Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

domingo, 23 de setembro de 2012

EDH realiza culminância com todos os Projetos e membros na UNICHRISTUS


O Escritório de Direitos Humanos reuniu todos os projetos de extensão (Comunidade e Direitos Sociais – Clovis Renato Costa Farias; Ecologizando – Germana Belchior; Literatura, novas mídias e Direitos Humanos – Clésio Arruda) para conhecimento e aproximação dos membros, discussão das ações e troca de experiências durante a realização dos objetivos de cada grupo.
O evento ocorreu no 8º andar da UNICHRISTUS, sala 801, Avenida Dom Luís, Fortaleza, organizado pela Coordenação do EDH, Professora Priscyla Joca, das 8 às 12h, dia 22.09.2012.

Participaram todos os professores orientadores do EDH, Clovis Renato Costa Farias, Germanda Belchior, Clésio Arruda, Mônica Barroso, Priscyla Joca, somados à dezesseis alunos.
A reunião teve início com uma prática de relaxamento pela aluna Gardênia Viana, movimentando todos os participantes.
Em seguida, foram organizados alguns grupos com representantes de diversos projetos, como forma de interação, para responderam a três proposições básicas ligadas às potencialidades e dificuldades dos projetos de extensão, destacando ainda a assessoria jurídica popular.
Na primeira proposição, ‘Quais as potencialidades que você percebe na realização da extensão em direitos humanos por você praticada?’, o Professor Clésio Arruda, relembrando definição de uma das alunas integrantes do Projeto ‘Literatura, novas mídias e Direitos Humanos’, destacou que uma das maiores potencialidades dos Projetos de Extensão é a humanização que se opõe ao tecnicismo do Direito.
A Professora Mônica Barroso destacou que uma das potencialidades na graduação é, também, influenciar no processo educacional da instituição, inclusive, na didática dos professores.
Germana Belchior (Projeto Ecologizando – Comunidade Poço da Draga) ressaltou a ampliação dos horizontes existenciais dos alunos, em sua formação acadêmica e profissional.
Clovis Renato (Projeto Comunidade e Direitos Sociais) elencou o caráter pluridimensional desenvolvido com a extensão, de modo que aprimoram o ensino jurídico e a formação humana dos estudantes, bem como auxiliam a sociedade rumo à emancipação real, além de instigar a continuidade do trabalho engajado e fraterno.
Professores orientadores dos Projetos (Clésio, Germana e Clovis Renato)

Os alunos destacaram a troca de experiências, a importância do contato, o repasse de conhecimentos novos, bem como a instigação à continuidade dos estudos rumo ao ensino superior. Demonstrou-se impacto na grande sabedoria apresentada pela líder comunitária Noélia, em apresentação no Projeto Ecologizando.
Os discentes do Projeto Comunidade e Direitos Sociais ressaltaram ainda a aproximação com os magistrados da Justiça do Trabalho, a vida dos juristas em atividade no Fórum e o fortalecimento dos  laços com o Direito e com o curso, que cresce em importância na vida dos alunos.
Em ‘Quais as dificuldades e os limites que você percebe na realização da extensão em direitos humanos por você praticada?’, Clovis Renato destacou que, apesar de ter um grupo excelente, os maiores desafios da extensão são ligados à sensibilização e a tomada de atitudes pelo público que participa na academia, assim como a conscientização do público alvo dos projetos para a relevância das ações.
Os alunos ressaltaram a falta de estrutura por ocasião das apresentações em algumas escolas no Projeto Comunidade e Direitos Sociais, o que não é vivenciado pelos integrantes do Projeto Ecologizando, especialmente por terem apoio da SEFAZ, com sede próxima a comunidade alvo (Poço da Draga). Ademais, destacaram a falta de sensibilização por parte dos familiares, a indolência da classe média e alta, com consequente ausência de solidariedade. Há real preconceito por parte da família e da sociedade que entendem as ações como perda de tempo, palhaçada e coisas do tipo.
Em ‘Como vocês definem o termo assessoria jurídica popular?’, Priscyla Joca (Coordenadora do EDH) destacou o papel da advocacia popular, seu surgimento nos anos 60-70, conjuntamente com os movimentos sociais e populares. Destacou o papel de consolidação de experiências para o manejo de ações cada vez mais adequadas para a obtenção de efeitos desejados pela Assessoria Jurídica Popular e pelos demais projetos de extensão, especialmente com redes como a RENAP (Rede Nacional de Advogados Populares).
Ao final, ficou acertado para o próximo encontro o debate sobre os temas apresentados, em data a ser convencionada entre os membros do EDH/UNICHRISTUS e comunicada pela Coordenação.
Clovis Renato Costa Farias
Professor EDH/UNICHRISTUS
Doutorando em Direito da UFC

Nenhum comentário: