Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

segunda-feira, 11 de maio de 2015

PLEBISCITO APONTA QUE COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFSC É CONTRA A ADESÃO À EBSERH

A luta contra a imposição da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) continua. Na última quarta-feira (29), foi anunciado o resultado da consulta pública sobre a adesão ou não do Hospital Universitário (HU) da UFSC à Ebserh, na qual a maioria dos participantes se posicionou contrária à assinatura do contrato. O resultado do plebiscito, segundo informação divulgada no site da UFSC, servirá de base para a decisão do Conselho Universitário (CUn), que deve pautar o tema em reunião ainda em maio.
Segundo o presidente da Seção Sindical do ANDES-SN na UFSC (ANDESUFSC), Mauro Titton, é necessário manter forte a mobilização contra a privatização do HU, pois o resultado do plebiscito é um bom instrumento de pressão, mas não garante a não adesão da UFSC à Ebserh. Embora a posição oficial da reitoria é de que serão respeitadas as decisões das instâncias democráticas, alguns conselhos de unidade da UFSC já se posicionaram favoráveis à adesão, o que pode influenciar na deliberação do CUn, e pactuação com a Ebserh à revelia da comunidade acadêmica, como já ocorreu em outras universidades. “Nós vamos lidar com os dados do plebiscito como mais um instrumento de luta, mas sabendo que nós temos que responsabilizar o Conselho Universitário e a administração central caso a decisão final não seja contrária à adesão à Ebserh,” destaca.
Titton ressalta que a Ebserh é um ataque direto à autonomia universitária e aos direitos sociais e trata-se de uma tentativa do governo de privatizar os hospitais públicos. “Podemos ver com a implementação da Empresa em outras universidades que, ao contrário da promessa de melhorias e de repasses de recursos, ela não foi a solução para os problemas dos hospitais – muito pelo contrário, o resultado foi drástico para docentes, trabalhadores, estudantes e para o atendimento à comunidade que depende dos serviços do hospital”, ressalta.

Edição: ANDESUFSC

Fonte: ANDES-SN

Nenhum comentário: