Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Programação para famílias movimenta Casa de José de Alencar

A área na Messejana abrigou o lançamento da Semana do Bebê, que debate até sexta a primeira infância, e a edição natalina do Pic Nic Literário
Em meio ao corre-corre de filhos e pais na Casa de José de Alencar, na manhã de ontem, foi lançada a III Semana do Bebê em Fortaleza. O evento - promovido por parceria entre várias instituições - pretende ser uma oportunidade para a reflexão sobre a primeira infância e o bem-estar das crianças durante os primeiros anos de vida. Serão realizadas atividades no Shopping Benfica, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e em escolas da rede municipal.

O lançamento da semana ocorreu paralelamente à edição natalina do Pic Nic Literário - evento já tradicional das manhãs de domingo na Casa de José de Alencar que envolve música, contação de histórias, brincadeiras atividades de leitura e escrita.
A fisioterapeuta Rebeca Soares, 29 anos, diz que o piquenique oferece programação para diferentes faixas etárias. “Trouxe meus dois filhos. O mais velho já está tendo contato com alfabetização e gosta de ter contato com os livros. O menor fica encantado com as atividades lúdicas e entra em contato com outras crianças”, comemorou Rebeca - enquanto Enzo, de seis anos, e Mateus, de um ano e dez meses, brincavam com massa de modelar.
Foram realizadas nove edições do Pic Nic Literário em 2014 - sempre na Casa de José de Alencar, em Messejana. O evento conta com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC) e é promovido pelo grupo Clube da Sivozinha. De acordo com Keynne Sampaio, organizadora da programação, ainda não existem datas definidas para os próximos piqueniques. “A nossa proposta sempre foi de deixar as famílias mais unidas e proporcionar um espaço aberto, verde, para as crianças usufruirem de contato com livros”, diz.
Pais e mães aproveitaram as sombras das árvores para esticar toalhas e fazer piquenique em família. Aos poucos, com a curiosidade natural proporcionada apenas pela infância, começavam a se formar pequenos grupos de “novos melhores amigos”. O vai e vem das crianças era entrecortado apenas pelas risadas dos palhaços e pelas conversas adultas - sobre experiências de maternidade, mudanças na rotina e novos olhares para a vida através dos filhos.
III Semana do Bebê
A terceira edição da Semana do Bebê em Fortaleza começou durante o piquenique com atividades voltadas para pais e mães. Foram realizadas palestras e oficinas. O ciclo de atividades segue até a próxima sexta-feira, 12.
Tati Andrade, representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), ressaltou a necessidade de cuidar efetivamente das crianças nos primeiros anos de vida, pois, nessa época, podem ser formados traumas que funcionam como cicatrizes pelo resto da vida. “Colocar uma bebê para existir no mundo é uma atitude de responsabilidade”, pontuou.
A primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, que esteve presente no lançamento, também ressaltou a importância do cuidado constante com as crianças, durante os primeiros anos de vida, para a promoção de um desenvolvimento saudável.
Serviço
III Semana do Bebê
Quando: até sexta-feira, 12
O quê: palestras, encontros, conferências e aulas em vários locais
Programação gratuita.
Informações: facebook.com/IIIsemanadobebefortaleza  

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/12/08/noticiasjornalcotidiano,3359525/programacao-para-familias-movimenta-casa-de-jose-de-alencar.shtml

Nenhum comentário: