Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sábado, 28 de julho de 2012

HIV continua sendo um obstáculo considerável para a segurança do emprego


WASHINGTON (Notícias da OIT) – Apesar dos progressos alcançados, muitas pessoas que vivem com o HIV ainda enfrentam um nível alto de discriminação que impede ou limita seu acesso ao emprego, adverte um novo relatório publicado pela rede mundial das pessoas que que vivem com o HIV, durante a Conferência Internacional sobre a AIDS que se realiza em Washington, D.C. O estudo, realizado com o apoio da OIT, oferece uma visão geral do impacto que tem o estigma e a discriminação relacionados com o HIV no trabalho.

As práticas discriminatórias contra as pessoas que vivem com o HIV incluem impedir-lhes a entrada no mercado laboral ou obrigá-las a mudar o trabalho que realizam. Também lhes pode ser negada uma promoção ou acesso à educação e formação de adultos, ou até podem ser demitidas.
Na Nigéria, 45 por cento das pessoas entrevistadas perderam seu emprego ou sua fonte de renda nos 12 meses que precederam a pesquisa como resultado de serem portadoras do HIV. A 27 por cento foi negada a oportunidade de trabalhar.
No Quênia, 28 por cento dos pesquisados declararam que a natureza de seu trabalho havia mudado ou lhes tinha sigo negada uma promoção.
O relatório também menciona a persistência de atitudes discriminatórias por parte de empregadores e colegas. Na Malásia, 54 por cento notificaram reações discriminatórias da parte dos empregadores e 54 por cento de colegas uma vez conhecida sua situação.
O relatório se baseia em dados do índice de estigma em pessoas que vivem com HIV 2099-2011 em quatro regiões: Quênia, Nigéria e Zâmbia (África subsaariana), Estônia e Polônia (Leste Europeu), Malásia e Filipinas (Ásia-Pacífico) e Argentina e México (América Latina).
“Embora o índice de estigma abranja somente um número limitado de países o relatório GNP+ mostra que é necessário adotar mais medidas para proteger os direitos no trabalho das pessoas que vivem com o HIV”, declarou Alice Ouedaogo, Diretora do Programa da OIT sobre HIV/Aids.
“Uma maneira de melhorar a situação é que mais países implementem a Recomendação da OIT sobre HIV/Aids no mundo do trabalho, 2010 (núm. 200) que é o primeiro instrumento internacional sobre direitos humanos dedicado especificamente ao HIV no mundo do trabalho”, acrescentou.
A Recomendação da OIT estabelece que não deveria haver discriminação ou estigmatização dos trabalhadores, particularmente no que se refere às pessoas que procuram emprego seja no acesso ao emprego ou ocupação nos termos e condições de trabalho ou no direito de permanecer no emprego.
“A maioria das pessoas que vive com HIV pode e deseja trabalhar. Negar-lhes seu direito a trabalhar não produz nenhum benefício. Pelo contrário, mina “o capital social” e causa uma dor incomensurável aos indivíduos e desestabiliza as famílias, as comunidades, as empresas e as economias nacionais”, conclui o relatório do GNP+.
Fonte: OIT

Nenhum comentário: