Total de visualizações de página

Clique na imagem e se transforme

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Justiça do Trabalho do Ceará inaugura sistema que vai acelerar julgamento de processos



Acesso fácil, menos burocracia e, sobretudo, mais rapidez nos julgamentos. Estes são três dos elementos que a Justiça do Trabalho vai oferecer à população de Caucaia e outros 15 municípios cearenses a partir da próxima semana com a inauguração de um novo sistema judicial. O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará coloca em funcionamento na segunda-feira (16/1) o Processo Judicial Eletrônico (PJe/JT).
Com o PJe/JT, o papel será substituído por um sistema fácil de ser utilizado e seguro. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, cerca de 70% do tempo da tramitação dos processos é gasto com atos cartorários como comunicações processuais, numeração, juntadas e certificações. Com o Processo Eletrônico, estas ações serão feitas automaticamente ou se tornarão desnecessárias na Vara do Trabalho de Caucaia. A principal consequência é a redução do tempo para se chegar à decisão.
Outra vantagem do novo sistema será a facilidade de acesso. O processo judicial em papel só pode ficar, a cada consulta, nas mãos do diretor de secretaria, do magistrado ou dos advogados. Com o PJe/JT, os documentos podem ser vistos simultaneamente por todas as partes envolvidas na resolução do conflito trabalhista. E, além disso, a consulta pode ser feita 24 horas por dia e de qualquer local com um computador e acesso à Internet.
Pioneirismo: A Vara do Trabalho de Caucaia será a segunda no Brasil e a primeira no Nordeste a receber o novo sistema. O município de Navegantes, em Santa Catarina, já possui o PJe/JT em funcionamento desde dezembro. Para inaugurar o Processo Eletrônico em Caucaia, virá ao Ceará o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen.
Além das unidades catarinense e cearense, outras duas Varas do Trabalho vão receber o PJe/JT até março: Várzea Grande (MT) e Arujá (SP).
Fonte: ASSCOM TRT-7ª Região

Um comentário:

Anônimo disse...

E o lançamento do seu Livro: Desjudicialização quando
vai acontecer?