Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Resultados de sucesso ao final do mini curso de Direito Sindical: Formação e qualificação de lideranças sindicais


         O mini curso de Direito Sindical: Formação e qualificação de lideranças sindicais ocorrido nas instalações da Faculdade de Direito, da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza-CE, no período de 25.05.2012 a 23.06.2012, realizado pela Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região (PRT-7), como parte das atividades da Coordenação Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (CONALIS/CE) e do Grupo de Estudo e Pesquisa de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (GRUPE-UFC), coordenado pelo Professor Dr. Francisco Gérson Marques de Lima, sob a assistência da mestranda e advogada Regina Sonia Costa Farias, foi finalizado com 38 participantes.
         No último dia do curso (23/06), por ocasião do encerramento, foi aplicada aos presentes, em número de 26, em questionário com não-identificação dos respectivos respondentes, a pesquisa de avaliação sobre o desempenho das atividades didático-pedagógicas, da qual foram obtidos os seguintes resultados:
1.      Indagados sobre o grau de satisfação do Curso, consta-se que 46,2% dos participantes deram a pontuação máxima (10); enquanto 19% pontuaram com 9, outros 19,2% com 8 e 15,4% não responderam.
2.    100% dos pesquisados afirmaram que recomendariam o curso a algum colega ou a sua instituição.
3.    88,5% dos participantes afirmaram conhecer o GRUPE.
4.    Grau de satisfação sobre os itens:
De acordo com o gráfico abaixo, 92,3% dos participantes ficaram satisfeitos com os professores; 57,7% consideraram ótimos a estrutura física, e os dias e horários ofertados.
5.     No que se refere ao conteúdo nos módulos ofertados:
Do gráfico observa-se que o módulo que obteve a melhor explanação de conteúdo foi o de “Liderança Sindical e Legitimidade” (12%), seguido pelo de “Negociação coletiva” (11%). Em contrapartida, os módulos que obtiveram o percentual menor no quesito explanação foi o de “Organismos Trabalhistas” (6%) e “Organização Sindical Brasileira” (7%). De um modo geral, no entanto, todos foram avaliados positivamente.

6.    96% dos participantes responderam que as disciplinas ofertadas contribuíram para o aprimoramento do conhecimento individual sobre cada matéria como se demonstra no gráfico a seguir:

7.     Perfil:
77% dos participantes são sindicalistas; 73,1% residem em Fortaleza; 69,2% são do sexo masculino; 57,7% não tinha participado de curso dessa natureza. Com isso, vê-se a crescente participação de mulheres no movimento sindical e a necessidade de mais cursos dessa natureza.

8.    AVALIAÇÃO GERAL:
Em face das respostas consignadas pelos participantes, conclui-se que o mini-curso foi avaliado positivamente, o que sugere seu oferecimento em momento oportuno, a par dos consertos naturais a todo empreendimento, sobretudo acadêmico.
Por fim, ficam os agradecimentos a todos os professores, que voluntariamente colaboraram para o sucesso do mini-curso, bem como ao apoio dado pelas entidades sindicais e pelas instituições participantes. E um especial voto de agradecimento aos membros do GRUPE, com destaque para  Regina Sonia, Clovis Renato, Thiago Pinheiro e Henrique.
Fortaleza, 05 de julho de 2012.
Francisco Gérson Marques de Lima
Professor da UFC, tutor do GRUPE

Nenhum comentário: