Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Ceará (SINTEST) promove o IV Encontro dos Técnicos em Segurança do Trabalho, em 22.11.2011, no Hotel Mareiro, Avenida Beira Mar.
Satisfação dos membros da categoria
O evento foi iniciado com o Painel ‘Sistema de Gestão de Segurança na Indústria da Construção Civil’, apresentado por Teócrito Silva Barbosa Ramos, Engenheiro de Segurança, Pós-graduado em Gestão Ambiental.
O segundo debate girou sobre a ‘Nova Política Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho (PNSST), capitaneado pelo Presidente do SINTEST, Luiz Marvão, Técnico em Segurança do Trabalho.
Auditório repleto de Técnicos em Segurança do Trabalho
Às onze horas, foi iniciada a mesa ‘Valorização do Técnico em Segurança do Trabalho no Contexto Econômico’, com a participação dos trabalhadores.
No período vespertino, o membro da Comissão de Direito Sindical OAB/CE, Clovis Renato Costa Farias, teceu diversas reflexões no painel ‘O Custo do Acidente do Trabalho para a Sociedade’. Antes, o Presidente da COMSINDICAL OAB/CE Thiago Pinheiro apresentou algumas das atividades da Comissão ligadas aos trabalhadores e ao trabalho decente.
Clovis Renato fala aos Técnicos em Segurança do Trabalho
Clovis Renato iniciou sua explanação dispondo sobre as dificuldades vivenciadas pelos obreiros nas relações de trabalho, dos técnicos em segurança do trabalho e membros de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes para a garantia da dignidade e higidez física e mental dos trabalhadores, com o cumprimento das normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho.
Thiago Pinheiro fala aos trabalhadores
Asseverou, Clovis, que há grande necessidade de sensibilização dos trabalhadores e da sociedade para a realização dos direitos fundamentais envoltos na dignidade da pessoa humana. Informou que, atualmente, tramitando com avanços no Legislativo, surgem propostas legislativas extremamente prejudiciais aos trabalhadores, tais como, o Código do Trabalho, a reforma previdenciária e a regulamentação da terceirização, bem como, no Supremo Tribunal Federal (STF) caminha a redução do prazo prescricional do FGTS de 30 anos para apenas cinco, com incontestáveis prejuízos sociais.
Luiz Marvão (SINTEST) e Clovis Renato (COMSINDICAL OAB/CE)
Ao final, foram apresentadas ações da Empresa Eficaz Engenharia que lhe conferiram um prêmio como melhor case do Brasil em segurança e eletricidade pela Revista Proteção. Seguiu-se por um debate de conclusão e análise do evento.
Clovis Renato Costa Farias
Comissão de Direito Sindical OAB/CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário