TJC/EDH |
Conforme o planejamento do grupo, os integrantes do Projeto Comunidade e Direitos
Sociais se reuniram no térreo da Unichristus, às 13:30hs para serem
encaminhados pelo Professor Orientador Clovis Renato a AMATRA VII.
Estavam
presentes Andrea Ponte, Bianca Rocha, Brena Brasil, Brenda Menezes, Carmelita
Coelho, Jéssica Marques, José Neto, Lia Bonfim, Luana Mendes, Monique Medeiros
e Venâncio Camurça, além do Professor Orientador Clovis Renato Costa Farias.
Auditório |
A
chegada à Sede da Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª Região (AMATRA
VII) foi marcada por recepção calorosa dos funcionários e da Dra. Kelly
Cristina Diniz Porto.
A
reunião ocorreu na sala Juiz Paulo Roberto de Vasconcelos Maia, partindo da
apresentação pelo Professor Clovis Renato sobre a associação e sobre a Coordenadora
do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania no Ceará.
A
Juíza do Trabalho Kelly Porto começou relatando sua história no mundo jurídico,
incentivando o grupo de acadêmicos do Curso de Direito da Unichristus. O primeiro
concurso em que teve êxito foi o de Técnico Judiciário do TRT-7ª Região, pouco
tempo após entrar no curso de Direito da Universidade Federal do Ceará, estreitando
os laços com o Direito do Trabalho. Após a graduação, fez novo concurso no Tribunal
para o cargo de Analista Judiciário. Ainda, contado com a escassez de tempo (dividindo-se
entre família e o serviço público), enfrentou mais uma carga horária de estudos
para alcançar mais um objetivo, o concurso para Magistratura do Trabalho.
Trocas de experiências |
Houve
diversas dificuldades, principalmente o fato de que o prazo do concurso
prescreveu e ainda não havia sido convocada. Sendo assim, ingressou com
processo judicial, no qual a decisão lhe foi favorável, fazendo com que
assumisse a vaga.
Para
os alunos, tal discurso soou como fortalecimento para os estudos, a partir da
história de vida profissional da Juíza, compreendendo que, conforme Brenezes, “qualquer um que tenha objetivos e lute por
eles pode chegar onde almeja”.
Em um
segundo momento, a magistrada relatou os benefícios de compor a magistratura
trabalhista, justiça mais célere, onde o Juiz tem mais contato direto com a
sociedade e a oportunidade de fazer algo rapidamente para resolver os
conflitos, e que, para isso, devem balancear os acontecimentos, ver as regras e
a situação real, não favorecendo uns em detrimento de outros por estímulos
pessoais. Classificou como objetivo do Direito do Trabalho à proteção ao
hipossuficiente e o equilíbrio nas relações laborais.
Juíza do Trabalho Kelly Porto |
Passado
esse momento, a Dra. Kelly começou a falar sobre o Programa Trabalho Justiça e
Cidadania (TJC), promovido pela Associação Nacional dos Magistrado do Trabalho
(ANAMATRA) desde 2004 e aderido pela AMATRA VII (Ceará) em 2011.
O
projeto nasceu da constatação da falta de conhecimentos sobre os direitos e
deveres por parte do trabalhador. Assim, a ANAMATRA, objetivando diminuir esse
déficit passou a levar conhecimentos sobre direito, ética e cidadania para os
alunos que vão entrar no mercado de trabalho.
O
projeto é realizado em escolas de ensino profissionalizante em período integral,
no qual são inseridos no correr do ano os conhecimentos e materiais educativos
do TJC.
Compartilhando vivências |
No
Ceará, em 2011 três escolas forma beneficiadas, em 2012 o número dobrou e, em
2013, foi reduzido para três novas escolas com o TJC.
As
etapas do projeto em curso, são: 1) capacitação dos professores; 2) apresentação
dos temas pelos alunos da Unichristus; 3) tira dúvidas, em que os magistrados e
os advogados vão às escolas esclarecer dúvidas dos alunos; 4) cada escola
seleciona 60 alunos para visitar o Fórum Autran Nunes para assistir audiências,
conhecer a tramitação dos processos, etc.; 5) culminância, onde os alunos
apresentam o que aprenderam de forma artística/interdisciplinar. Na última
etapa há premiação para cada escola e para a melhor apresentação.
Foi
apresentado um vídeo em que constavam informações sobre o que é a ANAMATRA
(Associação Nacional dos Magistrados), os objetivos do TJC (difundir noções
básicas de ética, cidadania, direitos e garantias fundamentais, Direito do
Trabalho, Direito Previdenciário e outros direitos necessários à formação do
cidadão; garantir o acesso à Justiça e aos meios de exercê-lo; aproximar o
Poder Judiciário da sociedade; formar multiplicadores entre os jovens
estudantes e trabalhadores; estabelecer o diálogo entre o Judiciário e demais
Poderes com professores e alunos, a fim de alcançar o meio social em que estes
vivem, contribuindo para a melhoria na qualidade de ensino; promover a inclusão
social através do acesso ao ensino de qualidade; contribuir para a construção
de um modelo de Educação para os Direitos Humanos), as regiões em que o projeto
atua (20 Estados e o Distrito Federal).
Amatra |
Constou,
também, no vídeo o material didático utilizado (Cartilha do Trabalhador e
outras publicações correlatas; CD’S com as palestras sobre o conteúdo do
Programa; camisetas, bolsas, canetas, blocos e outros; kit contendo a
Constituição Federal, CLT, Código Civil, Estatuto da Criança e do Adolescente,
Código do Consumidor e Legislação Previdenciária), o depoimento de alunos sobre
a importância do projeto e do conhecimento sobre seus direitos e deveres, o
trabalho infantil e escravo, os acidentes que ocorrem (principalmente na
Construção Civil).
De
forma breve, o vídeo mostrou os resultados alcançados com o projeto, tais como,
a redução na evasão escolar e no índice de falta às aulas; melhoria na
qualidade de ensino e da interação aluno-escola; maior acesso à Justiça do
Trabalho e aos outros canais de acesso do cidadão ao Judiciário e ao exercício
dos seus direitos; grande capacidade de mobilizar voluntários, alunos e
professores; conscientização do papel do magistrado como agente de
transformação social.
Quanto
a manutenção do programa, destacou-se que o TJC é desenvolvido mediante
convênios e parcerias público-privadas e através do trabalho de dezenas de
voluntários e de apoio/patrocínio de diversas empresas de diversos seguimentos
econômicos.
Atenção |
Nos
termos acompanhados pelos alunos da Unichristus sobre o TJC, quatro milhões de
cidadãos e jovens, entre 5 e 17 anos, estão no mercado de trabalho, e mais da
metade trabalham em condições perigosas, insalubres, etc. Em 2012 mais de
700.000 trabalhadores se acidentaram no trabalho, e 3.000 morreram.
Tais
informações ressaltam a importância do repasse aos trabalhadores de noções de
direitos fundamentais e trabalhistas, conceitos de ética e cidadania. Até 2011,
conforme pesquisado pelos acadêmicos, o TJC beneficiou 82 mil alunos,
distribuídos entre 20 Estados e o Distrito Federal.
As
Cartilhas do Trabalhador, material didático distribuído pelo TJC, são uma das
ferramentas do projeto, nelas constam explicações sobre a carteira de trabalho,
o contrato de experiência, o salário mínimo nacional, a jornada de trabalho,
dentre outros.
Prédio da AMATRA VII |
Após a
apresentação do vídeo, foi aberta uma espécie de sessão tira dúvidas dos
integrantes do Projeto Comunidade e Direitos Sociais com a Dra. Kelly Porto.
Perguntas como qual o critério de seleção das escolas, o critério de seleção
das faculdades envolvidas, se há contato com as escolas já participaram, foram
respondidas.
Destacou-se,
também, que no Rio Grande do Sul, além de trabalharem com as escolas
desenvolvem ações junto aos menores infratores. Estando o programa aberto para
o desenvolvimento abrangendo, conjuntamente, o EJA, os Sindicatos, etc,
carecendo ainda de mais voluntários. Há carência de mais Juízes e Advogados voluntários
envolvidos.
Pátio da Unichristus |
Encerrada
a pequena reunião, ficou firmada a participação do Projeto Comunidade e
Direitos Sociais na palestra sobre os 70 anos da Consolidação das Leis do
Trabalho (CLT) a ser ministrada por Clovis Renato Costa Farias no Bom Jardim, dia
24 de maio, às 14h.
Na Unichristus
houve nova reunião entre o professor e os integrantes do projeto do EDH, quando
foram debatidos temas como a visita à AMATRA, o ritmo que o grupo está
seguindo, as atividades repassadas e o seu cumprimento, aspectos do projeto
realizado no ano passado e detalhes sobre o próximo encontro.
Brenda Menezes
aluna EDH - Projeto Comunidade e Direitos Sociais
Monique Medeiros
Aluna EDH – Projeto Comunidade e Direitos Sociais
Clovis Renato Costa Farias
Professor Orientador
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