Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Portugal: Plataforma sindical exige ao governo que trave tentativa de privatização da TAP

A plataforma aponta ainda o processo de privatização, "felizmente travado a tempo, mas que deixou enormes sequelas tanto pelo lado financeiro, como pela devassa a que a empresa foi sujeita por parte de várias entidades, algumas delas estrangeiras.
A plataforma sindical do grupo TAP exigiu hoje ao Governo que "trave de imediato" qualquer tentativa de privatização da transportadora aérea portuguesa, cuja venda se traduziria em "mais um atentado" contra os interesses do país.
"Ao Governo, os trabalhadores da TAP exigem que parem as manobras de destabilização que permanentemente vem ensaiando contra a empresa, que retome a contratação coletiva, que a capitalize como pode e é seu dever e trave de imediato qualquer tentativa de privatização que, a prosseguir, configuraria mais um atentado contra os interesses do país e da economia nacional", refere a plataforma em comunicado.

"Internamente, apelamos ao presidente do CA a continuação e aceleração dos contactos com as organizações sindicais, com vista a encontrar soluções para conflitos existentes, uns declarados e outros latentes, que possam conduzir ao estabelecimento da paz laboral e garanta o seu futuro", adianta.
Referem que estas organizações sindicais têm vindo a alertar "para as várias situações anómalas que se iam verificando no quotidiano do grupo TAP" e apontam que tudo "começou com a desgraçada política de austeridade imposta pelo Governo, que foi desgastando o ambiente laboral, instalando o descontentamento e empurrando para a saída da empresa, em muitos casos para a via da emigração, dezenas de profissionais de vários sectores, de muito difícil e demorada substituição por não haver oferta no mercado de trabalho e exigir um longo período de formação e experiência profissionais".
A plataforma aponta ainda o processo de privatização, "felizmente travado a tempo, mas que deixou enormes sequelas tanto pelo lado financeiro, como pela devassa a que a empresa foi sujeita por parte de várias entidades, algumas delas estrangeiras, com interesses antagónicos da TAP".
Além disso, destacam outro acontecimento, "que também causou enorme perplexidade", que foi a alteração da composição do conselho de administração com o estranho abandono dos responsáveis por dois dos mais importantes pelouros da gestão, como são os casos do financeiro e o da manutenção e engenharia".
Para as organizações sindicais, "era previsível que a TAP chegasse a esta situação", denunciando que se está a preparar uma "nova tentativa para entregar a TAP ao capital privado com a velha argumentação que o Estado não tem vocação e não sabe gerir uma empresa de transporte aéreo".

Fonte: http://www.ionline.pt/artigos/portugal/plataforma-sindical-exige-ao-governo-trave-tentativa-privatizacao-da-tap

Nenhum comentário: