Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Funcionários da Copasa estão em greve e pedem reajuste de 9,7%

Trabalhadores cruzam os braços a partir de hoje em todo o Estado.
Empresa e sindicatos prometem que os serviços não serão afetados.
Os servidores da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) entraram em greve nesta terça-feira (12). Tanto a empresa quanto os trabalhadores garantem que não haverá prejuízo à população em relação aos serviços de distribuição de água e tratamento de esgoto.
De acordo com os três sindicatos envolvidos na paralisação (Sindágua, Senge e Saemg), as reivindicações da categoria foram apresentadas no início de maio, mas não houve acordo.
A decisão de cruzar os braços foi tomada em assembleia geral no último dia 6 de agosto, após reunião intermediada pelo Ministério Público do Trabalho e concluída novamente sem consenso entre as partes. A Copasa oferece reajuste de 5,82% nos salários e 10% no vale refeição, mas, de acordo com os sindicatos, se negou a discutir as demais reivindicações coletivas.

Conforme o secretário geral do Sindágua, Renato Oliveira, a pauta contém 44 itens. "Estamos reivindicando o INPC, de 5,82%, mais 3,88% de ganho real, além de revisão das carreiras e melhorias nas condições de trabalho. Queremos sensibilizar a empresa, mas vamos manter todos os serviços, porque a greve não é contra a população", destacou o sindicalista.
Questionada, a Copasa não informou se haverá nova negociação. Em nota oficial, a empresa confirmou a proposta atual e a promessa de manutenção dos serviços básicos.
"Apesar de ter apresentado uma proposta que reajusta os salários e todos os benefícios atuais, pelo INPC, além de conceder reajuste de 10% no tíquete refeição, a Copasa recebeu ofício do Sindágua, no dia 06/08, comunicando a decisão de realizar greve a partir de hoje (12/08). Apesar disso, o atendimento aos clientes e todos os serviços essenciais continuam sendo prestados", informa o comunicado.

Fonte:  http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2014/08/funcionarios-da-copasa-anunciam-greve-e-pedem-reajuste-de-97.html

Nenhum comentário: