Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Ebserh não garantiu melhorias nos Hospitais Universitários

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), uma instituição pública, mas de caráter privado, assinou contrato com a Universidade Federal do Pará (UFPA) para assumir a gestão do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e Hospital Universitário Bettina Ferro de Sousa (HUBFS).
O ato do reitor da UFPA, Carlos Maneschy, ocorreu no dia 13 de outubro, mas foi encaminhado sem passar pelo Conselho de Administração (Consad), como prevê o Regimento Geral da UFPA quando se trata de ceder bens móveis e imóveis da universidade. A decisão do dirigente máximo da instituição também foi tomada sem que se desse conhecimento para a comunidade acadêmica, da forma como se fazem coisas muito questionadas pela sociedade.
Em entrevista para o portal da UFPA, Maneschy cria uma falsa ilusão de que os HUs poderão ser reestruturados e irão melhorar seus serviços com a administração da Ebserh, como se o problema fosse de gestão e não de recursos.

“Agora, caminhamos em direção à formatação da estrutura que essa gestão passará a ter a partir do momento em que a Empresa vier a se constituir definitivamente no Estado. Temos certeza de que esse será um marco, o qual vai dividir, de fato, a história dos hospitais universitários, com a convicção de que a situação, administrativamente e institucionalmente falando, dessas unidades será muito melhor”, avaliou.
Na opinião do diretor de saúde da Fasubra (Federação nacional dos TAEs) e um dos organizadores do Encontro Nacional dos HUs, Pedro Rosa, os exemplos mostram o contrário.
“A lógica da Ebserh e o discurso do governo Dilma e dos reitores é de que os problemas dos HUs são de gestão e não de falta de recursos, e que por isso uma gestão privada como a deste empresa melhorariam as coisas. No entanto, os resultados de mais de dois anos de imposição da Ebserh já são suficientes para desmascarar seu discurso. Vários HUs geridos pela empresa suspenderam cirurgias, transplantes, quimioterapia com os cortes de verbas. O Hospital Universitário Walter Cantídio, da UFC, era referência nacional em transplantes e cancelou todos. Eram 190 leitos e fecharam 95”, disparou.
A Reitoria da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) anunciou no início de dezembro que todas as cirurgias eletivas estavam suspensas no Hospital das Clínicas ligado à instituição e gerido pela Ebserh.
No Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam), ligado à Universidade Federal dos Espírito Santo e também gerido pela Ebserh segue a falta de materiais básicos para atender os usuários.
“Quando a Ebserh entrou aqui tivemos um problema muito grande em relação à falta de materiais, e ainda estamos sem medicamentos. Sempre está faltando alguma coisa. O que eles justificam é que há problemas na transição, nos contratos, que o Ministério não liberou recursos e estão usando o fundo do Hospital, mas o dinheiro já chegou e para nós trabalhadores não teve mudança nenhuma”, destacou Alvaléria Cuel, servidora da instituição.
CAOS PLANEJADO PARA PRIVATIZAR
A situação dos Hospitais Universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS) causa muita tristeza. O HUJBB, que é a maior referência da Região Norte em doenças infectocontagiosas e no atendimento de alta e média complexidade, teve todo serviço de vigilância armada e mais de 80 trabalhadores da FADESP demitidos nos últimos meses (e novas demissões virão a partir de 2016); cerca de 30% dos leitos estão sendo fechados; cortaram a alimentação dos plantonistas; falta material básico como seringa e agulhas, existem muitas denúncias de corrupção, furtos não punidos, fraude no APH... No HUBFS também vem ocorrendo demissões de fundacionais e falta material, serviços foram fechados (endoscopia, mamografia, ultrassom) e não há servidores de carreira nos cargos de gestão. E, para piorar, nos dois HUs estão tentando acabar com a jornada de 30hs dos trabalhadores, conquistada com muita luta!
VAMOS BARRAR A EBSERH
O Sindtifes-PA segue na luta para barrar a Ebserh, defender mais recursos para os HUs para que serviços de qualidade possam ser prestados ao povo trabalhador, para que nenhum trabalhador da Fadesp seja demitido.
Em sua primeira reunião, a nova direção do Sindtifes-PA para o biênio 2015-2017, gestão Sindicato é pra Lutar, definiu a luta por “Nenhuma demissão! Revogação da Ebserh, já!” como uma das prioridades para o início de 2016.
“A votação da nossa chapa no HUJBB mostrou que a maioria dos servidores está contra a entrada da Ebserh no hospital e quer melhorias urgentes com mais recursos e não com privatização da gestão. Vamos lutar com tudo contra esse ataque aos nossos direitos”, garantiu Zila Camarão, coordenadora de comunicação social do Sindtifes-PA e servidora do Barros Barreto.
A coordenadora geral do sindicato Ângela Soares avalia a importância dessa pauta para a categoria. “A luta contra a Ebserh e contra as demissões será uma prioridade para a nova gestão do sindicato. Vamos organizar uma grande campanha contra a privatização dos HUs”, defendeu.
(Felipe Melo/Ascom Sindtifes-PA)

Fonte: http://www.sindtifes.org.br/index.php?option=com_categoryblock&view=article&Itemid=300147&id=1143

Nenhum comentário: