois encontros de categoria específica na tarde do dia 25, o Encontro Nacional de Comunicação da Força Sindical no Auditório da Colônia de Férias dos Comerciários (Av. Presidente Castelo Branco, 8420) e o Encontro Nacional dos Trabalhadores em Motofrete e Mototaxi no Auditório da Colônia de Férias dos Químicos (Av. Dos Sindicatos, 326).
No último dia, sexta-feira (26 julho), às 17h, ocorreu a Plenária de Encerramento do 7º Congresso da Força Sindical no Ginásio de Esportes Falcão.
Os dirigentes das entidades, integrantes da Força Sindical, tiraram diversos encaminhamentos para a atuação da Central até o próximo Congresso, para realinhar ações, bem como votaram pontos importantes sobre o custeio da entidade e direcionamento dos gastos.

Clovis Renato Costa Farias
Doutorando em Direito da UFC/Bolsista da CAPES
Professor membro do EDH/Unichristus
Orientado do Projeto Comunidade e Direitos Sociais
Membro do GRUPE, do Instituto Pensar Direito (IPD) e da ATRACE
Vice Presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/CE
Autor da obra ‘Desjudicialização: conflitos coletivos do trabalho’ e das Páginas:
Vida, Arte e Direito (vidaarteedireito.blogspot.com)
Canal Vida, Arte e Direito (www.youtube.com/user/3mestress)


Nenhum comentário: