Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

terça-feira, 12 de agosto de 2014

MT: Sema deverá investigar servidores suspeitos de crimes ambientais

Suspeitos fariam parte de esquema fraudulento de licença ambiental.
Investigação do caso culminou na Operação Jurupari, da Polícia Federal.
Onze servidores da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) deverão responder a processo administrativo por suspeita de improbidade administrativa e por terem usado o cargo público para conseguir benefício próprio ou para terceiros. Eles são acusados pela Justiça Federal de envolvimento no suposto esquema fraudulento de emissão de licença ambiental e plano de manejo florestal, que culminou na Operação Jurupari, da Polícia Federal, em maio de 2010.
O esquema, conforme denúncia do Ministério Público Federal, era formado por madeireiros, donos de propriedades rurais, engenheiros florestais e servidores da Sema – esses últimos eram responsáveis por produzir e aprovar licenciamentos e planos de manejo florestal que seriam fraudulentos. Esses documentos seriam necessários para a legalização e comercialização de madeira dessas áreas.

Os servidores teriam contribuído para a retirada ilegal de madeira de áreas indígenas e de preservação ambiental, e teriam ainda fraudado documentos para o transporte do material de forma irregular. A punição máxima para os servidores - sendo oito analistas de meio ambiente, um assessor técnico, um técnico de meio ambiente e um superintendente de procedimentos administrativos e autos de infrações –, caso sejam comprovadas as acusações, será a demissão do serviço público.
As denúncias do processo, referentes às operações Jurupari I e II, tem mais de mil páginas e foram aceitas pela Justiça Federal em janeiro de 2013, totalizando 133 ações por crimes ambientais e somando 325 denunciados. Os réus deverão responder por formação de quadrilha, desmatamento ilegal, falsidade ideológica e furto de madeiras protegidas na região Norte de Mato Grosso. Constam ainda da lista de réus ex-secretários de estado e um ex-conselheiro do Tribunal de Contas do estado (TCE-MT).
Pela complexidade do caso, que tramita na 5ª Vara Federal em Mato Grosso, o juiz Jeferson Schneider determinou o desmembramento das ações. Conforme a Polícia Federal, as irregularidades foram praticadas em pelo menos 68 empreendimentos e propriedades rurais e teriam resultado em danos ambientais de cerca de R$ 900 milhões.
Portaria
A portaria da Sema e da Auditoria Geral do estado (AGE) que determinou a instauração dos processos administrativos foi publicada no Diário Oficial do estado (DOE) do dia 04 de agosto. As atividades deverão ser iniciadas em até 10 dias a partir da publicação. O prazo da apuração é de 60 dias, podendo ser prorrogado por igual período.

Fonte:  http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2014/08/sema-mt-devera-investigar-servidores-suspeitos-de-crimes-ambientais.html

Nenhum comentário: