Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Denúncias sobre trabalho infantil crescem em Petrolina, PE

Número de 2014 na cidade supera os casos de 2013 e 2012.
Menores de idade trabalham em feiras livres.
O alto número de trabalho infantil em Petrolina, Sertão pernambucano, tornou-se tema de debate no município, uma realidade que pode ser encontrada no município em diversos locais. Segundo dados do Conselho Tutelar de Petrolina, no ano de 2012, foram registrados 10 casos de trabalho infantil. Já em 2013 o número caiu para 8. No entanto, somente nos três primeiros meses deste ano, já chegaram 22 casos no Conselho Tutelar de Petrolina.
São crianças e adolescentes trabalhando como adultos em feira livres como a feira da Cohab Massangano, na Zona Oeste da cidade. Os menores de idade relatam que ganham em média R$ 30 por sábado e usam esse dinheiro para ajudar em casa.
Alguns consumidores que frequentam o local acreditam que, aceitando a ajuda de crianças e adolescentes, estão contribuindo para já eles trabalhem e ajudem os familiares. Mas para a conselheira tutelar, Talita Andrade, esse tipo de atitude só prejudica os menores de idade.
Segundo a legislação, crianças e adolescentes com idade entre 7 e 15 anos não podem trabalhar e essa prática ilegal é combatida através de denúncias que chegam até o Conselho. “A gente pede à população a conscientização no sentido de que, a partir do momento em que você paga a uma criança, a um adolescente pra segurar uma sacola, você está incentivando aquela criança a estar nas feiras livres e a ser recompensada financeiramente por isso”, explica a conselheira tutelar.

Para garantir os direitos de crianças e adolescentes, o município conta o com Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que funciona em conjunto com o Conselho Tutelar. Além dessa parceira, o Ministério Público do Trabalho também promove ações de combate ao trabalho infantil.

Fonte: http://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2014/08/denuncias-sobre-trabalho-infantil-crescem-em-petrolina-pe.html

Nenhum comentário: