Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Parcerias Público-Privadas são essenciais na resposta ao HIV/Aids


WASHINGTON (Notícias da OIT) – A Diretora do Programa da OIT sobre HIV e Aids no mundo do trabalho fez um apelo em favor de uma “maior participação do setor privado” na resposta mundial ao HIV/Aids na Conferência Internacional sobre AIDS que ocorre em Washington, D.C.

A OIT destaca a importância das respostas ao HIV/Aids no local de trabalho e a necessidade de implementar políticas dirigidas a reduzir o estigma e a discriminação no trabalho.
“Constatamos que a ação no local de trabalho ajuda as empresas a compreender melhor o problema e desencadeia ações além do local de trabalho através do mecanismo das parcerias público-privadas”, explicou Alice Ouedraogo, Diretora do Programa da OIT sobre HIV/AIDS.
“Estas associações facilitam a extensão do programa às cadeias de abastecimento, o estabelecimento de programas entre as populações mais vulneráveis e a participação nos programas de tratamento do HIV”, acrescentou.
A OIT colabora com mais de 3.000 empresas em todo o mundo, oferecendo assistência técnica para o desenvolvimento e a implementação de políticas e programas no local de trabalho.
Por exemplo, em Moçambique mais de 600 empresas instauraram programas de prevenção no local de trabalho e remeteram seu pessoal para tratamento e cuidado. Desenvolveu-se um sistema de supervisão e avaliação para saber quais empresas oferecerem informação sobre suas atividades em matéria de HIV ao programa nacional sobre AIDS.
Na Índia, a OIT trabalha em cooperação com 14 grandes grupos de empresas que desenvolveram programas exaustivos sobre HIV para incluir seus empregados, incluindo os trabalhadores subcontratados. Algumas destas sociedades trabalham conjuntamente com o programa do governo sobre AIDS e estabeleceram serviços de consulta, análise e tratamento.
No Caribe, a OIT ofereceu assistência para integrar o HIV nas políticas e nos programas sobre segurança e saúde no trabalho que envolvem empregadores, trabalhadores e governos.
“Estes são somente alguns exemplos, mas em geral, a experiência demonstra que as intervenções resultaram muito positivas tanto para a imagem corporativa das empresas como para os programas nacionais sobre AIDS”, assinalou Alice Ouedraogo.
“O desenvolvimento destas associações pode ter um potencial enorme para contribuir como resposta à AIDS. Além dos recursos, o setor privado pode aportar ao programa uma grande rede de distribuição, seus conhecimentos sobre publicidade e marketing, de maneira que sua colaboração é essencial”, concluiu a Diretora da OIT.
Fonte: OIT

Nenhum comentário: