Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Manifestação contra mortes de negros por policiais reúne ao menos 10 mil em Washington

Protesto faz parte do Dia Nacional da Resistência; manifestações aconteceram também em Nova York, San Francisco e outras cidades
Pelo menos 10 mil pessoas se reuniram neste sábado (13/12) em Washington em um dos maiores protestos contra a violência policial registrados desde o não indiciamento dos dois oficiais brancos que mataram jovens negros no Missouri e em Nova York. A marcha, chamada de “Justiça para Todos” e convocada em defesa dos direitos civis, faz parte do Dia Nacional de Resistência, convocado após os dois casos.
Os manifestantes partiram da Freedom Plaza, que fica próxima à Casa Branca, e seguiram até o Capitólio, sede do Congresso norte-americano. Marchas também aconteceram em Nova York, San Francisco, Austin, Chicago, Boston e em outras cidades.

Como nos protestos da última semana, cartazes com as inscrições “Hands up, don’t shoot” (mãos ao alto, não atire), em referência às marchas acontecidas no Missouri após o assassinato do jovem Michael Brown, e “I can’t breath” (não consigo respirar), últimas palavras de Eric Garner antes de ser asfixiado por um policial, são levados pelos manifestantes.
As famílias dos dois homens assassinados participaram da manifestação em Washington. A previsão inicial era de que os protestos na capital reunissem 5.000 pessoas.
Força
Os protestos têm ganhado força nos últimos dias.  Na quarta-feira (10/12), alunos de cerca de 70 faculdades de medicina encenaram uma "morte coletiva" para protestar contra o assassinato de homens negros desarmados.
Além dos estudantes de medicina, em Berkley, cerca de cem manifestantes também foram às ruas, e na quinta (11/12), um grupo de funcionários do Congresso fez um protesto na escadaria do Capitólio. Deputados democratas levantaram as mãos, simulando estarem desarmados, durante uma sessão na Câmara dos Representantes.
Após o início das manifestações, ainda na semana passada, o presidente Barack Obama anunciou medidas para tentar evitar casos como os de Brown, Garner e o de Tamir Rice, de 12 anos, que foi morto em Cleveland.
Obama afirmou também que pediria ao Congresso US$ 263 milhões ao longo de três anos para investir em várias medidas relacionadas com as policiais locais, entre eles US$ 75 milhões para que 50 mil agentes tivessem câmeras incorporadas ao uniforme ou a seu corpo, para gravar as interações com civis.

Fonte: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/38829/manifestacao+contra+mortes+de+negros+por+policiais+reune+ao+menos+10+mil+em+washington.shtml

Nenhum comentário: