Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

terça-feira, 23 de junho de 2015

Consulta para reitor mobiliza apenas 5,56% da comunidade universitária

Na última quinta-feira (18/06), de um universo de 50.360 pessoas que compõem a comunidade universitária, apenas 2.800 participaram da consulta para a escolha de Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC). A chapa eleita sem concorrência é composta pelos professores Henry de Holanda Campos e Custódio Luís Silva de Almeida.
No total, votaram 999 de professores (do total de 1.909), 475 de servidores técnico-administrativos (do total de 3.451) e 1.326 de estudantes (do total de 45 mil). O resultado foi divulgado às 22h40min dessa quinta-feira (18/06), no site da UFC.
O resultado da consulta deverá ser homologado, em reunião do Conselho Universitário, no próximo dia 24 de junho. Na oportunidade, serão votados os nomes que comporão uma lista tríplice, a ser enviada à presidenta Dilma Rousseff. É dela a prerrogativa de indicar Reitores e Vice-Reitores das universidades federais.

Avaliação
Na atual consulta, o peso dos votos mais uma vez foi computado da seguinte forma: 70% para o corpo docente, 15% para o corpo técnico-administrativo e 15% para o corpo discente. O modelo ultrapassado e antidemocrático já foi superado e substituído em 37 (68%) das 57 universidades federais do país.
Infelizmente, a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA) permanecem na contramão desse avanço e, vergonhosamente, mancham a democracia arduamente conquistada pelo povo brasileiro.
Ao longo do dia, a diretoria do Sintufce percorreu os campi da universidade com carro de som, cartazes e panfletos, vestidos com camisa em favor da paridade e nariz de palhaço, divulgando a campanha da categoria em favor da democratização na UFC. A campanha também foi divulgada por meio de faixas, emails, redes sociais, SMS e no site do Sintufce. Clique aqui para ver as fotos!
Técnico-administrativos, professores e alunos abraçaram o brado "70-15-15, NÃO VOTO!" e muitos manifestaram suas opiniões no contato com os diretores e na página do Sintufce no Facebook.
Para a coordenadora de Comunicação e Imprensa do Sintufce, Elda Pontes, "tivemos uma boa resposta diante das urnas, caracterizando um protesto positivo entre os segmentos que participaram da luta. Há anos, não concordamos com esse modelo de consulta para reitor e lutamos sem obter êxito pela transformação do processo eleitoral. Agora, percebemos, claramente, que está incomodando a todos".
José Raimundo, coordenador Geral do Sintufce, destaca que esta "é uma vitória de todos que não acataram a decisão, mais uma vez, antidemocrática do Conselho Universitário da UFC em estabelecer a diferenciação na qualidade e peso dos votos entre os que compõem a comunidade universitária. O resultado da consulta aponta, definitivamente, que os três segmentos não aceitam esse processo de decisão institucional".
* Com informações do site da UFC:
http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2015/6894-chapa-henry-custodio-obtem-2-800-votos-em-consulta-para-reitor-da-ufc
http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2015/6281-reitor-empossa-novos-servidores-e-faz-recomendacao-aos-que-irao-para-o-interior

Fonte: http://www.sintufce.org.br/index.php/noticias/item/1228-consulta-para-reitor-mobiliza-apenas-5-56-da-comunidade-universitaria

Nenhum comentário: