Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

SP: Em greve há 70 dias, Unesp de Franca suspende retorno às aulas em agosto

Docentes e funcionários estão parados por reajuste salarial de 9,78%.
No Campus em Jaboticabal (SP), atividades são retomadas normalmente.
A greve de funcionários e professores que já dura mais de dois meses no campus da Unesp em Franca (SP) obrigou a direção a adiar por tempo indeterminado o início das aulas do segundo semestre, que deveriam ter  começado nesta segunda-feira (4). Segundo a assessoria administrativa da unidade, novas assembleias dos sindicatos previstas para esta semana devem decidir sobre a continuidade ou não da paralisação, e a retomada das atividades acadêmicas.
Ainda na região de Ribeirão Preto (SP), funcionários no campus de Jaboticabal (SP) também aderiram à greve. Entretanto, menos de 10% dos servidores estão parados, o que não tem prejudicado o ano letivo, segundo a diretoria da instituição. As aulas começaram normalmente na segunda-feira e nenhum serviço no campus está suspenso.

Os funcionários exigem reajuste salarial de 9,78% e reclamam que os salários estão congelados desde 2013, quando o aumento foi de 5,39%. A reitoria da Unesp se reuniu com o sindicato dos professores na capital paulista nesta segunda-feira, mas ainda não há previsão sobre o término da greve ou o retorno das aulas nos campi.
Franca
A assessora administrativa da Unesp em Franca, Livia Carla Perez, afirmou que as aulas estão suspensas desde o final de maio, quando os servidores decidiram aderir à greve estadual. Por isso, as aulas e avaliações do primeiro semestre ainda não foram concluídas. “Haverá a necessidade de se fazer a reformulação do calendário para reposição das aulas e término do primeiro semestre, antes de iniciar o segundo”, disse.
Livia explicou que apenas o departamento de pós-graduação funciona normalmente no campus – as aulas tiveram início nesta segunda-feira. Os demais professores cruzaram os braços com o apoio de aproximadamente 100 dos 150 servidores, além dos alunos de graduação. “Funcionam apenas alguns setores que fazem serviços essenciais, questões administrativas, licitações, pagamentos, sessão de finanças e contas, processos que estão em andamento.”
A Unesp em Franca conta com quatro cursos de graduação - Direito, História, Serviço Social e Relações Internacionais -, além de outros quatro programas de pós-graduação em mestrado e um em nível de especialização. Estudam na unidade cerca de R$ 2,2 mil alunos.
Jaboticabal
Ao contrário de Franca, o campus da Unesp em Jaboticabal funciona normalmente desde o início da greve, em maio, segundo a diretora Maria Cristina Thomaz. As aulas do segundo semestre foram retomadas nesta segunda-feira nos cinco cursos de graduação e nove programas de pós-graduação.
Maria Cristina explicou que cerca de 20 servidores estão parados em departamentos diferentes, o que não prejudica o atendimento aos alunos - o campus tem cerca de 3,5 mil universitários. "As aulas estão normais, todos os docentes estão trabalhando desde o primeiro semestre. A greve não atrapalha em nada o andamento da instituição."

Fonte: http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2014/08/em-greve-ha-70-dias-unesp-de-franca-suspende-retorno-aulas-em-agosto.html

Nenhum comentário: